Browsing by Author "Pereira, Ana Catarina"
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- Identification of new targets of S-nitrosylation in neural stem cells by thiol redox proteomicsPublication . Santos, Ana Isabel; Lourenco, Ana S.; Simão, Sónia; Marques-da-Silva, Dorinda; Santos, Daniela F.; Carvalho, Ana Paula Onofre de; Pereira, Ana Catarina; Izquierdo-Álvarez, Alicia; Ramos, Elena; Morato, Esperanza; Marina, Anabel; Martínez-Ruiz, Antonio; Araújo, InêsNitric oxide (NO) is well established as a regulator of neurogenesis. NO increases the proliferation of neural stem cells (NSC), and is essential for hippocampal injury-induced neurogenesis following an excitotoxic lesion. One of the mechanisms underlying non-classical NO cell signaling is protein S-nitrosylation. This post-translational modification consists in the formation of a nitrosothiol group (R-SNO) in cysteine residues, which can promote formation of other oxidative modifications in those cysteine residues. S-nitrosylation can regulate many physiological processes, including neuronal plasticity and neurogenesis. In this work, we aimed to identify S-nitrosylation targets of NO that could participate in neurogenesis. In NSC, we identified a group of proteins oxidatively modified using complementary techniques of thiol redox proteomics. S-nitrosylation of some of these proteins was confirmed and validated in a seizure mouse model of hippocampal injury and in cultured hippocampal stem cells. The identified S-nitrosylated proteins are involved in the ERK/MAPK pathway and may be important targets of NO to enhance the proliferation of NSC.
- A importância do desenho infantil para o desenvolvimento das crianças em jardim de infânciaPublication . Pereira, Ana Catarina; Luísa, CláudiaO presente relatório de estágio intitula-se “A importância do desenho infantil para o desenvolvimento da criança em jardim de infância” e descreve o estudo qualitativo realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este estudo desenvolveu-se num jardim de infância privado da cidade de Faro, entre 17 de novembro de 2014 e 21 de maio de 2015. O desenho contribui para o desenvolvimento das crianças a nível cognitivo, linguístico, motor e social. Neste sentido, optámos por estudar a importância do mesmo, no decorrer da prática de um jardim de infância. De maneira a dar resposta à nossa questão inicial, “Qual a importância do desenho infantil para o desenvolvimento das crianças em jardim de infância?”, definimos como objetivo principal deste estudo compreender o modo como é utilizado o desenho pela educadora cooperante e qual a importância que lhe atribui no desenvolvimento das crianças, bem como a perceção das mesmas acerca desta tarefa. Recorremos a uma metodologia de natureza qualitativa descritiva. Fizemos uma revisão da literatura, abordando o desenho infantil; o desenho como meio de desenvolvimento; as diferentes etapas do desenvolvimento gráfico da criança; as orientações curriculares para a educação pré-escolar. Para promover o desenvolvimento da criança foram implementadas diversas estratégias de intervenção. Os dados foram recolhidos através da observação não participante, participante e indireta e através de entrevistas à educadora e às crianças. Em suma, podemos constatar, através do trabalho desenvolvido (desenhos orientados, entrevista às crianças e a educadora, bem como através da observação), que o desenho é fundamental para a evolução das crianças em todas as suas vertentes, contribuindo assim para o desenvolvimento de várias competências: linguísticas (verbal, visual), motoras (motricidade fina e motricidade global), sociais e cognitivas.
- Languidness of August (1984): Cesare Pavese’s The Beach(1945) in Jorge Silva MeloPublication . Cucinotta, Caterina; Pereira, Ana Catarina; Soares, Ana IsabelEm 1987, o cineasta português Jorge Silva Melo (n. 1948) filmou uma adaptação de A Praia, romance que o escritor, tradutor e guionista italiano Cesare Pavese (1908-1950) publicou em 1942. Foi uma das muitas adaptações da obra pavesiana ao cinema, mas a primeira no cinema português. Agosto estrearia em 1991, mas o nome de Pavese só seria creditado em materiais promocionais após a estreia. Tal ausência não impede - até mesmo, ao despertar a curiosidade, incita - a comparação de uma obra a outra, na tentativa de ver nelas vestígios de expressividade autoral e de uma leitura muito particular e simbólica que o cineasta português parece fazer do livro de Pavese. As duas obras compartilham vários elementos narrativos, mas principalmente estilísticos, o que, acreditamos, ressalta a comparação. Na busca da sua identificação, recorremos aos depoimentos de ambos os autores, bem como a uma análise fílmica voltada para o tratamento de imagens, sons, músicas, materialidades, construção de diálogos, apelo ao voyeurismo e atuação dos atores principais.