Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Modelação computacional no ensino da física: uma aplicação à cinemática

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

As facilidades proporcionadas pela actual geração de microcomputadores, assim como O aparecimento de software educativo para O ensino das ciências, nomeadamente da Física, têm incentivado a exploração destes recursos como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino- aprendizagem. Presentemente assiste-se a uma crescente utilização destes novos recursos, pese embora os poucos trabalhos de pesquisa publicados sobre O assunto. Reconhecida a importância destes recursos no processo de ensino- aprendizagem da Física, optamos pela modelação computacional dinâmica, por acreditarmos que este seja O que melhor conduz a uma aprendizagem significativa. Neste estudo utilizou-se uma metodologia baseada num processo de investigação-acção de natureza quasi-experimental, dada a impossibilidade de um total controlo; envolveu duas turmas do 11° ano de escolaridade que constituíram O grupo de controlo e O experimental. Os conteúdos que foram objecto de estudo dizem respeito à cinemática, tendo-se abordado os temas: Conceitos introdutórios e Estudo do movimento de uma partícula, que fazem parte da Unidade de Ensino Forças e movimentos. O processo de ensino e de aprendizagem implementado no grupo experimental e no de controlo foram distintos. No grupo de controlo recorreu-se a um modelo de ensino convencional- tradicional e no grupo experimental a um modelo de ensino de carácter construtivista, assente principalmente na utilização do computador como recurso à construção e exploração de sistemas dinâmicos de modelação. Os resultados deste estudo revelam melhorias estatisticamente muito significativas na aprendizagem dos alunos do grupo experimental, comparativamente ao grupo de controlo.
The opportunities generated by the recent developments in microprocessors, as well as the developments in educational software, mainly for Physics, have increased the demand for the usage of these recourses as an auxiliary tool for the teaching - learning process. Presently, one can see an increasing use of these new recourses, although there are very few publications of research work about the subject. Once recognized the importance of these recourses in the teaching - learning process of Physics, the option was taken for the dynamic computer modulation because of the belief that is the method which drives to a more significant leaning. ln the present study a method was used based on a research - action process of quasi - experiniental nature due to the lack oftotal control; it was done with two classes of llth grade which made up the control and experimental groups. The subjects concerning the study were based on Kinetics where the Introductory Concepts and Study of a Particle which belong the Unit of Teaching - Forces and Movements. The teaching and leaming process implemented to the experimental group and to the control group was different. In the control group a conventional - traditional model was used and in the experimental group a constructive teaching model was chosen, based mainly on the use of computers as a tool for the building and study of dynamic modulation systems. The results of this study show very significant statistical improvement in learning from the students of the experimental group in relation to the control group.

Description

Keywords

Aprendizagem Ensino Física Cinemática Modelação computacional

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License