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Authors
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Abstract(s)
A educação artística desenvolvida ao nível da disciplina de Educação Visual e
Tecnológica (EVT) tem ao longo da sua integração no Sistema de Ensino Português,
sido perspectivada como detentora de conteúdos pouco relevantes na educação dos
jovens, remetendo a disciplina de EVT, para uma área promotora de distracção, lazer e
ocupação de tempos livres, que pouco ou nada, contribui para o desenvolvimento das
crianças.
Apesar de em todas as reformas educativas levadas a cabo e na própria Lei de Bases do
Sistema Educativo, a educação artística, merecer uma particular relevância, a realidade
actual demonstra que os efeitos práticos dessas medidas não resultaram, e como tal, o
problema não só persiste como se agrava dia após dia, fruto da desmotivação dos
docentes, originada pela falta de reconhecimento por parte da comunidade educativa.
Foi esta constatação, aliada à actividade profissional que desempenhamos, que motivou
o desenvolvimento da presente dissertação. Trata-se de uma investigação de natureza
eminentemente qualitativa, sob a forma de estudo de caso do tipo descritivo,
subordinada ao tema “ As Expectativas dos Professores Face ao Ensino da Arte no
Âmbito da Disciplina de Educação Visual e Tecnológica”– O Caso dos Professores do
Concelho de Beja”.
Pretende-se com esta investigação, perceber e descrever como efectivamente se
processa o ensino da arte nas aulas de EVT, quais as expectativas dos docentes face ao
ensino de uma área tão vasta como é a arte, por forma a caracterizar o fenómeno,
identificar causas e consequências e se possível sinalizar os principais responsáveis.
Para além disso, fazem também parte dos objectivos, analisar os efeitos produzidos pela
formação contínua de professores e a forma como estes entendem essa formação e os
seus contributos.
Description
Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2006
Keywords
Teses Formação de adultos Educação Arte Educação artística Criatividade Formação contínua Expectativas Profissão Alentejo