Browsing by Issue Date, starting with "2023-05-12"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Bioprospeção de compostos naturais de microalgas para o tratamento da doença inflamatória do intestinoPublication . Alves, Mariana Piscarreta Duque; Barreira, LuísaAs doenças inflamatórias do intestino, caracterizam-se pela inflamação crónica do trato gastrointestinal e compreendem duas formas principais, a Doença de Crohn e a Colite Ulcerosa. Apesar de evoluírem de diferentes formas e apresentarem características distintas, manifestam-se de maneiras semelhantes e ambas exibem um padrão de alternância entre períodos de agravamento e períodos de ausência de sintomas. Os sintomas mais frequentes são diarreia, dor abdominal intensa, perda de apetite e perda de peso. Embora a etiologia destas doenças seja desconhecida, pensa-se que esteja associada a uma combinação de fatores como a predisposição genética, a disbiose intestinal e a desregulação imunológica. Uma vez que não existe cura, é através da adoção de um conjunto de medidas não farmacológicas adequadas, da suplementação ponderada e da farmacoterapia direcionada para o alívio dos sintomas, redução da inflamação e promoção da cicatrização da mucosa, que é possível alcançar uma boa gestão da doença. Segundo as diretrizes atuais os fármacos mais comumente utilizados são os anti-inflamatórios intestinais, os corticosteroides, os imunomoduladores e os medicamentos biológicos. Contudo, os efeitos indesejáveis, a resposta inadequada e as falhas da terapêutica disponível, tornam imprescindível a procura de novas opções terapêuticas que permitam aumentar o número de opções de tratamento disponíveis. As microalgas como fonte de compostos bioativos de elevado interesse, nomeadamente, micronutrientes como ácidos gordos, minerais, vitaminas e pigmentos, e outros metabolitos secundários com elevado potencial pré-biótico, anti-inflamatório e antioxidante, podem constituir uma alternativa futura mais segura, económica e sustentável para prevenção, controlo e tratamento das DII.
- Meios de prova no transporte intracomunitário de bens: o que mudou com as "quick fixes"? Na prática simplificam?Publication . Guerreiro, Sandra Cristina dos Santos; Alves, Filomena; Dias, FranciscoDesde a sua criação e implementação como imposto comunitário, o IVA tem vindo a sofrer ao longo dos anos, alterações e melhorias, com vista a harmonização do mesmo nos diferentes Estados-Membros. Ao longo dos anos de vigência deste imposto, as linhas comunitárias apontavam como objetivo a implementação do regime definitivo de tributação na origem, assente na ideia que desta forma era concedido igual tratamento nas compras e vendas intracomunitárias como se de compras e vendas internas se tratassem. As primeiras Diretivas IVA adotaram o princípio de tributação no país de destino no contexto das transações intracomunitárias de forma transitória. A criação de um mercado único e de uma moeda única, foram os grandes objetivos do Conselho para que finalmente se reunissem todos os requisitos para que a tributação na origem fosse o regime definitivo. Com a entrada em vigor do Mercado Único, em janeiro de 1993, foram eliminadas as fronteiras entre os Estados-Membros, o que levou a que nas transações entre países membros da então CEE, fossem abolidos todos os controlos associados à passagem das mercadorias pelas fronteiras internas da comunidade, sem entraves de natureza fiscal. O presente trabalho visa a análise do IVA, enquanto imposto comunitário, abordando de forma sintetizada a sua evolução, harmonização, assim como o seu enquadramento no ordenamento jurídico nacional. Especificamente pretende analisar as mais recentes medidas de simplificação, coletivamente designadas por “quick fixes” ou “soluções rápidas”, que têm como propósito, num curto prazo de tempo, simplificar e harmonizar o sistema de IVA na União Europeia, limitando a possibilidade de fraude
- Plano de Negócios: empresa de empréstimos imobiliários através de CrowdfundingPublication . Martins, Ricardo José Pires; Caetano, Dinis Manuel CorreiaO presente projeto tem como objetivo desenvolver um plano de negócios para uma empresa de investimentos imobiliários através de crowdfunding; trata-se de uma empresa prestadora de serviços, numa área inovadora, com recurso a plataformas digitais. Espera-se no fim deste projeto poder ter uma melhor perceção da rentabilidade do modelo de negócio, dos seus momentos de entrada em atividade e os problemas que se podem encontrar ao desenvolver um projeto totalmente focado no mercado online. Neste trabalho académico são abordados os conceitos de startups, investimentos imobiliários, financiamento bancário, crowdfunding, e uma comparação entre estas fontes de financiamento. No âmbito da elaboração do plano de negócios é feita também uma análise ao mercado de compra de imóveis e apresenta-se um possível layout do website da empresa. Por fim, esquematiza-se uma estrutura possível para o plano de negócios, que se conclui com a apresentação de um cenário de desenvolvimento do negócio, que condiciona a análise de viabilidade do projeto em questão. Diante da análise foi possível observar que o empreendimento apresenta indicadores favoráveis, mas a viabilidade da abertura da empresa está condicionada à participação de um investidor externo no projeto e à angariação de financiamento por crowdfunding.
