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- Concepções sobre leitura: um estudo de caso num contexto de formação inicial de professoresPublication . Colaço, Paula Cristina Engana Marujo Aurélio de Brito; Cabral, Maria de Lurdes FerreiraEste estudo teve como objectivo a descrição das concepções de leitura dos diversos intervenientes no processo de estágio pedagógico na disciplina de Inglês, num contexto de formação inicial de professores. Nele participaram os professores estagiários, os professores cooperantes e os alunos que, no 1° semestre do ano lectivo 2001/2002, intervieram no processo de estágio de uma Escola Superior de Educação do Alentejo. Os dados que nos permitiram descrever as concepções dos sujeitos participantes foram recolhidos através de três questionários, sendo um aplicado aos professores estagiários, outro aplicado aos professores cooperantes e outro aplicado a um grupo de 80 alunos do 5° e 6° ano de escolaridade. A análise das planificações dos estagiários permitiu-nos também verificar se as suas concepções de leitura se reflectiam nos planos de aula propostos. O tratamento dos dados provenientes dos questionários incluiu a quantificação das escolhas dos respondentes a itens de resposta fechada e uma análise de conteúdo aos textos provenientes das respostas às perguntas abertas. Os resultados obtidos permitiram concluir que, para os professores participantes, a leitura é entendida, essencialmente, como um instrumento ao serviço dos outros domínios de língua e que um dos factores que eles mais valorizam nas aulas de leitura é a motivação dos alunos para a actividade. Concluímos também que, para os alunos, a leitura tem uma função essencialmente académica, ou seja, ler na aula de língua estrangeira é importante para a obtenção de bons resultados na disciplina. A interpretação dos resultados permitiu não só caracterizar os participantes no estudo relativamente às suas concepções de leitura, mas também construir uma reflexão sobre as implicações educativas desses mesmos resultados, no dominio do ensino/aprendizagem da leitura em Inglês como língua estrangeira.
- A associação entre produtividade e valor: uma aplicação aos bancos portugueses com acções admitidas à cotação em bolsaPublication . Torres, Miguel Augusto Rodrigues Matos; Silva, Maria Leonor Romão Carreiro Fernandes Ferreira daOs rácios de produtividade e de rendibilidade são utilizados pelos gestores como auxiliares para medir a eficiência das empresas. A relação entre preços e variáveis de rendimento tem sido largamente analisada, enquanto que a relação entre preços e variáveis de produtividade não foi encontrada na revisão da literatura. O objectivo deste trabalho é analisar a relação entre produtividade e preços e compreender os factores que influenciam esta relação. A amostra seleccionada cobre O período entre 1996 e 2000 e inclui todos os bancos portugueses admitidos à cotação na BVLP que respeitam os critérios de selecção, designadamente cotação e FR2 superior a 90% ao longo de todo o período. Os dados anuais e semestrais foram retirados da base de dados DATI-IIS e dos relatórios e contas das empresas. O estudo baseia-se na análise de correlação processada em SPSS. Os resultados indicam que existe uma relação de associação entre as variáveis preço e produtividade. A relação é positiva e moderada.
- The Bologna challenge for Portugal: credit recognitionPublication . Rodrigues, Susy A.A criação de uma Área Europeia de Ensino Superior associada à mobilidade alargada de estudantes e à sua empregabilidade na europa, tendo por base os objectivos do processo de Bolonha, mereceu um repensar profundo dos vários sistemas de créditos existentes na Europa, originando a necessidade das instituições de Ensino Superior procurarem medidas conducentes a um sistema de graus mais compatíveis e comparáveis. Uma medida importante delineada pela Declaração de Bolonha é a adopção de um sistema comum de créditos, como o ECTS (European Credit Transfer System). Este artigo examina as implicações e transformações profundas que a Declaração de Bolonha tem originado na Europa, assim como o estado de desenvolvimento actual do processo de Bolonha em Portugal, relativamente à implementação do ECTS. Também se sugere um modelo do tipo “bottom-up” de aplicação do ECTS à estrutura curricular da licenciatura em Economia da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.
