Browsing by Author "Seabra, Liliana Sofia Azevedo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A LEGO® terapia como metodologia de intervenção em casos de perturbação da hiperatividade e défice de atençãoPublication . Seabra, Liliana Sofia Azevedo; Luísa, CláudiaA Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) apresenta-se como um dos mais frequentes distúrbios neuro cognitivos em idade escolar. As dificuldades de ordem académica, pessoal e social sentidas pelas crianças com um diagnóstico deste tipo são por vezes difíceis de gerir e ultrapassar, quer pelas famílias, quer pelos profissionais da Educação. O objetivo deste estudo de caracter misto é analisar de que forma a LEGO® Terapia pode ser vista como uma técnica vantajosa na intervenção dos problemas psicossociais, emocionais e comportamentais verificados nas crianças com esta perturbação. Durante um período de um mês e meio, foram aplicadas onze sessões de LT a três alunos do 5º ano de escolaridade oficialmente diagnosticados com a PHDA. A análise da informação recolhida revela que os alunos intervencionados desenvolveram melhorias no âmbito das suas competências cognitivas, sociais e emocionais. Deste modo, os resultados obtidos são condizentes não só com um nível crescente na capacidade de concentração e manutenção da atenção dos alunos, mas também na qualidade da comunicação que o grupo estabeleceu entre si (discursos orais mais ricos em termos lexicais e estruturais, veiculação de diálogos mais objetivos e melhor organizados). A auto-regulação emocional e comportamental foi igualmente beneficiada na medida em que todos os alunos foram capazes de mostrar atitudes condizentes e ajustadas ao espaço social em causa, contribuindo de forma satisfatória para a realização do trabalho de grupo. Os resultados obtidos corroboram a premissa de que a LT é uma metodologia eficaz na minimização dos problemas advindos do diagnóstico da PHDA, uma vez que permitiu uma clara melhoria nas funções executivas (cognitiva e emocional) dos alunos em causa.