Browsing by Author "Portela, Sofia"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Das histórias de vida às vidas com história. O impacte do processo de reconhecimento, validação e certificação de competênciasPublication . Portela, Sofia; Quintas, HelenaOs processos de Reconhecimento, validação e certificação de competências foram introduzidos em Portugal ao longo da última década, como forma de diminuir o baixo nível de certificação escolar e de qualificação profissional da população adulta portuguesa. Estes processos visam a certificação de competências já adquiridas por adultos e também a sua motivação para realizar novas aprendizagens, o que representará um retorno para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. Para tal, os processos de RVCC recorrem a adaptações de metodologias autobiográficas (MA) com potencial para reconhecer e desafiar, entre outras, as competências de agência pessoal dos adultos, necessárias na atualidade para uma boa integração do cidadão na comunidade. Com base em depoimentos recolhidos em entrevistas realizadas a adultos certificados por esta via, são analisadas perceções sobre o impacte do processo de RVCC nas suas vidas. Concluiu-se que as metodologias utilizadas, conjuntamente com os referenciais explorados e com a intervenção dos educadores neste processo, contribuíram para o reconhecimento e o desenvolvimento das competências-chave e para um maior investimento na continuação das aprendizagens ao longo e ao largo da vida. O presente artigo discute, ainda, os contributos da perspetiva teórica e metodológica da investigação desenvolvida, enquanto contributo para o terreno específico da Educação e Formação de Adultos (EFA).
- Das histórias de vida às vidas com história: o impacte do processo de reconhecimento, validação e certificação de competênciasPublication . Portela, Sofia; Quintas, HelenaO processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) visa a certificação de competências já adquiridas por adultos e também a sua motivação para realizar novas aprendizagens, o que representará um retorno para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. Para tal, recorre a adaptações de metodologias autobiográficas com potencial para reconhecer e desafiar, entre outras, as competências de agência pessoal do seu devir, necessárias na atualidade para uma boa integração do cidadão na comunidade. Com base em depoimentos recolhidos em entrevistas que realizámos a alguns adultos certificados por esta via, são analisadas perceções sobre o impacte do processo de RVCC nas suas vidas. Concluiu-se que as metodologias utilizadas, conjuntamente com os referenciais explorados e com a intervenção dos educadores neste processo, contribuíram para o reconhecimento e o desenvolvimento das competências-chave. Analisa-se ainda o suporte do Centro Novas Oportunidades na produção continuada do Plano de Desenvolvimento Pessoal, durante o processo de RVCC, e sua contribuição para um maior investimento na continuação das aprendizagens ao longo e ao largo da vida.
- Lifelong learning and well-being: “Between the desirable and the possible"Publication . Marrocos, Laura; Portela, Sofia; Quintas, HelenaThis paper presents preliminary results carried out and treated more extensively in the research project that is being developed in the field of Adult Education in Portugal . From the biographical interviews carried out from two adults who are attending the Education and Training Courses (ETC) in two different areas of the city of Loulé, in southern Portugal, we show the results regarding the impact of the training they attend (ETC Courses) in the sense of "subjective well-being" experiencing (or not).