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- The anterior-posterior axis emerges respecting the morphology of the mouse embryo that changes and aligns with the uterus before gastrulationPublication . Mesnard, D; Filipe, M; Belo, José A.; Zernicka-Goetz, MBackground: When the anterior-posterior axis of the mouse embryo becomes explicit at gastrulation, it is almost perpendicular to the long uterine axis. This led to the belief that the uterus could play a key role in positioning this future body axis. Results: Here, we demonstrate that when the anterior-posterior axis first emerges it does not respect the axes of the uterus but, rather, the morphology of the embryo. Unexpectedly, the emerging anterior-posterior axis is initially aligned not with the long, but the short axis of the embryo. Then whether the embryo develops in vitro or in utero, the anterior-posterior axis becomes aligned with the long axis of embryo just prior to gastrulation. Of three mechanisms that could account for this apparent shift in anterior-posterior axis orientation-cell migration, spatial change of gene expression, or change in embryo shape-lineage tracing studies favor a shape change accompanied by restriction of the expression domain of anterior markers. This property of the embryo must be modulated by interactions with the uterus as ultimately the anterior-posterior and long axes of the embryo align with the left-right uterine axis. Conclusions: The emerging anterior-posterior axis relates to embryo morphology rather than that of the uterus. The apparent shift in its orientation to align with the long embryonic axis and with the uterus is associated with a change in embryo shape and a refinement of anterior gene expression pattern. This suggests an interdependence between anterior-posterior gene expression, the shape of the embryo, and the uterus.
- Modelação computacional no ensino da física: uma aplicação à cinemáticaPublication . Ferreira, Délia Maria Silva Roque; Caldeira, Pedro Jorge Zany Pampulim Martins; Potting, Robertus Josephus HendrikusAs facilidades proporcionadas pela actual geração de microcomputadores, assim como O aparecimento de software educativo para O ensino das ciências, nomeadamente da Física, têm incentivado a exploração destes recursos como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino- aprendizagem. Presentemente assiste-se a uma crescente utilização destes novos recursos, pese embora os poucos trabalhos de pesquisa publicados sobre O assunto. Reconhecida a importância destes recursos no processo de ensino- aprendizagem da Física, optamos pela modelação computacional dinâmica, por acreditarmos que este seja O que melhor conduz a uma aprendizagem significativa. Neste estudo utilizou-se uma metodologia baseada num processo de investigação-acção de natureza quasi-experimental, dada a impossibilidade de um total controlo; envolveu duas turmas do 11° ano de escolaridade que constituíram O grupo de controlo e O experimental. Os conteúdos que foram objecto de estudo dizem respeito à cinemática, tendo-se abordado os temas: Conceitos introdutórios e Estudo do movimento de uma partícula, que fazem parte da Unidade de Ensino Forças e movimentos. O processo de ensino e de aprendizagem implementado no grupo experimental e no de controlo foram distintos. No grupo de controlo recorreu-se a um modelo de ensino convencional- tradicional e no grupo experimental a um modelo de ensino de carácter construtivista, assente principalmente na utilização do computador como recurso à construção e exploração de sistemas dinâmicos de modelação. Os resultados deste estudo revelam melhorias estatisticamente muito significativas na aprendizagem dos alunos do grupo experimental, comparativamente ao grupo de controlo.
- O ensino experimental das ciências da natureza numa escola do 1º ciclo do ensino básico: uma abordagem pela via da química (Estudo de Caso)Publication . Dionísio, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha; Elias, Maria ElisabethEste trabalho pretende recolher as opiniões dos professores, dos alunos futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), dos alunos do 1º Ciclo, bem como dos seus pais e/ou encarregados de educação, pertencentes a uma escola do 1º CEB (Escola A), àcerca da implementação do Ensino Experimental de Ciências da Natureza (EECN), em sala de aula. A opinião da investigadora também consta neste estudo. Para isso, procurou-se dar resposta às seguintes intenções: quais as competências que desenvolvem os alunos do 1º CEB aquando da introdução de actividades no âmbito das Ciências da Natureza (CN); quais os contributos da introdução de actividades, no campo das CN e quais as limitações da introdução do EECN, para os professores do 1º CEB; qual a contribuição das actividades de CN para as escolas do 1º CEB; qual o papel dos pais aquando a introdução de actividades de CN nas escolas do 1º CEB. Procurou-se responder ainda a três questões orientadoras, nomeadamente, a pertinência da componente de Química, no âmbito do Estudo do Meio, para os alunos do 1º CEB; as atitudes da Escola relativamente ao EECN e como intervir para alterar a situação actual em que o ensino experimental não é frequente. Nesta investigação, utilizou-se uma metodologia de características qualitativas na variante de estudo de caso, em que a recolha de dados se baseou em inquéritos por questionários e entrevistas e na observação participante de um conjunto de actividades de Ciências da Natureza (CN), no âmbito da Química realizadas em sala de aula. A autora do estudo foi responsável pelas actividades. Como exemplificativo das actividades realizadas na sala de aula é incluído um conjunto de notas de campo, onde se mostra a motivação, interesse e entusiasmo dos alunos do 1º CEB, durante a realização das mesmas. A análise global dos dados, revelou que os grupos intervenientes, demonstraram, de um modo geral, o seu agrado, pelas actividades desenvolvidas, emitindo reflexões sobre a importância do EECN, para os alunos do 1º CEB. As considerações manifestadas, dizem respeito a: desenvolvimento de competências; aprendizagem; importância do EECN, ao nível pessoal e social; interdisciplinaridade; implicações nas práticas pedagógicas dos professores; questões relacionadas com a segurança; acessibilidade dos materiais; formação de professores; programas curriculares, entre outros aspectos de interesse relevante. O estudo inclui recomendações nas áreas anteriormente referenciadas, de modo a demonstrar aos professores do 1º CEB e futuros professores, bem como aos pais dos alunos do 1º CEB, a importância da promoção do ensino experimental das ciências, nas escolas do 1º CEB. Esta investigação inclui ainda, sugestões para futuros estudos nesta área.