Browsing by Issue Date, starting with "2015-06-11"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Determinantes da estrutura de capital das startups portuguesasPublication . Gual, Ana Carolina Coutinho Baptista; Baptista, CelísiaO estudo da estrutura de capital, iniciado com a controversa abordagem de Modigliani e Miller (1958), tem sido alvo de várias abordagens. Ao longo dos últimos 50 anos foram surgindo novos estudos que incluem nos seus modelos os impostos, os custos de agência, os custos de falência e a assimetria de informação. A presente investigação procurou identificar os fatores determinantes da estrutura de capital de empresas startup em Portugal. Estas empresas possuem um historial de atividade curto e com perspetiva de mercado inovador. Utilizou-se como base metodológica de trabalho, uma amostra de dados em painel de empresas startup correspondentes ao período compreendido entre os anos de 2010 e de 2012. Aos dados em painel foi aplicada uma regressão linear múltipla de efeitos aleatórios para os três modelos estimados. Dos resultados obtidos concluiu-se que são determinantes do endividamento total as variáveis dimensão e rendibilidade. Verifica-se uma relação positiva entre a dimensão e o endividamento total das empresas e uma relação negativa entre a rendibilidade e o endividamento total das empresas. As variáveis crescimento, rendibilidade, dimensão e ativos intangíveis são determinantes do endividamento a curto prazo. Verifica-se que a variável dimensão exerce um efeito positivo no endividamento a curto prazo, enquanto as variáveis crescimento, rendibilidade e ativos intangíveis exercem um efeito negativo. As variáveis crescimento e ativos intangíveis são determinantes do endividamento a médio longo prazo exercendo um efeito positivo. Os resultados obtidos reforçam a teoria da pecking order que defende que as empresas dão prioridade ao autofinanciamento relativamente ao financiamento externo.
- A criação de uma empresa: reserva online - agência de marketing digitalPublication . Pontes, Ivo Tiago Gonçalves; Ramos, Célia M. Q.; Sousa, CarlosEste projeto vai ao encontro da necessidade de um empreendedor, criar e desenvolver o seu próprio negócio. Para o efeito, foi idealizado um plano de negócios precedido por uma abordagem teórica e fundamentado com o estudo do mercado e segmento-alvo. O seu conteúdo é de teor prático, objetivo e conciso. A fase inicial deste trabalho de projeto é marcada pelo enquadramento do marketing tradicional no contexto empresarial no que concerne à geração de valor ao longo da cadeia dos processos de marketing, bem como à lógica inerente ao marketing aplicado no meio digital, denominado marketing digital e ainda o estado da arte relativamente às suas aplicações perante a conjuntura atual. De seguida, é perspetivado o marketing digital sobre o setor dos alojamentos turísticos em Portugal e o seu tremendo potencial em termos de aplicações, com vista à prospeção, aumento de notoriedade e retenção de clientes. É também, introduzida uma abordagem sobre agências de marketing digital em Portugal, e ainda uma secção sobre empreendedorismo como nota introdutória ao plano de negócios. O plano de negócios contido neste trabalho de projeto tem como objetivo primário chamar a atenção de stakeholders para aconselhamento e posteriormente financiamento, pelo que é apresentada uma estratégia empresarial sólida, alicerçada pelos dados recolhidos, bem como um resumo da informação financeira. O plano é complementar ao presente documento na medida em que tem uma estrutura própria, o que permite a sua utilização de forma isolada. Toma também lugar nesta dissertação, a metodologia utilizada, pesquisa de fontes bibliográficas e investigação através da recolha de dados via inquéritos por questionário conduzidos a unidades de alojamentos turísticos em Portugal, cuja análise determinou a direção estratégica a tomar no que no que diz respeito à criação da agência em questão. Finalmente, uma nota conclusiva sobre as atividades de marketing no meio digital por parte dos hotéis para aumento de reservas, de notoriedade e retenção de clientes, na medida em que o comportamento do consumidor moderno se adapta continuamente em resposta à inovação tecnológica num contexto de aquisição de experiências turisticas através da pesquisa e exposição online.