Browsing by Author "Matias, Maria Rosa Pereira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As expectativas dos professores face ao ensino da arte no âmbito da disciplina de educação visual e tecnológica: o caso dos professores do Concelho de BejaPublication . Matias, Maria Rosa Pereira; Covas, Maria das Mercês Cabrita de MendonçaA educação artística desenvolvida ao nível da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT) tem ao longo da sua integração no Sistema de Ensino Português, sido perspectivada como detentora de conteúdos pouco relevantes na educação dos jovens, remetendo a disciplina de EVT, para uma área promotora de distracção, lazer e ocupação de tempos livres, que pouco ou nada, contribui para o desenvolvimento das crianças. Apesar de em todas as reformas educativas levadas a cabo e na própria Lei de Bases do Sistema Educativo, a educação artística, merecer uma particular relevância, a realidade actual demonstra que os efeitos práticos dessas medidas não resultaram, e como tal, o problema não só persiste como se agrava dia após dia, fruto da desmotivação dos docentes, originada pela falta de reconhecimento por parte da comunidade educativa. Foi esta constatação, aliada à actividade profissional que desempenhamos, que motivou o desenvolvimento da presente dissertação. Trata-se de uma investigação de natureza eminentemente qualitativa, sob a forma de estudo de caso do tipo descritivo, subordinada ao tema “ As Expectativas dos Professores Face ao Ensino da Arte no Âmbito da Disciplina de Educação Visual e Tecnológica”– O Caso dos Professores do Concelho de Beja”. Pretende-se com esta investigação, perceber e descrever como efectivamente se processa o ensino da arte nas aulas de EVT, quais as expectativas dos docentes face ao ensino de uma área tão vasta como é a arte, por forma a caracterizar o fenómeno, identificar causas e consequências e se possível sinalizar os principais responsáveis. Para além disso, fazem também parte dos objectivos, analisar os efeitos produzidos pela formação contínua de professores e a forma como estes entendem essa formação e os seus contributos.