Browsing by Author "Marrocos, Laura"
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- O abandono nos cursos de educação e formação de adultos: tratar-se-á de uma profecia anunciada?Publication . Marrocos, Laura; Quintas, HelenaNeste artigo são apresentados resultados obtidos a partir de entrevistas biográficas realizadas a três adultos que frequentaram, e posteriormente abandonaram, os Cursos de Educação e Formação de Adultos. Os protagonistas deste estudo frequentaram esta modalidade de educação/formação em freguesias distintas do concelho de Loulé, no Algarve, nomeadamente, Boliqueime, Quarteira e São Clemente. Dado que se trata de adultos que experimentaram situações de insucesso escolar ao longo da sua trajetória de escolarização, o objetivo principal do estudo foi perceber se a perceção de insucesso escolar, eventualmente construída ao longo da sua história de vida, condicionou a decisão de continuarem ou de “abandonarem” processos de educação e formação em que se envolveram.
- Lifelong learning and well-being: “Between the desirable and the possible"Publication . Marrocos, Laura; Portela, Sofia; Quintas, HelenaThis paper presents preliminary results carried out and treated more extensively in the research project that is being developed in the field of Adult Education in Portugal . From the biographical interviews carried out from two adults who are attending the Education and Training Courses (ETC) in two different areas of the city of Loulé, in southern Portugal, we show the results regarding the impact of the training they attend (ETC Courses) in the sense of "subjective well-being" experiencing (or not).
- O problema do “abandono” nos cursos de educação e formação de adultos (efa): um estudo exploratório num concelho do AlgarvePublication . Quintas, Helena; Marrocos, LauraA educação é o elemento chave na construção de uma sociedade fundamentada na informação, no conhecimento e na aprendizagem. Simultaneamente ao aumento da consciência sobre a importância da educação, o conceito de educação partilhada e igualitária foi-se expandido. Esta consciência educacional foi reforçada e, com o objectivo de proporcionar condições a quem não teve oportunidade para concluir, no tempo certo, o seu processo de escolarização, hoje existe uma aposta muito forte na criação de propostas educativas e formativas. Refiram-se, a este propósito, os Cursos de Educação e Formação de Adultos (Cursos EFA). No entanto, inúmeras variáveis interferem com estes objectivos, e contribuem para a interrupção, ou mesmo o abandono, dos adultos que “voltaram” com o intuito de concluírem um processo de escolarização. Que motivos levam a que tantos adultos que ingressam nos cursos EFA, desistam? O estigma do abandono que, certamente, marcou a trajectória escolar destes adultos interferirá nesta decisão, ou estarão presentes outras influências que condicionam e que, mais uma vez, comprometem o sucesso? O fenómeno do “abandono escolar”, habitualmente discutido por referência a alunos que frequentam os ensinos básicos e secundários, também se observa em contextos educativos destinados a pessoas adultas. É sobre esta problemática que se debruça a presente intervenção. É apresentada uma proposta, ainda em fase de desenvolvimento teórico e de construção metodológica, de um trabalho de investigação a realizar no âmbito de uma dissertação de mestrado em Ciências da Educação e da Formação, onde procuraremos compreender o fenómeno do “abandono” em Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) de nível B3. São tomados como objecto de estudo, instituições promotoras deste tipo de formação e formandos de um concelho do Algarve, o concelho de Loulé, nomeadamente três freguesias distintas: Quarteira, Loulé e Boliqueime. A escolha deste território justifica-se, primordialmente, pela sazonalidade face ao emprego que se observa nestas localidades, e que poderá, eventualmente, explicar a enorme incidência do fenómeno do abandono da formação. Trata-se de um estudo multicaso, em que, com recurso a uma metodologia mista, que combina dados quantitativos (inquéritos por questionário) e qualitativos (entrevistas), se analisa e reflecte sobre a temática do abandono, inferindo sobre a ocorrência deste fenómeno na sua relação com os actores educativos, neste caso formandos dos Cursos de Educação e Formação de adultos.