Browsing by Author "Vaz, Maria Beatriz"
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- Perfecionismo e procrastinação no contexto universitário: o que pode a autocompaixão fazer por mim e por nós?Publication . Vaz, Maria Beatriz; Carmo, CláudiaA saúde mental dos estudantes universitários tem despoletado um interesse crescente no campo da Psicologia. O ambiente académico, caracterizado por uma vontade em alcançar o sucesso, suscita nos estudantes, uma necessidade em corresponder às expectativas, próprias ou de outrem, de forma perfeita. Na sua componente desadaptativa, o perfecionismo associa-se fortemente à doença mental, sendo responsável pela etiologia, desenvolvimento e manutenção de uma vasto conjunto de sintomas e quadros clínicos. No contexto académico, associado ao perfecionismo surge tendencialmente a procrastinação. Designada como uma tendência em adiar tarefas, a procrastinação assume-se como potencialmente disfuncional quando o adiar da tarefa produz consequências negativas. Apesar de se tratar de um construto relativamente recente no domínio da psicologia contemporânea, a autocompaixão parece ser um recurso psicológico saliente como mediador entre os traços perfecionistas e os comportamentos procrastinadores no contexto académico. Os estudos que integram a autocompaixão na relação entre o perfecionismo e o procrastinação, no contexto universitário português são inexistentes. A presente investigação tem como principal objetivo compreender o papel da autocompaixão na relação entre as diferentes dimensões do perfecionismo e a procrastinação. A amostra foi composta por 60 estudantes universitários (78.3% do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos (M = 23.15, DP = 4.34). Os participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico, à Escala Multidimensional de Perfecionismo, à Escala Quase Perfeita Versão reduzida, à Escala de Procrastinação (PASS) e à Escala de Autocompaixão. Os resultados demonstram que o perfecionismo surge associado significativamente à procrastinação. Verificou-se que a autocompaixão desempenha um papel mediador parcial na relação entre o perfecionismo e a procrastinação. Globalmente, os resultados sublinham a tendência dos estudantes universitários perfecionistas em procrastinar, na ausência de uma atitude compassiva face ao self.
