Browsing by Issue Date, starting with "2019-05-28"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Educação emocional: uma estratégia para a mudança dos comportamentos ambientais na educação pré-escolarPublication . Moumen, Maria Filomena de Jesus Matos El; Luísa, CláudiaA investigação feita neste estudo, recai sobre o desenvolvimento emocional nas crianças em idade Pré-Escolar, nomeadamente nos seus comportamentos menos adequados para com os seus pares e para com o meio ambiente. Desta forma, aborda-se a perceção desses comportamentos menos apropriados, a importância do desenvolvimento das competências emocionais e sociais, a responsabilidade do educador de infância na construção dessas competências e como essa construção influencia no desenvolvimento das boas práticas para com o meio ambiente. A pesquisa foi realizada num jardim de infância de cariz católico, onde a investigadora procurou responder à principal questão “De que forma as emoções estão relacionadas com a promoção de hábitos saudáveis para com o meio ambiente?” Sendo o objetivo geral da mesma (i) compreender até que ponto as emoções são um fator relevante para a promoção de um meio ambiente saudável e os objetivos específicos: (i) estabelecer uma relação intra e interpessoal positiva entre as crianças, os seus pares e os adultos; (ii) dinamizar diversas atividades promotoras do desenvolvimento emocional das crianças em relação com o meio ambiente; (iii) observar o grau de influência das emoções e as boas práticas ambientais e (iv) avaliar os níveis de importância do desenvolvimento emocional no comportamento para com os outros e para com o meio ambiente; Na realização desta investigação, optei por uma tipologia de investigação qualitativa, uma vez que esta interpreta a realidade a partir das perceções dos sujeitos investigadores, encontrando significados, através de observações e das narrativas verbais, recorrendo a uma entrevista semiestruturada à educadora e a um inquérito por questionário de respostas abertas a dez crianças. Foram feitas atividades, onde a educação emocional e a educação ambiental, estiveram relacionadas entre si, para perceber a possível mudança de comportamento das crianças. Com o desenvolvimento desta investigação, foi possível confirmar a importância que o desenvolvimento emocional tem na educação pré-escolar, bem como concluir que as atividades realizadas neste âmbito, permitem reforçar a afetividade, entre as crianças e das crianças para com o meio natural envolvente.
- Caring for quality ageingPublication . Braz, NídiaEducating for healthy ageing should then be the task of all education, continuing education programs, third-age universities and also of leisure-time occupation programs. It is about giving individuals the responsibility to build their healthy ageing, leading them to consider that they want and can live a long life, with more active and quality years, relegating disability and disease to ever increasing ages. This talk focus on the determinants of quality of life and health: - firstly, the affections and social relations, then the proper feeding, regular physical exercise, adapted to each one’s capacities and finally, financial security. Our proposal is that one may reconcile each moment with their real capacities and competences, so that one can live each age at its best, building health and quality of life, everyday! Universities begin to include in their formative offer courses of gerontology, physicians and nurses can already devote themselves to the specialty of geriatrics, but still very much needs to be done: it will be necessary for architects to know how to draw elderly-friendly buildings, that the food industry understands the needs of those who live alone and produce suitable foods, packaged in small quantities, that the caterers prepare ready-to-eat meals designed to meet the expectations of the elders, which are quite distinct from those of the teenagers and young adults, that sports equipment offer adapted sport solutions, that the communication technology industry includes the older in its target audience, that training centres provide learning packages designed for the elderly, because yes, we can always learn, and new technologies cannot exclude the older ones.