- Regime fiscal do residente não habitual: características, aplicações e recentes alteraçõesPublication . Lourenço, Mónica Cristina Alves; Salsa, Maria Leonor; Alves, FilomenaNum mundo cada vez mais marcado pela globalização, com os mercados cada vez mais exigentes e competitivos, houve uma necessidade por parte dos Estados de criar sistemas fiscais que fossem mais privilegiados e que tivessem regimes de tributação que fossem mais atrativos para os sujeitos não residentes. Em 2009 Portugal, criou o regime dos residentes não habituais, introduzido na legislação portuguesa pelo DL n.º 249/2009, de 23 de setembro. Este regime de tributação privilegiado foi introduzido com vista a atrair estrangeiros de elevado valor acrescentado, promovendo o investimento e aumentando a qualificação de mão-de-obra. O atual trabalho pretende constituir uma análise ampla do Regime Fiscal do Residente Não Habitual (RRNH) de forma a compreender a sua aplicação prática, respetivas fragilidades em geral e compará-lo com regimes similares existentes noutros países. A envolvência deste regime com as Convenções para evitar a Dupla Tributação e com o princípio da não discriminação leva-nos a uma análise transversal onde nos permite efetuar uma avaliação sistematizada e global dos benefícios que lhe estão subjacentes que origina, por vezes, em situações bastante convenientes para os seus beneficiários. Exemplo disto é o que acontece com a dupla isenção concedida às pensões de fonte estrangeira.
- The diet and the feeding habits of Lagocephalus sceleratus in the Eastern MediterraneanPublication . Gomes, Ana Rita Vieira de Carvalho; Erzini, Karim; Tserpes, GeorgeThis study focused on the diet and feeding habits of the invasive species Lagocephalus sceleratus off the coast of Crete (southeast Mediterranean). We found a low number of specimens with totally empty tracts. Its diet is composed of a wide range of organisms, but mainly fish and complemented by crustaceans and molluscs (mostly gastropods and cephalopods). Spatiotemporal differences were identified. Based on frequency of occurrence and weight contribution, there seems to be some variability in the general diet of L. sceleratus amongst season, region, fishery type, maturity stage and sex. The employment of generalised additive models suggested that depth at which the specimens were captured, season, region, total length and feeding intensity are significant predictors for the occurrence of its most frequent prey. Fish occurrence was more probable in autumn and summer and at circa 20-25 m deep. In contrast, that of crustaceans was higher in spring and winter and in mid-sized specimens and low at around 20-25 m deep whilst increasing until a maximum at 40 m. Non-cephalopod molluscs probability was highest in winter, in the Libyan Sea and increased from the minimum at 20-25 m to a maximum at 40 m as well. TL influenced the likelihood of algae and seagrass and cephalopod consumption, which increases as the fish grow. As for feeding intensity (FI), it shows a different effect on each group, but overall seems to have a positive effect on probability of occurrence.
- A influência do sistema e-fatura no crescimento da receita fiscal portuguesaPublication . Galvão, Ana Catarina Varanda; Alves, FilomenaUm dos principais objetivos do Estado Português e da Autoridade Tributária e Aduaneira ao longo dos anos, sempre foi o combate à fraude e evasão fiscal bem como à economia paralela. Assim, houve sempre a necessidade de readaptação e criação de medidas que permitissem a obtenção deste objetivo em paralelo com o crescimento da receita fiscal em Portugal. Uma das mais importantes medidas adotadas foi a implementação do sistema “E-fatura” em 2013 com o objetivo de reduzir o défice orçamental existente, através de um reforço significativo no combate à fraude e à economia não declarada, de forma a garantir uma justa repartição do esforço fiscal e a aumentar os poderes de fiscalização da administração fiscal. Este estudo pretende analisar o impacto desta medida na receita fiscal portuguesa, compreender os efeitos que tem produzido ao longo da sua vigência e o grau de concretização dos objetivos definidos. Por outro lado, pretende-se também perceber a relação dos contribuintes com este mecanismo de base tecnológica, recolhendo dados junto destes, de forma a apurar se a introdução do E-fatura teve alguma influência aquando do pedido de número de identificação fiscal nas faturas. Após explicitados alguns conceitos que são pertinentes ao estudo, serão analisados alguns pontos fundamentais como, por exemplo, a evolução da receita fiscal em Portugal. Apesar de ao longo dos anos este sistema já ter registado impactos favoráveis, existe, ainda, um longo caminho a percorrer, no sentido de tornar os contribuintes mais conscientes e com maior dever de cidadania fiscal.