- A escassez e o valor da água (origens subterrâneas) : pistas para reflexãoPublication . Pereira, FernandaO valor da água, enquanto bem, é hoje um factor de discussão, nos mais diversos fóruns científicos, sociais e inclusive políticos. Para da além da discussão puramente conceptual e que nos tem levado a algumas alterações de posicionamento quanto à definição e enquadramento do bem, é necessário posicioná-lo face à característica mais difícil de definir e de ter em conta – A ESCASSEZ. Procurar-se-á fazer um enquadramento no âmbito da economia do ambiente e recorrendo a conceitos de contabilidade ambiental, tratando de forma sistemática a informação que estas ciências nos permitem utilizar. Encontramos a grande fonte de informação na análise das externalidades. O que se pretende com este artigo, é trazer para a discussão algumas ferramentas da área da economia e da gestão, que poderão contribuir para a elaboração de um modelo de valorização das origens subterrâneas de água, de forma a delinear a relação entre escassez e o valor da água.
- Factores determinantes de inovação nas pequenas empresas : uma aplicação ao sector agro-alimentar em PortugalPublication . Noronha, Teresa de; Cesário, M.Este trabalho desenvolve instrumentos para pesquisar, ao nível regional, sinais determinantes de inovação em pequenas empresas localizadas em zonas desfavorecidas da União Europeia. Foram criados indicadores de performance inovadora para diagnosticar factores internos e externos determinantes da inovação em empresas portuguesas do Ribatejo Oeste e do Alentejo. Foi utilizada uma amostra aleatória de 52 empresas do sector agro-alimentar, com dimensão inferior a 50 trabalhadores, à qual foi aplicado um inquérito composto por 90 questões fechadas. Tais questões focaram grupos de determinantes possíveis de inovação, tais como: as características do empresário, a história e perfil da empresa, a força de trabalho e sua formação, os tipos de produtos e processos utilizados, as relações inter-empresariais e os apoios públicos fornecidos. Através das correlações de Spearman encontrámos relações de causa - efeito entre determinantes e performance inovadora.
- Semelhanças entre análise de variância com classificação simples e análise de regressão com variáveis dummyPublication . Pinto, Patrícia; Rebelo, EfigénioNa sua abordagem aos procedimentos de análise da variância e covariância, os manuais de estatística limitam-se a proporcionar uma descrição mais ou menos extensiva destas técnicas, sem referir que os seus objectivos podem ser alcançados mediante a especificação de modelos de regressão linear com uma ou mais variáveis dummy. Do mesmo modo, alguns manuais de econometria referem, quanto muito, que um modelo de regressão linear que apenas considere regressores dummy pode ser encarado como um modelo de análise de variância enquanto que um modelo de regressão que combine regressores dummy com regressores quantitativos pode ser entendido como um modelo de análise de covariância. Todavia, estas afirmações não são fundamentadas pela apresentação de quaisquer demonstrações matemáticas, o que dificulta a sua compreensão e, até, aceitação. Assim, em estudos anteriores, demonstrou-se a relação estreita entre os procedimentos estatísticos de análise de variância com classificação dupla e análise de covariância e a especificação de determinados modelos de regressão linear com regressores dummy(Valle e Rebelo,2002a; 2002b). O presente estudo completa estas abordagens ao desenvolver o suporte matemático necessário à compreensão da semelhança existente entre a análise de variância com classificação simples e a análise de regressão apenas com variáveis dummy.
- Modelação numérica de ensaios de arranque de geossintéticosPublication . Pereira, David; Marques, José Couto; Lopes, Maria de LurdesO contínuo aumento do uso de geossintéticos em obras geotécnicas, nomeadamente no reforço de solos, em que a interacção solo-geossintético é da mais elevada importância, impõe o recurso a ensaios que permitam, de um modo consistente, obter parâmetros caracterizadores fiáveis para utilização no dimensionamento de tais obras. O ensaio de arranque de geossintéticos tem sido estudado e desenvolvido por vários investigadores em todo o mundo, com o objectivo de promover a definição de um método normalizado para a caracterização da interacção solo-geossintético. Na Europa, o procedimento associado a este ensaio já atingiu o estatuto de pré-norma (prEN 13738), sendo de registar a significativa contribuição da FEUP em todo esse processo. A modelação numérica do ensaio de arranque levada a cabo no presente trabalho tem como finalidade investigar em pormenor a evolução do comportamento do solo, do geossintético e das interfaces no decorrer do mesmo, de forma a compreender a importância relativa dos vários parâmetros físicos intervenientes com o fim de quantificar com rigor a respectiva influência. A vasta informação experimental disponível desempenhou um importante papel na calibração do modelo numérico, conferindo-lhe a capacidade de esclarecer alguns aspectos menos bem compreendidos, o que permitiu a formulação de algumas sugestões práticas de aperfeiçoamento dos procedimentos de ensaio utilizados.