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- New insights into the phytochemical profile and biological properties of Lycium intricatum Bois. (Solanaceae)Publication . Bendjedou, Houaria; Benamar, Houari; Bennaceur, Malika; Rodrigues, Maria João; Pereira, Catarina Guerreiro; Trentin, Riccardo; L, CustódioThis work aimed to boost the valorisation of Lycium intricatum Boiss. L. as a source of high added value bioproducts. For that purpose, leaves and root ethanol extracts and fractions (chloroform, ethyl acetate, n-butanol, and water) were prepared and evaluated for radical scavenging activity (RSA) on 2,2-diphenyl-1-picrylhydrazyl (DPPH) and 2,20 -azino-bis (3-ethylbenzothiazoline-6-sulfonic acid) (ABTS) radicals, ferric reducing antioxidant power (FRAP), and metal chelating potential against copper and iron ions. Extracts were also appraised for in vitro inhibition of enzymes implicated on the onset of neurological diseases (acetylcholinesterase: AChE and butyrylcholinesterase: BuChE), type-2 diabetes mellitus (T2DM, α-glucosidase), obesity/acne (lipase), and skin hyperpigmentation/food oxidation (tyrosinase). The total content of phenolics (TPC), flavonoids (TFC), and hydrolysable tannins (THTC) was evaluated by colorimetric methods, while the phenolic profile was determined by high-performance liquid chromatography, coupled to a diode-array ultraviolet detector (HPLCUV-DAD). Extracts had significant RSA and FRAP, and moderate copper chelation, but no iron chelating capacity. Samples had a higher activity towards α-glucosidase and tyrosinase, especially those from roots, a low capacity to inhibit AChE, and no activity towards BuChE and lipase. The ethyl acetate fraction of roots had the highest TPC and THTC, whereas the ethyl acetate fraction of leaves had the highest flavonoid levels. Gallic, gentisic, ferulic, and trans-cinnamic acids were identified in both organs. The results suggest that L. intricatum is a promising source of bioactive compounds with food, pharmaceutical, and biomedical applications.
- Transição de mulheres negras do ensino secundário para o ensino superior: estudo de caso numa instituição do ensino superiorPublication . Muchacho, Luana de Sampaio; Valadas, SandraA presente dissertação foi realizada com o intuito de se conhecer as trajetórias entre o percurso escolar e o ingresso no ensino superior de jovens mulheres afrodescendentes. Dar visibilidade e reconhecimento às trajetórias escolares bem-sucedidas de mulheres negras, face à entrada no Ensino Superior, é a linha orientadora deste trabalho. Para a compreensão e sistematização dos períodos em análise, optou-se pela focalização na transição do ensino secundário para o ensino superior, conhecer a trajetória escolar anterior, relações familiares, amizades, entre outras dimensões da vida de três de jovens portuguesas afrodescendentes Integram o estudo três participantes, afrodescendentes, estudantes do 1ºano de licenciatura na Universidade do Algarve. Metodologicamente, optámos por entrevistas biográficas por permitirem explorar diferentes períodos da vida das participantes. A análise de resultados permitiu identificar um conjunto de dimensões que, em congruência com alguns dos estudos sobre a temática, revelam a sua importância no processo de transição e adaptação ao Ensino Superior.
- O equilíbrio dos ambientes aquáticos abordado com recurso à resolução de problemas na educação pré-escolarPublication . Silva, Rita Marques; Coelho, Ana CristinaO trabalho descrito neste relatório intitula-se O equilíbrio dos ambientes aquáticos abordado com recurso à resolução de problemas na Educação Pré-Escolar, tendo sido desenvolvido numa instituição de Educação Pré-Escolar do concelho de Albufeira, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. O presente estudo teve como principal objetivo conhecer as perspetivas das crianças em educação pré-escolar relativamente ao equilíbrio dos ambientes aquáticos, com enfâse para os fatores que interferem com as dinâmicas de sustentabilidade dos mares e oceanos. As crianças foram sensibilizadas para a temática através de atividades de leitura de histórias e da realização de uma dramatização, para, em seguida, serem convidadas a demonstrar os conhecimentos que tinham e a capacidade que demonstravam na resolução de problemas relacionados com a mesma temática. Participaram 19 crianças no estudo, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, tendo-se adotado uma metodologia de investigação qualitativa com intervenção educativa. O problema apresentado enquadrava o reconhecimento dos habitats naturais dos seres vivos marinhos e a sua sustentabilidade, tendo sido explorado com recurso a um instrumento didático original, concebido especificamente para este trabalho. O instrumento didático foi eficaz para o conhecimento das ideias prévias das crianças em relação a ecossistemas marinhos tendo-se evidenciado que o ambiente familiar e o contexto social e regional têm uma forte influência no nível de conhecimento que as crianças demonstram. O conhecimento informal adquirido por estas crianças no contacto com a população da região, uma região costeira, com pesca, marinas e muitos barcos de recreio ligados ao turismo ficou registado nos materiais que selecionaram para colocar no ambiente aquático. Estes dados foram registados em tabelas e correspondem às soluções que as crianças propuseram para a resolução do problema e as respetivas justificações. As soluções apresentadas pelas crianças foram reveladoras da existência de consciência, sensibilidade e responsabilidade. Também se pôde inferir que as atividades complementares realizadas no âmbito do mesmo tema, intituladas o Teatro do Tubarão e a leitura da história Uma lição vinda do Mar foram úteis nesse sentido. Neste projeto, as crianças foram as protagonistas das opções a tomar na relação dos seres humanos com o meio natural com vista à sustentabilidade dos ecossistemas marinhos.
