Browsing by Author "Nobre, Joana"
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- Saúde mental em tempos de pandemia: como afeta o modo em que os adultos vivenciam a pandemia a saúde emocional das crianças?Publication . Nobre, Joana; Jiménez-Ros, Antonia MaríaAs crianças e os adolescentes, por se encontrarem numa crítica fase do desenvolvimento, mostram-se mais vulneráveis tanto a nível emocional como social aos efeitos da pandemia e com maior pré-disposição para o desenvolvimento de perturbações mentais. Esta investigação propôs-se a explorar em que medida a forma como os adultos vivenciam a pandemia e o isolamento social pode ter afetado a saúde emocional das crianças a seu cargo. Participou neste estudo um total de 170 pessoas: 85 crianças dos 6 aos 14 anos, maioritariamente do sexo feminino e 85 adultos, familiares das crianças, com idades compreendidas entre os 30 e os 54 anos e maioritariamente do sexo feminino. Através da plataforma da Google Forms, as crianças responderam a um protocolo de avaliação composto pelo Questionário de dados sociodemográficos, a Center for Epidemiological Studies Depression Scale for Children (CES-DC) e a Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC). Os familiares procederam à resposta do Questionário de dados sociodemográficos e do Questionário de Saúde Mental para a Pandemia da Covid-19 (CoPaQ). Com recurso ao programa Statistics Package of Social Science (SPSS-v25), realizou-se primeiramente uma análise descritiva das variáveis sociodemográficas dos participantes e variáveis nominais dos instrumentos. O cálculo do alfa de Cronbach, foi realizado para a análise da consistência interna de cada instrumento utilizado, quer a nível total, quer a nível das suas escalas e subescalas. Para analisar a associação entre variáveis de ambos os grupos, foi calculado o coeficiente de correlação de Pearson. Os resultados obtidos neste estudo refletem uma adequada gestão por parte dos familiares de determinadas problemáticas e/ou conflitos que possam ter advindo da pandemia da COVID-19, durante confinamento. Esta parece traduzir-se ainda em baixos níveis de sintomatologia depressiva e ansiosa nas crianças.