Browsing by Author "Silva, Rejane Santana da"
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- Cognitive, affective and behavioural repercussions of perceived quality in tourism vocational education: insights from self-determination theoryPublication . Silva, Rejane Santana da; Souki, Gustavo; Oliveira, Alessandro Silva de; Vieira, Luís Sérgio; Dionísio Serra, Manuel AntónioPurpose This study aimed to investigate the influence of the perceived quality by students regarding their experiences in vocational schools in tourism, hospitality and food service on cognitive and affective responses (satisfaction, self-efficacy expectations and self-regulation strategies of motivation for learning - SRSML) and commitment (behavioural response). Design/methodology/approach A cross-sectional survey was conducted with 454 students from twelve Turismo de Portugal IP-affiliated schools. The theoretical framework was rooted in Self-Determination Theory (SDT) and PLS-SEM, using ADANCO 2.3 software to test the proposed model. Findings Perceived quality by students concerning their school experiences are socio-contextual factors that directly influence their satisfaction and self-efficacy expectations (cognitive and affective responses). Satisfaction and self-efficacy expectations positively affected SRSML. Finally, satisfaction and the SRSML positively impacted the students` commitment to schools (behavioural response). Originality/value This study contributes to academia by comprehensively addressing 16 perceived quality dimensions within vocational education. It aligns with SDT, revealing that socio-contextual factors affect students’ cognitive, affective, and behavioural responses. Additionally, it demonstrates positive relationships between student satisfaction, self-efficacy expectations, SRSML, and students’ commitment to vocational education institutions. This study emphasises the multidimensional nature of perceived quality, urging educational institutions to address tangible and intangible dimensions to develop strategies to provide high-quality experiences, increasing students` satisfaction, self-efficacy expectations, motivation, and commitment.
- Impactos da qualidade percebida por estudantes de cursos de formação profissional sobre a satisfação, motivação e comprometimentoPublication . Silva, Rejane Santana da; Vieira, Luís SérgioA presente dissertação teve como objetivo averiguar os impactos da qualidade percebida por estudantes de cursos de formação profissional nas áreas de turismo, hospitalidade e restauração em relação às suas experiências com as escolas sobre a sua satisfação, motivação e comprometimento. Mais especificamente este estudo visou: a) identificar as dimensões de qualidade percebida por estudantes de cursos profissionalizantes nas áreas de turismo, hospitalidade e restauração em relação às suas experiências com as escolas; b) investigar os impactos da qualidade percebida por estudantes sobre a satisfação deles com as escolas; c) verificar os impactos da satisfação dos estudantes com as escolas sobre o seu comprometimento com elas; d) examinar os impactos da satisfação dos estudantes sobre as estratégias de autorregulação da motivação para a aprendizagem (EAMA); e) averiguar os impactos da qualidade percebida pelos estudantes sobre as suas expectativas de autoeficácia em relação aos seus estudos; f) investigar os efeitos das expetativas de autoeficácia dos estudantes sobre as EAMA e; g) apurar os efeitos da EAMA sobre o comprometimento dos estudantes com as escolas. Para tanto, realizou-se um survey, com corte transversal único com 454 estudantes de cursos profissionalizantes nas áreas de turismo, hospitalidade e restauração de 12 escolas de hotelaria e turismo da rede do Turismo de Portugal, IP. O modelo hipotético foi sustentado pela Teoria da Autodeterminação. Tal modelo foi testado por meio de Modelagem de Equações Estruturais, utilizando o software Advanced Analysis of Composites (ADANCO 2.3). Foram identificadas 16 dimensões de qualidade percebida pelos estudantes acerca de suas experiências com as escolas. Tais dimensões impactaram diretamente e positivamente a satisfação e as expetativas de autoeficácia dos estudantes. A satisfação influenciou positivamente as EAMA e o comprometimento dos estudantes com as escolas. As expetativas de autoeficácia dos estudantes impactaram positivamente as EAMA. Finalmente, as EAMA afetaram positivamente o comprometimento dos estudantes com as escolas.