Browsing by Author "Reis, Leonilde"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Boas práticas de TIC em alinhamento com o Green ITPublication . Landum, Manuel; Moura, Maria Margarida da Cruz Silva Andrade Madeira e Carvalho de; Reis, LeonildeAs Tecnologias de Informação e Comunicação estão de tal forma enraizadas no nosso dia a dia que sem elas seria difícil manter a sociedade em funcionamento. Um desses exemplos é a Administração Pública, onde os processos circulam eletronicamente entre a administração central, regional ou local, permitindo uma maior celeridade, tendo em conta a facilidade de envio e receção da documentação. Esta realidade, conjugada com a pressão exercida pelos munícipes ou cidadãos em geral sobre a administração, conduz à necessidade de modernização e expansão dos serviços, tornando-os ubíquos, permitindo uma maior mobilidade, mais céleres, reduzindo os tempos de resposta, e uma consolidação das infraestruturas tecnológicas. Assim sendo, estas práticas devem assentar em pilares como a sustentabilidade, reforço da segurança da informação e melhoria da qualidade ambiental. O objetivo do artigo centra-se na apresentação de boas práticas das TIC alinhadas com o Green IT, suportadas em standards internacionais e frameworks, para otimização de práticas nas organizações, nomeadamente na Administração Local. Os principais resultados da abordagem vão no sentido de contribuir de forma ativa para a implementação de políticas de sustentabilidade e o alinhamento com as boas práticas do Green IT, na Administração Local.
- Conceção de modelo e aplicação de avaliação de práticas ágeisPublication . Coelho, Isabel; Martins, Paula Ventura; Reis, Leonilde; Rocha, A; Perez, BE; Penalvo, FG; Miras, MD; Goncalves, RA orientação à criação de maior valor percecionado e da proximidade com os seus clientes e mercados, tem conduzido as organizações a tornarem-se cada vez mais ágeis nas suas estruturas e processos de negócio, identificando áreas de ineficiência e de pouca eficácia em termos de criação de valor junto dos seus clientes (internos/externos) e mercados. O artigo tem por objetivo a apresentar um modelo de avaliação (de maturidade), no domínio das práticas ágeis, desde o contexto do indivíduo, das equipas de desenvolvimento à organização na gestão dos seus produtos, gestão de projetos/programas da respetiva cadeia de valor, onde os valores e princípios ágeis, são os eixos orientadores ao longo do modelo associado à tese de doutoramento e respetiva aplicação. A metodologia subjacente ao desenvolvimento deste trabalho, assentou na revisão da literatura e análise de referenciais e frameworks no domínio da temática. O Modelo desenvolvido constituirá valor acrescentado dado que atualmente não existe um modelo multidimensional (níveis de capacidade e de maturidade versus a ótica das dimensões orientadas ao indivíduo, às equipas, aos produtos, projetos/programas e clientes), num contexto que ajude as organizações a identificarem o seu “status quo” e a promoverem a implementação de práticas ágeis.
- Framework de alinhamento de áreas e processos de negócio das TICPublication . Marchao, Joaquina; Reis, Leonilde; Martins, Paula Ventura; Rocha, A; Perez, BE; Penalvo, FG; Miras, MD; Goncalves, RThe Management of Information and Communication Technologies (ICT) in an organizational context can enhance or limit the strategy towards business development. In this context, the alignment between the organization's management and governance and the ICT department is considered essential. Medium / large size organizations are faced with difficulties underlying greater complexity in the daily management of the operation of services and related processes. Towards the improvement, it was considered important to implement the universally accepted ICT management practices, ITIL and COBIT. Considering that these references indicate what should be implemented, but not how to do it, based on the problems detected, a complementary, integrative and multidisciplinary approach is presented in order to enhance ICT management in the alignment between the different areas of the department, consolidating the organization's strategy. The methodology used was centered on the study of the organization, on the literature review of the theme and international standards. The contributions of the approach seek to optimize the established management practices and the continuous improvement of ICT processes in the context of the organization. Use of reference frameworks will drive stakeholder satisfaction and cost optimization.
- Towards Green IT: Assessing the environmental impact of Public AdministrationPublication . Landum, Manuel; Madeira e Moura, Maria Margarida; Reis, LeonildeThe Public Administration (PA) in Portugal is impacted by the constant acceleration and evolution of Information and Communication Technologies (ICT), where the Portuguese State, transposing European Union directives, has legislated and encouraged their use as instruments of added value for the PA. Establishing rigorous and sustainable governance is crucial, ensuring that the organization’s strategic objectives are aligned with ICT and, preferably, with Green IT practices. In this context, it is necessary to be able to estimate and subsequently evaluate the impact of strategic and operational choices on improving environmental quality. For such, this article presents a framework developed to optimize ICT management practices and indicators that, in this environmental area, support the forecasting and assessment of the impact of the choices made in the search for technologically advanced solutions in the Barreiro municipality. These choices enable, among other things, a reduction in energy consumption, implying a reduction in financial costs, resulting in environmental benefits, such as a reduction in CO2 emissions into the atmosphere or less deforestation. The results presented, obtained in a real-world context, make it possible to assess the progress of alignment with Green IT in this area, as well as the overall result.