Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
147.78 KB | Adobe PDF | |||
34.38 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A comunicação aborda o caso dum professor do 1.º ciclo do ensino básico (Francisco) inserido numa investigação mais ampla em que se pretendeu estudar as concepções e práticas dos professores do 1.º ciclo do ensino básico relativamente à resolução de problemas, raciocínio e comunicação matemática. O estudo segue uma metodologia de investigação de natureza interpretativa e abordagem qualitativa na modalidade de estudo de caso. Francisco apresenta algumas preocupações de carácter metodológico relativamente ao ensino e aprendizagem da Matemática defendendo a importância do papel do professor em assegurar o acompanhamento do trabalho dos alunos de forma a compreender o problema. As situações propostas pelo Francisco na sala de aula assumem características problemáticas embora revele sentir algumas dificuldades na sua exploração. Para o Francisco, raciocínio e técnicas, estão a par, não privilegia mais uma do que outra. Reconhece que não tem insistido para que os seus alunos falem e escrevam sobre Matemática embora se preocupe em desenvolver uma boa comunicação na sala de aula.
Description
Keywords
Professores Matemática Resolução de problemas Raciocínio Comunicação
Citation
Veia, L. (1996). A resolução de problemas, o raciocínio e a comunicação matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico. In Ponte, J., Monteiro, C., Maia, M., Serrazina, L. & Loureiro, C. (Eds). Actas do IV Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 117-130). Lisboa: SPIEM.
Publisher
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática