Browsing by Author "Moumen, Maria Filomena de Jesus Matos El"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Educação emocional: uma estratégia para a mudança dos comportamentos ambientais na educação pré-escolarPublication . Moumen, Maria Filomena de Jesus Matos El; Luísa, CláudiaA investigação feita neste estudo, recai sobre o desenvolvimento emocional nas crianças em idade Pré-Escolar, nomeadamente nos seus comportamentos menos adequados para com os seus pares e para com o meio ambiente. Desta forma, aborda-se a perceção desses comportamentos menos apropriados, a importância do desenvolvimento das competências emocionais e sociais, a responsabilidade do educador de infância na construção dessas competências e como essa construção influencia no desenvolvimento das boas práticas para com o meio ambiente. A pesquisa foi realizada num jardim de infância de cariz católico, onde a investigadora procurou responder à principal questão “De que forma as emoções estão relacionadas com a promoção de hábitos saudáveis para com o meio ambiente?” Sendo o objetivo geral da mesma (i) compreender até que ponto as emoções são um fator relevante para a promoção de um meio ambiente saudável e os objetivos específicos: (i) estabelecer uma relação intra e interpessoal positiva entre as crianças, os seus pares e os adultos; (ii) dinamizar diversas atividades promotoras do desenvolvimento emocional das crianças em relação com o meio ambiente; (iii) observar o grau de influência das emoções e as boas práticas ambientais e (iv) avaliar os níveis de importância do desenvolvimento emocional no comportamento para com os outros e para com o meio ambiente; Na realização desta investigação, optei por uma tipologia de investigação qualitativa, uma vez que esta interpreta a realidade a partir das perceções dos sujeitos investigadores, encontrando significados, através de observações e das narrativas verbais, recorrendo a uma entrevista semiestruturada à educadora e a um inquérito por questionário de respostas abertas a dez crianças. Foram feitas atividades, onde a educação emocional e a educação ambiental, estiveram relacionadas entre si, para perceber a possível mudança de comportamento das crianças. Com o desenvolvimento desta investigação, foi possível confirmar a importância que o desenvolvimento emocional tem na educação pré-escolar, bem como concluir que as atividades realizadas neste âmbito, permitem reforçar a afetividade, entre as crianças e das crianças para com o meio natural envolvente.