Browsing by Author "Tomás, Bruno"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da viabilidade da utilização de elementos de contraventamento em aço como medida de reforço sísmico de escolas existentes no AlgarvePublication . Tomás, Bruno; Barreto, Vítor; Estêvão, João M. C.Neste trabalho, é apresentado um estudo de viabilidade da adição de sistemas de contraventamento em aço, como medida de reforço de edifícios de escolas existentes em betão armado no Algarve, cujas soluções têm sido utilizadas em escolas reforçadas em vários países, designadamente com alguns dos tipos de contraventamento apresentados na secção 6 do EC8-1. Foram realizadas múltiplas análises estáticas não lineares de um pórtico de uma escola executada com as práticas construtivas usuais da década de 1970, e foi verificada a segurança em relação aos estados limites DL, SD e NC estipulados no EC8-3. Os resultados mostram que é viável a utilização deste tipo de sistema de reforço sísmico.
- Avaliação do impacto do sismo de 1969 nas escolas existentes no AlgarvePublication . Estêvão, João M. C.; Esteves, Carlos; Tomás, Bruno; Oliveira, C.S.O sismo de 28 de fevereiro de 1969 foi o último sismo a provocar destruição no património edificado na região do Algarve. Contudo, não foi possível registar o nível de aceleração a que os edifícios foram sujeitos nessa região. Neste contexto, é de especial importância usar os efeitos dos sismos que são conhecidos para balizar qual terá sido o nível de aceleração a que os edifícios foram sujeitos, que é um importante contributo para a definição da real perigosidade sísmica da região, e consequente risco sísmico do edificado. Existe o conhecimento de que foram afetadas algumas escolas do denominado “Plano dos Centenários”, o que é algo relevante, dado que todas as escolas de cada uma das tipologias deste tipo de edifícios de alvenaria foram construídas com o mesmo projeto. Contudo, aparentemente nenhuma destas escolas colapsou ou apresentou danos significativos nas paredes, que evidenciem uma importante resposta não linear, tendo somente apresentado alguns danos nos arcos, frontões e chaminés. Como este tipo de escola foi amplamente estudado no contexto do projeto PERSISTAH (Projetos de Escolas Resilientes aos SISmos no Território do Algarve e de Huelva), quer o seu comportamento linear, quer o não linear, e ainda existem muitas destas escolas por todo o Algarve, isso possibilita que seja determinada uma estimativa para o intervalo de acelerações a que foram sujeitas em 1969. Assim, foi realizada a análise linear detalhada de uma escola localizada num afloramento rochoso da Carrapateira, de modo a possibilitar a determinação de uma estimativa do limite inferior de aceleração de pico, assim como foi realizada a análise não linear da mesma escola, o que possibilitou a obtenção da estimativa do limite superior de aceleração de pico, que são apresentados neste trabalho.
- Comparação da eficácia de algumas soluções de reforço sísmico de escolas de betão armadoPublication . Tomás, Bruno; Estêvão, João M. C.A aplicação conjunta da NP EN 1998-1:2010 (EC8-1) e da NP EN 1998-3:2017 (EC8-3) na reabilitação sísmica de edifícios existentes no Algarve constitui um importante desafio técnico, designadamente em face do agravamento dos valores espectrais da ação sísmica para a generalidade dos municípios dessa região, por comparação com a anterior regulamentação. Esse desafio é ainda maior para as construções escolares, por dois motivos: por um lado, porque a ação sísmica é aumentada no contexto das análises sísmicas a realizar neste tipo de construção, nomeadamente por força da utilização de um coeficiente de importância; por outro, porque no anexo nacional do EC8-3 é exigida a verificação de segurança de três estados limites (DL, SD e NC), ao contrário dos edifícios correntes, onde somente é necessário verificar a segurança para um estado limite (SD). No contexto do projeto PERSISTAH, foi realizada a comparação da eficácia de diversas soluções de reforço de uma escola de betão armado. Foram comparados os efeitos de seis estratégias de reforço, designadamente através da adição de contraventamentos metálicos, adição de paredes resistentes, encamisamento dos pilares com betão armado e com materiais compósitos. Os resultados obtidos, com recurso a análises não lineares, demonstram que todas as soluções são viáveis, muito embora apresentem curvas de capacidade muito distintas. Na generalidade dos casos, o estado limite que mais condicionou as medidas de reforço sísmico testadas foi o NC.
- Improving the earthquake resilience of primary schools in the border regions of neighbouring countriesPublication . Estêvão, João M. C.; Morales-Esteban, Antonio; Sá, Luis F.; Ferreira, Mónica A.; Tomás, Bruno; Esteves, Carlos; Barreto, Vítor; Carreira, Ana; Braga, Alfredo; Requena-Garcia-Cruz, Maria-Victoria; Romero-Sanchez, Emilio; de-Miguel-Rodriguez, Jaime; Segovia-Verjel, Maria-Luisa; Blanco, Beatriz Zapico; Oliveira, Carlos SousaThis work summarises the strategy adopted in the European research project PERSISTAH. It aims to increase the resilience of the population, focusing on the existing primary schools in the Algarve (Portugal) and Huelva (Spain) regions. Software was developed to assess the seismic safety of these schools, considering different earthquake scenarios. Seismic retrofitting measures were studied and numerically tested. Some of them were also implemented in the retrofitting activities of two case study schools (one in each country). It was found that the adopted ground motion prediction equations (GMPEs) considerably affect the results obtained with the software, especially for offshore earthquake scenarios. Furthermore, the results show that the masonry buildings would be the most damaged school typologies for all the scenarios considered. Additionally, a set of guidelines was created to support the school community and the technicians related to the construction industry. The goal of these documents is to increase the seismic resilience of the population. Different activities were carried out to train schoolteachers in seismic safety based on the guidelines produced, obtaining positive feedback from them.
- Seismic retrofitting of an existing masonry school building: a case study in AlgarvePublication . Estêvão, João M. C.; Tomás, Bruno; Laranja, Roberto; Braga, Alfredo Manuel Gonçalves SilvaOne of the goals of the PERSISTAH project is the seismic assessment of primary school buildings existing in Algarve (Portugal) and Huelva (Spain) regions, and to propose retrofitting solutions for the buildings that present a high seismic risk level. These solutions are to be implemented in two pilot school buildings, one in the Algarve and the other in Huelva. The most vulnerable school buildings that were identified in Algarve were the masonry buildings, which were built before the existence of modern seismic codes. The primary school selected for retrofitting is located at Bracanes (Olhão). At first, a nonlinear seismic static analysis was carried out using the N2 method, trying to apply advanced seismic analysis methods to practical problems. This led to the conclusion that the existing building does not comply with the seismic level established in the NP EN1998-3:2017 code (EC8-3). Because there is already a rigid roof system, the selected retrofitting strategy is the consolidation of the vertical structure, namely applying one solution presented in the EC8-3. This case study has shown the difficulties of applying the EC8-3 to the Algarve region, and what it is possible to do to overcome those problems.