Browsing by Issue Date, starting with "1996-04"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Polimorfismo genético da haptoglobina e grau de gravidade da hipertensão arterial essencialPublication . Monteiro, C.; Lança, H.; Joaquim, N.; Lamy, I.; Aníbal, J.; Coucelo, Josefina; Azevedo, J.; Bicho, M.É conhecida a associação do polimorfismo genético da haptoglobina(Hp)quer com a sensibilidade ao sódio da pressão arterial quer com a gravidade hipertensão arterial (HTA).
- A infância num poema de Carlos Queiroz. Análise de ‘Fogo Posto’Publication . Carmo, Carina Infante doAnálise do poema «Fogo posto» (Epístola aos vindouros) de Carlos Queiroz
- José Régio e Carlos Queiroz: cartas trocadas. Correspondência inédita dos tempos da presençaPublication . Carmo, Carina Infante doA importância e o interesse da carta de um escritor. A correspondência entre Régio e Carlos Queiroz. A poesia de Carlos Queiroz e o seu papel de promotor da relação entre os dois modernismos. O dinamismo da 'Presença' e o seu papel na consolidação do modernismo.
- A resolução de problemas, o raciocínio e a comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Veia, LucianoA comunicação aborda o caso dum professor do 1.º ciclo do ensino básico (Francisco) inserido numa investigação mais ampla em que se pretendeu estudar as concepções e práticas dos professores do 1.º ciclo do ensino básico relativamente à resolução de problemas, raciocínio e comunicação matemática. O estudo segue uma metodologia de investigação de natureza interpretativa e abordagem qualitativa na modalidade de estudo de caso. Francisco apresenta algumas preocupações de carácter metodológico relativamente ao ensino e aprendizagem da Matemática defendendo a importância do papel do professor em assegurar o acompanhamento do trabalho dos alunos de forma a compreender o problema. As situações propostas pelo Francisco na sala de aula assumem características problemáticas embora revele sentir algumas dificuldades na sua exploração. Para o Francisco, raciocínio e técnicas, estão a par, não privilegia mais uma do que outra. Reconhece que não tem insistido para que os seus alunos falem e escrevam sobre Matemática embora se preocupe em desenvolver uma boa comunicação na sala de aula.