Browsing by Author "Silva, Rita Marques"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O equilíbrio dos ambientes aquáticos abordado com recurso à resolução de problemas na educação pré-escolarPublication . Silva, Rita Marques; Coelho, Ana CristinaO trabalho descrito neste relatório intitula-se O equilíbrio dos ambientes aquáticos abordado com recurso à resolução de problemas na Educação Pré-Escolar, tendo sido desenvolvido numa instituição de Educação Pré-Escolar do concelho de Albufeira, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. O presente estudo teve como principal objetivo conhecer as perspetivas das crianças em educação pré-escolar relativamente ao equilíbrio dos ambientes aquáticos, com enfâse para os fatores que interferem com as dinâmicas de sustentabilidade dos mares e oceanos. As crianças foram sensibilizadas para a temática através de atividades de leitura de histórias e da realização de uma dramatização, para, em seguida, serem convidadas a demonstrar os conhecimentos que tinham e a capacidade que demonstravam na resolução de problemas relacionados com a mesma temática. Participaram 19 crianças no estudo, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, tendo-se adotado uma metodologia de investigação qualitativa com intervenção educativa. O problema apresentado enquadrava o reconhecimento dos habitats naturais dos seres vivos marinhos e a sua sustentabilidade, tendo sido explorado com recurso a um instrumento didático original, concebido especificamente para este trabalho. O instrumento didático foi eficaz para o conhecimento das ideias prévias das crianças em relação a ecossistemas marinhos tendo-se evidenciado que o ambiente familiar e o contexto social e regional têm uma forte influência no nível de conhecimento que as crianças demonstram. O conhecimento informal adquirido por estas crianças no contacto com a população da região, uma região costeira, com pesca, marinas e muitos barcos de recreio ligados ao turismo ficou registado nos materiais que selecionaram para colocar no ambiente aquático. Estes dados foram registados em tabelas e correspondem às soluções que as crianças propuseram para a resolução do problema e as respetivas justificações. As soluções apresentadas pelas crianças foram reveladoras da existência de consciência, sensibilidade e responsabilidade. Também se pôde inferir que as atividades complementares realizadas no âmbito do mesmo tema, intituladas o Teatro do Tubarão e a leitura da história Uma lição vinda do Mar foram úteis nesse sentido. Neste projeto, as crianças foram as protagonistas das opções a tomar na relação dos seres humanos com o meio natural com vista à sustentabilidade dos ecossistemas marinhos.