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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este projeto vai ao encontro da necessidade de um empreendedor, criar e desenvolver o
seu próprio negócio. Para o efeito, foi idealizado um plano de negócios precedido por
uma abordagem teórica e fundamentado com o estudo do mercado e segmento-alvo. O
seu conteúdo é de teor prático, objetivo e conciso. A fase inicial deste trabalho de
projeto é marcada pelo enquadramento do marketing tradicional no contexto
empresarial no que concerne à geração de valor ao longo da cadeia dos processos de
marketing, bem como à lógica inerente ao marketing aplicado no meio digital,
denominado marketing digital e ainda o estado da arte relativamente às suas aplicações
perante a conjuntura atual. De seguida, é perspetivado o marketing digital sobre o setor
dos alojamentos turísticos em Portugal e o seu tremendo potencial em termos de
aplicações, com vista à prospeção, aumento de notoriedade e retenção de clientes. É
também, introduzida uma abordagem sobre agências de marketing digital em Portugal,
e ainda uma secção sobre empreendedorismo como nota introdutória ao plano de
negócios. O plano de negócios contido neste trabalho de projeto tem como objetivo
primário chamar a atenção de stakeholders para aconselhamento e posteriormente
financiamento, pelo que é apresentada uma estratégia empresarial sólida, alicerçada
pelos dados recolhidos, bem como um resumo da informação financeira. O plano é
complementar ao presente documento na medida em que tem uma estrutura própria, o
que permite a sua utilização de forma isolada. Toma também lugar nesta dissertação, a
metodologia utilizada, pesquisa de fontes bibliográficas e investigação através da
recolha de dados via inquéritos por questionário conduzidos a unidades de alojamentos
turísticos em Portugal, cuja análise determinou a direção estratégica a tomar no que no
que diz respeito à criação da agência em questão. Finalmente, uma nota conclusiva
sobre as atividades de marketing no meio digital por parte dos hotéis para aumento de
reservas, de notoriedade e retenção de clientes, na medida em que o comportamento do
consumidor moderno se adapta continuamente em resposta à inovação tecnológica num
contexto de aquisição de experiências turisticas através da pesquisa e exposição online.
Description
Dissertação de Mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2015
Keywords
Marketing digital Internet Hotelaria Turismo Reservas online