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Abstract(s)
A aplicação conjunta da NP EN 1998-1:2010 (EC8-1) e da NP EN 1998-3:2017 (EC8-3) na reabilitação sísmica de edifícios existentes no Algarve constitui um importante desafio técnico, designadamente em face do agravamento dos valores espectrais da ação sísmica para a generalidade dos municípios dessa região, por comparação com a anterior regulamentação. Esse desafio é ainda maior para as construções escolares, por dois motivos: por um lado, porque a ação sísmica é aumentada no contexto das análises sísmicas a realizar neste tipo de construção, nomeadamente por força da utilização de um coeficiente de importância; por outro, porque no anexo nacional do EC8-3 é exigida a verificação de segurança de três estados limites (DL, SD e NC), ao contrário dos edifícios correntes, onde somente é necessário verificar a segurança para um estado limite (SD).
No contexto do projeto PERSISTAH, foi realizada a comparação da eficácia de diversas soluções de reforço de uma escola de betão armado. Foram comparados os efeitos de seis estratégias de reforço, designadamente através da adição de contraventamentos metálicos, adição de paredes resistentes, encamisamento dos pilares com betão armado e com materiais compósitos. Os resultados obtidos, com recurso a análises não lineares, demonstram que todas as soluções são viáveis, muito embora apresentem curvas de capacidade muito distintas. Na generalidade dos casos, o estado limite que mais condicionou as medidas de reforço sísmico testadas foi o NC.
Description
Keywords
Risco sísmico
Citation
Bruno Tomás; Estêvão, João M. C. "Comparação da eficácia de algumas soluções de reforço sísmico de escolas de betão armado". Construção Magazine 102 (2021): 4-7.