Browsing by Author "Santos, Carla"
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- Aplicação do conhecimento das ciências para o ensino da célula – um estudo de caso instrumentalPublication . Santos, Carla; Monteiro, RuteA presente investigação resulta de um Estudo de Caso, Instrumental, fundamentado no Modelo de Conhecimento Profissional (PK), proposto por Ball et al. 2008, 2009 no âmbito da Matemática. O Modelo de Ball serviu de base para a construção do Modelo de Conhecimento do Conteúdo das Ciências para o Ensino, utilizado para avaliar a prática docente de dois professores de Ciências Naturais e Matemática. O estudo procura conhecer, analisar e discutir os conhecimentos evidenciados pelos professores quando abordam a unidade didática “Célula - unidade na constituição dos Seres Vivos”. Dessa forma, pretende-se identificar os conhecimentos ativados pelos professores ao lecionar os conteúdos sobre a célula em sala de aula e compreender como e por que tais conhecimentos estão presentes ou ausentes. Para analisar as informações que emergem em sala de aula, usa-se o Instrumento de Modelação do Ensino de Monteiro et al., (2008, 2009), que permite transcrever as aulas, linha a linha, dividi-la em episódios e subepisódios. Esta divisão facilita a identificação das dimensões do conhecimento do professor, de acordo com o Modelo de Conhecimento das Ciências para o Ensino. Como resultados, evidencia-se que o conhecimento mais ativado é o Conhecimento Comum do Conteúdo (CCK). Finalmente, a implicação do estudo para os professores é a tomada de consciência sobre o conhecimento profissional (PK) e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), as relações entre eles, o Modelo de Conhecimento das Ciências para o Ensino e a reflexão no processo de ensino.
- Conhecimento profissional dos professores de Ciências da Natureza do 5º ano no âmbito da unidade didáctica "A célula - unidade na constituição dos seres vivos"Publication . Santos, Carla; Monteiro, RuteO principal objectivo deste estudo de investigação é compreender aprofundadamente o conhecimento profissional de dois professores de Ciências da Natureza, 5º ano, sobre a unidade didáctica “A célula - unidade na constituição dos seres vivos”, particularmente os tipos de conhecimento. Deste modo foi realizado um estudo de caso, do tipo instrumental, com dois professores do ensino básico, 2º ciclo do ensino básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza, designados por professor João e professor Miguel, tentando identificar os seus tipos de conhecimento a partir das suas práticas de sala de aula. A partir destes tipos de conhecimento adaptou-se o instrumento de Ball et al. (2008), às Ciências que apresenta seis dimensões do Conhecimento Profissional: o Conhecimento Especializado do Conteúdo, o Conhecimento Comum do Conteúdo e o Conhecimento do Horizonte das Ciências (Conhecimento do Conteúdo) e Conhecimento do Conteúdo e do Ensino, o Conhecimento do Conteúdo e dos Alunos e o Conhecimento do Conteúdo e do Currículo (Conhecimento Pedagógico do Conteúdo).
- Pulmonary and gastrointestinal parasitic infections in small ruminant autochthonous breeds from centre region of Portugal—a cross sectional studyPublication . Pereira, Maria; Vila-Viçosa, Maria; Coelho, Catarina; Santos, Carla; Esteves, António Carlos; Cruz, Rita; Gomes, Liliana; Henriques, Diogo; Vala, Helena; Nóbrega, Carmen; Mega, Ana; Melo, Carolina; Malva, Madalena; Braguez, Joana Rita Cerieira; Mateus, TeresaThe production of small ruminant autochthonous breeds in the Centre region of Portugal is practiced in a semi-extensive husbandry system, exposing animals to parasitic infections. The main objective of this study was to estimate the prevalence of lungworm infection and identify risk factors. Fecal samples of 203 goats and 208 sheep from 30 herds were collected per rectum and subjected to the modified Baermann test. The overall prevalence of infection was 57.7%, significantly higher in goats (95.6%) than in sheep (20.7%) (p < 0.001). According to the binary logistic regression model, sheep dewormed with albendazole, mebendazole plus closantel, or ivermectin plus clorsulon presented a risk of Protostrongylidae infection 29.702, 7.426, or 8.720 times higher, respectively, than those dewormed with eprinomectin. Additionally, the presence of gastrointestinal parasites was investigated in 307 fecal samples using Mini-FLOTAC (R). The overall prevalence of infection was 86.3%, also significantly higher in goats (93.2%) than in sheep (79.9%) (p < 0.001). Strongyle-type eggs were the most frequently identified, both in sheep (69.8%) and goats (87.8%), followed by Eimeria oocysts (40.3% in sheep and 68.9% in goats). Considering the high prevalence and the burden of lungworm parasitic infection, it is urgent to determine its economic impact and the repercussions in animal health in the Centre region of Portugal to establish appropriate therapeutic guidelines.