- Uma visão dos afetos em crianças em educação pré-escolar: a felicidade e a tristeza!Publication . Ferreira, Joana Mourato; Martins, Maria HelenaO presente relatório pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, numa Creche/Jardim de Infância localizada em Gambelas, Faro. Foi escolhido o tema “Uma visão dos Afetos em crianças em Educação Pré- Escolar – A Felicidade e a Tristeza!” por ser um tema que me pareceu relevante trabalhar atendendo ainda a que na prática pedagógica fui presenciando muitas mudanças de emoções nas crianças com quem desenvolvi o meu estágio. De assinalar ainda a minha curiosidade por tentar conhecer e analisar melhor como as crianças percecionam os afetos e emoções, para seguidamente conseguir estimular cada criança a perceber o que sente e os afetos associados à felicidade e à tristeza. Com o presente estudo visou-se analisar se as crianças reconhecem os afetos, as suas emoções e as dos outros, nomeadamente a Felicidade e a Tristeza. Como objetivo específico pretendeu-se ainda desenvolver práticas e estratégias que estimulem na criança a integração e interiorização das emoções para o seu desenvolvimento harmonioso. A análise de dados e as atividades com o grupo desenvolvidas permitiu observar a evolução de cada criança e do grupo em geral, bem como a perceção das crianças sobre cada emoção a ser estimulada. No presente relatório aborda-se a importância das emoções em idade de Préescolar, aprofundam-se conceitos pertinentes, e reflete-se, através das práticas desenvolvidas a importância de escutar a criança para que seja despertada nela a sua consciência emocional. Apresentam-se e explicitam-se as atividades desenvolvidas, os recursos utilizados, bem como todo o processo nelas envolvido. Por fim, são apresentadas as considerações finais e as reflexões sobre o trabalho desenvolvido.
- Estratégias para aumentar a resiliência ao fogo florestal: caso de estudo da freguesia de Alferce, MonchiquePublication . Ribeiro, Henrique César; Antunes, Carla Rolo; Freitas, Maria de BelémA dissertação de mestrado em Arquitetura Paisagista, intitulada "Estratégias para aumentar a resiliência ao fogo florestal na freguesia de Alferce, Monchique" aborda a crescente ameaça de incêndios florestais em Portugal, com foco nesta região. Considera-se que os incêndios são ocorrências naturais em regiões de clima mediterrâneo, associados à propensão dos ecossistemas presentes para este fenómeno. No entanto, é de referir a intensificação destes devido ao abandono rural, envelhecimento populacional e mudanças climáticas, gerando preocupações significativas. O estudo tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma proposta estratégica para aumentar a resiliência aos incêndios florestais de aglomerados rurais, proporcionando mais qualidade de vida aos residentes na aldeia de Alferce. A dissertação foi desenvolvida no âmbito do Projeto BRIDGE, uma colaboração entre a Universidade do Algarve, o Instituto Superior Técnico e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. A pesquisa abrangeu várias etapas, começando com uma pesquisa bibliográfica detalhada para analisar estratégias de mitigação de incêndios. Além disso, uma caracterização fisiográfica do território de Alferce foi realizada, identificando fatores geográficos e topográficos relevantes. Para compreender as perspetivas da população local foram conduzidos inquéritos em duas etapas: um pré-teste com 15 participantes para aprimorar a abordagem, seguido por um inquérito abrangente com 52 participantes. Uma análise dos materiais construtivos de 50 casas de Alferce também foi realizada, para perceber o nível de vulnerabilidade das edificações. Com base nessas informações foram elaboradas duas propostas de intervenção, a primeira foi à escala do território, ordenando uma área circundante da aldeia de Alferce e identificando os melhores usos do solo para diminuir a vulnerabilidade do aglomerado rural, a segunda foi à escala da habitação identificando os materiais construtivos mais resilientes aos fogos e ações de intervenção na sua envolvente que podem aumentar a taxa de sobrevivência da habitação em um possível episódio de incêndio, contribuindo para a mitigação de incêndios e para a resiliência da freguesia.