- Gestão de stocks e da melhoria contínua do armazém de Epi do ACES Algarve I - CentralPublication . Inácio, Luana Cristina; Pescada, Susana; Figueiredo, FilipeA área da gestão de stocks assume grande importância para o setor da saúde, dada a sua função de decisão dos bens necessários para o público alvo, a sua quantidade e onde estes se devem encontrar. Uma adequada gestão de stocks não só aumenta a capacidade de resposta da organização face à procura, como também, do ponto de vista financeiro, imobiliza capital para a mesma, sendo desejável que se diminua a despesa em stocks sem prejudicar o nível e qualidade de serviço prestado. O presente relatório, intitulado “Gestão de Stocks e Melhoria Contínua do Armazém de EPI do ACeS Algarve I – Central”, surge no âmbito da realização do Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde na Faculdade de Economia da Universidade Do Algarve e apresenta as atividades desenvolvidas no decorrer do estágio curricular realizado no ACeS Algarve I – Central, nomeadamente no armazém de Equipamento de proteção individual (EPI), durante o período de 26 de outubro de 2021 a 18 de fevereiro de 2022. No decorrer do estágio, procedeu-se ao enquadramento dos processos e procedimentos de gestão de stocks do armazém e, posteriormente, à implementação de uma ferramenta de melhoria contínua da qualidade. Neste relatório constam as atividades desenvolvidas no âmbito do Armazém de EPI que incidiram sobre toda a cadeia logística, desde o pedido de material e recebimento, seguindo-se da sua armazenagem, distribuição, gestão e controlo de stocks. A partir de uma análise SWOT realizada ao armazém de EPI, foram detetadas fraquezas ao nível dos protocolos correspondentes aos processos de funcionamento e ao espaço e movimentação de stocks. No sentido de superar e solucionar estas fraquezas, foi proposta como medida de gestão o uso da Auditoria, enquanto ferramenta de gestão da qualidade e melhoria contínua do armazém de EPI. Por fim, como conclusão do estágio realizado salienta-se a importância do mesmo por permitir o contacto direto com o mundo profissional, assim como as diversas áreas da gestão em saúde como: a gestão de stocks e aprovisionamento e a gestão da melhoria contínua e qualidade.
- Development and application of a mechanistic nutrient-based model for precision fish farmingPublication . Soares, Filipe M. R. C.; Nobre, Ana M. D.; Raposo, Andreia I. G.; Mendes, Rodrigo; Engrola, Sofia; Rema, Paulo J. A. P.; Conceição, Luís E. C.; Silva, Tomé S.This manuscript describes and evaluates the FEEDNETICS model, a detailed mechanistic nutrient-based model that has been developed to be used as a data interpretation and decisionsupport tool by fish farmers, aquafeed producers, aquaculture consultants and researchers. The modelling framework comprises two main components: (i) fish model, that simulates at the individual level the fish growth, composition, and nutrient utilization, following basic physical principles and prior information on the organization and control of biochemical/metabolic processes; and (ii) farm model, that upscales all information to the population level. The model was calibrated and validated for five commercially relevant farmed fish species, i.e., gilthead seabream (Sparus aurata), European seabass (Dicentrarchus labrax), Atlantic salmon (Salmo salar), rainbow trout (Oncorhynchus mykiss), and Nile tilapia (Oreochromis niloticus), using data sets covering a wide range of rearing and feeding conditions. The results of the validation of the model for fish growth are consistent between species, presenting a mean absolute percentage error (MAPE) between 11.7 and 13.8%. Several uses cases are presented, illustrating how this tool can be used to complement experimental trial design and interpretation, and to evaluate nutritional and environmental effects at the farm level. FEEDNETICS provides a means of transforming data into useful information, thus contributing to more efficient fish farming