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Advisor(s)
Abstract(s)
A orientação à criação de maior valor percecionado e
da proximidade com os seus clientes e mercados, tem conduzido as
organizações a tornarem-se cada vez mais ágeis nas suas
estruturas e processos de negócio, identificando áreas de
ineficiência e de pouca eficácia em termos de criação de valor junto
dos seus clientes (internos/externos) e mercados.
O artigo tem por objetivo a apresentar um modelo de avaliação
(de maturidade), no domínio das práticas ágeis, desde o contexto
do indivíduo, das equipas de desenvolvimento à organização na
gestão dos seus produtos, gestão de projetos/programas da
respetiva cadeia de valor, onde os valores e princípios ágeis, são os
eixos orientadores ao longo do modelo associado à tese de
doutoramento e respetiva aplicação.
A metodologia subjacente ao desenvolvimento deste trabalho,
assentou na revisão da literatura e análise de referenciais e
frameworks no domínio da temática.
O Modelo desenvolvido constituirá valor acrescentado dado que
atualmente não existe um modelo multidimensional (níveis de
capacidade e de maturidade versus a ótica das dimensões
orientadas ao indivíduo, às equipas, aos produtos,
projetos/programas e clientes), num contexto que ajude as
organizações a identificarem o seu “status quo” e a promoverem a
implementação de práticas ágeis.
Description
Keywords
Agile practices Agile methodologies Evaluation methodologies