- A LEGO® terapia como metodologia de intervenção em casos de perturbação da hiperatividade e défice de atençãoPublication . Seabra, Liliana Sofia Azevedo; Luísa, CláudiaA Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) apresenta-se como um dos mais frequentes distúrbios neuro cognitivos em idade escolar. As dificuldades de ordem académica, pessoal e social sentidas pelas crianças com um diagnóstico deste tipo são por vezes difíceis de gerir e ultrapassar, quer pelas famílias, quer pelos profissionais da Educação. O objetivo deste estudo de caracter misto é analisar de que forma a LEGO® Terapia pode ser vista como uma técnica vantajosa na intervenção dos problemas psicossociais, emocionais e comportamentais verificados nas crianças com esta perturbação. Durante um período de um mês e meio, foram aplicadas onze sessões de LT a três alunos do 5º ano de escolaridade oficialmente diagnosticados com a PHDA. A análise da informação recolhida revela que os alunos intervencionados desenvolveram melhorias no âmbito das suas competências cognitivas, sociais e emocionais. Deste modo, os resultados obtidos são condizentes não só com um nível crescente na capacidade de concentração e manutenção da atenção dos alunos, mas também na qualidade da comunicação que o grupo estabeleceu entre si (discursos orais mais ricos em termos lexicais e estruturais, veiculação de diálogos mais objetivos e melhor organizados). A auto-regulação emocional e comportamental foi igualmente beneficiada na medida em que todos os alunos foram capazes de mostrar atitudes condizentes e ajustadas ao espaço social em causa, contribuindo de forma satisfatória para a realização do trabalho de grupo. Os resultados obtidos corroboram a premissa de que a LT é uma metodologia eficaz na minimização dos problemas advindos do diagnóstico da PHDA, uma vez que permitiu uma clara melhoria nas funções executivas (cognitiva e emocional) dos alunos em causa.
- Espaços verdes e saúdePublication . Domingos, Eliete Maria Dos Santos; Fernandes, Jacinta; Canas, RicardoPortimão, no século XIII, era um pequeno centro de pesca. No século XV, já era uma vila, o núcleo urbano rodeado por hortas e pomares foi protegido por muralhas. A construção destas e da Igreja Matriz constituíram o maior símbolo deste período. Do lado do oceano, as praias, as arribas e os rochedos litorais abrangiam a paisagem. A Vila Nova de Portimão desenvolveu-se para lá do perímetro muralhado pouco tempo depois da sua construção com o exemplar do Colégio dos Jesuítas. O terramoto de 1755 causou estagnação e a recuperação e desenvolvimento acontece com as indústrias de frutos secos e conserveiras de peixe. Foram construídos edifícios para acolher as pessoas vizinhas das zonas agrícolas de subsistência e infra-estruturas industriais. No século XIX, surgem as obras públicas que transforma a paisagem (a ponte rodoviária, o cais), sendo pontos de apoio para a actividade piscatória e escoamento da produção industrial, nomeadamente a exportação de conservas para todo o mundo. A malha urbana cresceu com a criação da zona industrial adjacente à zona ribeirinha. A vila foi elevada a cidade em 1924, sendo então, Presidente da República Manuel Teixeira Gomes, negociante e escritor, natural de Portimão. Aquando do declínio da indústria conserveira devido à concorrência estrangeira, à quebra nas pescarias, o turismo com a hotelaria e a restauração substituiu aquela economia. A Unidade do Centro de Saúde de Portimão funcionou no anexo dentro do antigo Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Portimão, conhecido atualmente por Hospital de São Camilo. Em redor, desta unidade existiam espaços verdes constituídos por árvores, arbustos e herbáceas. No dia 25 de Maio de 2012 abriu o novo Centro de Saúde, mandado construir pela ARS Algarve, junto ao edifício do Hospital de São Camilo, com uma arquitetura de acordo com as normas de ventilação, de luminosidade e de saúde, daí resultaram espaços expectantes, a favorecer a respetiva entrada de ar. Deste modo, surgiu o complexo de quatro pátios interiores abertos, em estudo, contíguos às salas de serviços do edifício onde funciona a Unidade de Saúde ACES Algarve II, que se encontram no interior desta unidade. No presente relatório/dissertação de Mestrado em Arquitectura Paisagista é apresentada uma proposta de intervenção – o projeto de execução da requalificação paisagística dos espaços expectantes, para recriar parte da paisagem de origem do local e tornar todos os espaços convidativos a visitas e agradáveis aos sentidos, na óptica dos conhecimentos da Arquitectura Paisagista. Propõe-se elementos de composição vivos, equipamentos de estadia, descanso e apoio. O conceito de base de intervenção foi – A Biodiversidade e a Resiliência A primeira assenta na variedade de espécies, com cores, formas e texturas, e, responde à recuperação da qualidade do ambiente através dos elementos vivos introduzidos nos pátios, a segunda refere-se ao restabelecimento da capacidade dos profissionais de saúde devido ao cansaço inerente às suas atividades. A diversidade de vegetação contribui para a resiliência, estando esta implícita na biodiversidade.