Browsing by Author "Mendes, Catarina Meneses"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Interesses vocacionais, autoeficácia académica, adaptação ao ensino superior e bem-estar em estudantes de cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP)Publication . Mendes, Catarina Meneses; Vieira, Luís Sérgio GonçalvesO presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre os interesses vocacionais, a autoeficácia académica, o processo de adaptação ao ensino superior e o bem-estar emocional dos estudantes dos cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) na Universidade dos Açores. A investigação, de caráter quantitativo, comparativo, descritivo-correlacional e inferencial, utiliza uma amostra de 126 estudantes da Universidade do Açores, dos polos universitários em Angra do Heroísmo e em Ponta Delgada. A recolha de dados foi realizada através de um questionário online, que abrange informações sociodemográficas, a avaliação de interesses vocacionais, de autoeficácia, de adaptação ao ensino superior e bem-estar emocional. O estudo revela que um maior foco na carreira pode estar associado a uma menor valorização de atividades criativas, menos preferência por ambientes estruturados e uma tendência a experimentar menos emoções negativas. Os estudantes com um forte foco na carreira tendem a ter uma perceção emocional mais equilibrada e interessam-se por atividades práticas, alinhadas com a natureza realista dos cursos técnicos. Estudantes que se percebem como capazes e bem-adaptados ao aspeto da carreira no ensino superior tendem a experimentar mais afetos positivos. A consistência dos interesses académicos é um preditor significativo da adaptação à dimensão da carreira. Estes resultados são consistentes com a literatura existente e revelam características e tendências específicas entre estes alunos. Compreender estes fatores é essencial para desenvolver estratégias eficazes que promovam a motivação e a adaptação, impactando positivamente o desempenho e a continuidade dos estudos.
