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- A revision of the status of Lepadogaster lepadogaster (Teleostei : Gobiesocidae): sympatric subspecies or a long misunderstood blend of species?Publication . Henriques, M.; Lourenço, R.; Almada, F.; Calado, G.; Gonçalves, D.; Guillemaud, Thomas; Cancela, M. Leonor; Almada, V. C.Molecular (partial mitochondrial 12S ribosomal DNA sequences), morphological and meristic analysis of Lepadogaster lepadogaster lepadogaster, L. l. purpurea and L. zebrina were performed to investigate the relationships between these taxa. On the western shore of mainland Portugal, where the two subspecies of L. lepadogaster occur sympatrically, they differ in microhabitat preferences and their breeding seasons are largely out of phase. This information, combined with data on distribution patterns, led to the following conclusions: Lepadogaster l. purpurea is considered to be a valid species, L. purpurea (Bonnaterre, 1788), different from L. l. lepadogaster, now designated L. lepadogaster (Bonnaterre, 1788). L. zebrina was found to be a synonym of L. lepadogaster. The two newly defined species were found to be in sympatry at Madeira and the Canary islands, the Atlantic coast of the Iberian Peninsula, and the Mediterranean at least as far as Genoa (Italy). Diagnostic characters and a list of synonyms are provided. (C) 2002 The Linnean Society of London, Biological Journal of the Linnean Society, 2002, 76, 327-338.
- Gestão estratégica da região de Lisboa e Vale do Tejo - Relatório 0Publication . Sousa, Vanessa Duarte de; Ferreira, António FonsecaO projeto "Gestão Estratégica da RLVT", implementado pela Comissão de Coordenação da Região de Lisboa e Vale do Tejo, constituti uma experiência inovadora no campo da aplicação prática da monitorização da gestão estratégica de uma região. Com uma forte articulação entre a equipa de gestão do Plano Operacional da RLVT e uma equipa externa de peritos de diferentes domínios, foi possível, ao longo de um ano de trabalho, elaborar e editar dois documentos de grande importância para a Região: o "Guia para a Gestão Estratégica da RLVT" e o presente "Relatório 0".
- Recensão a Poesia, de Francisco BugalhoPublication . Marques, João MinhotoRecensão ao volume Poesia, de Francisco Bugalho.
- Institucionalização da educação pré-escolar em Portugal (1880-1950)Publication . Vilhena, Carla; Candeias, AntónioA institucionalização da criança em idade pré-escolar só recentemente se constituiu em objecto de estudo da História da Educação, sendo poucos os estudos realizados acerca desta temática em Portugal. Partindo do princípio de que, por um lado, a preocupação com a educação formal da criança em idade pré-escolar está intimamente relacionado com as (re)construções dos conceitos de família, de maternidade e de infância e, por outro, de que o processo de institucionalização da educação pré-escolar se insere num movimento mais vasto de institucionalização da educação, constitui objectivo desta dissertação a análise do processo de institucionalização da educação pré-escolar em Portugal, entre 1880 e 1950. Para tal recorreu-se à análise de conteúdo de artigos, publicados na imprensa pedagógica, sobre a educação pré-escolar. Os dados assim obtidos foram analisados através de procedimentos quantitativos (análise de ocorrências e análise estrutural) e qualitativos (comparação vertical e horizontal das unidades de registo incluídas em cada categoria/subcategoria). Os resultados obtidos permitem concluir que na origem das instituições de educação pré- escolar se encontram dois objectivos, que embora distintos estão intimamente relacionados: os objectivos sociais, centrados na família e na sociedade, e os objectivos educativos, centrados nas crianças. A prevalência de um determinado tipo de objectivos é determinante na forma como as instituições se organizam: de um lado, temos as instituições educativos, destinadas às crianças das classes mais favorecidas e onde predominam os objectivos educativos e, no outro, as instituições assistenciais, que têm como público-alvo as crianças pobres, filhas de mães trabalhadoras e onde são privilegiados os objectivos sociais. É ainda de referir que o processo de institucionalização da educação pré-escolar em Portugal se deve essencialmente à iniciativa privada, sendo o funcionamento das instituições assegurado por mulheres, pois a educação de infância é entendida como uma profissão feminina.