Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Interesses vocacionais, autoeficácia académica, adaptação ao ensino superior e bem-estar em estudantes de cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP)

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre os interesses vocacionais, a autoeficácia académica, o processo de adaptação ao ensino superior e o bem-estar emocional dos estudantes dos cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) na Universidade dos Açores. A investigação, de caráter quantitativo, comparativo, descritivo-correlacional e inferencial, utiliza uma amostra de 126 estudantes da Universidade do Açores, dos polos universitários em Angra do Heroísmo e em Ponta Delgada. A recolha de dados foi realizada através de um questionário online, que abrange informações sociodemográficas, a avaliação de interesses vocacionais, de autoeficácia, de adaptação ao ensino superior e bem-estar emocional. O estudo revela que um maior foco na carreira pode estar associado a uma menor valorização de atividades criativas, menos preferência por ambientes estruturados e uma tendência a experimentar menos emoções negativas. Os estudantes com um forte foco na carreira tendem a ter uma perceção emocional mais equilibrada e interessam-se por atividades práticas, alinhadas com a natureza realista dos cursos técnicos. Estudantes que se percebem como capazes e bem-adaptados ao aspeto da carreira no ensino superior tendem a experimentar mais afetos positivos. A consistência dos interesses académicos é um preditor significativo da adaptação à dimensão da carreira. Estes resultados são consistentes com a literatura existente e revelam características e tendências específicas entre estes alunos. Compreender estes fatores é essencial para desenvolver estratégias eficazes que promovam a motivação e a adaptação, impactando positivamente o desempenho e a continuidade dos estudos.
The present study aims to analyze the relationship between vocational interests, academic self-efficacy, the process of adaptation to higher education, and the emotional well-being of students in professional higher technical courses (CTeSP) at the University of the Azores. The research, which is quantitative, comparative, and descriptive-correlational in nature, utilizes a sample of approximately 372 students from the Angra do Heroísmo and Ponta Delgada university campuses. Data collection was conducted through an online questionnaire that covered sociodemographic information, vocational interest inventories, self-efficacy scales, adaptation to higher education, and emotional well-being. The study reveals that a greater focus on career may be associated with a lower appreciation for creative activities, less preference for structured environments, and a tendency to experience fewer negative emotions. Students with a strong career focus tend to have a more balanced emotional perception and are interested in practical activities, aligned with the realistic nature of technical courses. Students who perceive themselves as capable and well-adapted to the career aspect of higher education tend to experience more positive affect. The consistency of academic interests is a significant predictor of adaptation to the career dimension. These results are consistent with existing literature and reveal specific characteristics and trends among these students. Understanding these factors is essential for developing effective strategies that promote motivation and adaptation, positively impacting performance and the continuation of studies.

Description

Keywords

Interesses vocacionais Autoeficácia Adaptação ao ensino superior Bem-estar Ctesp

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License