Browsing by Issue Date, starting with "2015-10-30"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Metodologias de síntese de tetraoxanos com potencial utilização em química medicinalPublication . Amado, Patrícia; Cristiano, Maria Lurdes SantosA malária é uma doença tropical infeciosa causada por parasitas do género Plasmodium, que são transmitidos pela picada de mosquitos Anopheles infetados, afetando, sobretudo, países subdesenvolvidos. Enquanto a quimioterapia continua a ser a única alternativa viável para o tratamento desta doença, existem muitos problemas associados à atual terapêutica. Para além da problemática associada aos efeitos secundários, as resistências estão a aumentar exponencialmente. Isto coloca aos químicos medicinais, o desafio premente da descoberta e desenvolvimento de novos fármacos, facilmente acessíveis, mais eficazes e seguros. Neste contexto, os tetraoxanos podem constituir potenciais candidatos. Os 1,2,4,5-tetraoxanos são compostos heterocíclicos sintéticos que possuem duas pontes endoperóxido. Estes compostos são muito relevantes em síntese, destacando-se a sua utilização na produção industrial de hidrocarbonetos macrocíclicos e de lactonas. Os tetraoxanos suscitaram especial interesse nas últimas duas décadas, devido à descoberta da sua elevada atividade antimalárica. Para além da atividade antimalárica, os tetraoxanos podem constituir potenciais candidatos para o tratamento de outras doenças negligenciadas, como a leishmaniose. O potencial farmacológico dos tetraoxanos impulsionou a otimização de estratégias de síntese de novos derivados, de forma a ampliar as bibliotecas de novos compostos para estudos de atividade farmacológica e possibilitar a identificação de novos candidatos a fármacos. Deste modo, a presente dissertação apresenta uma revisão bibliográfica relativa aos fundamentos teóricos e metodologias da síntese de 1,2,4,5-tetraoxanos, perspetivando a sua potencial utilização em química farmacêutica. A preparação relativamente económica e a estabilidade associada à função tetraoxano permitem a síntese de derivados com estruturas diversas, alargando a possibilidade de desenvolvimento de novas moléculas-alvo. No âmbito deste trabalho foram também preparados diversos tetraoxanos que demonstraram ter uma atividade antiparasitária semelhante à miltefosina, um dos fármacos utilizado atualmente no tratamento da Leishmaniose. A grande vantagem dos tetraoxanos relativamente à miltefosina reside no facto de exibirem uma toxicidade bastante inferior. De entre os compostos preparados destacaram-se os tetraoxanos LC137 e LC140. Estes compostos apresentaram valores de IC50 na região μM baixa, da mesma ordem de grandeza dos obtidos para este fármaco de referência e menor toxicidade.
- Lesão aguda pulmonar induzida por choque séptico. A aplicação de células estaminaisPublication . Voyce, Inês Jorge; Rocha, João Pedro FidalgoCom cerca de 135000 casos por ano na Europa e 215000 casos por ano nos Estados Unidos, a sépsis permanece um dos maiores desafios médicos por resolver. Apesar do seu diagnóstico precoce e início de tratamento, as taxas de mortalidade nas unidades de cuidados intensivos permanecem de 32.2% para a sépsis grave e de 54.1% para o choque séptico. O Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda e Lesão Aguda Pulmonar (SDRA/LAP) são frequentes complicações de sépsis resultando frequentemente em ventilação mecânica prolongada com mortalidades de cerca de 30 a 50%. Esta monografia foca-se na lesão aguda pulmonar indireta, nomeadamente a induzida por sépsis, sendo esta a etiologia mais frequente responsável por este tipo de lesão. Será feita uma análise dos principais mecanismos fisiopatológicos envolvidos, suas consequências e estratégias terapêuticas. Atualmente os procedimentos essenciais no tratamento de SDRA/LAP passam pelo controlo do fator precipitante/causal, nomeadamente a causa da infeção, e pelo suporte de disfunção de órgãos, como o suporte da função respiratória. Estratégias como a gestão de fluidos, uso de corticosteroides e de surfactante pulmonar são também importantes terapêuticas adjuvantes. Recentemente, vários avanços na investigação revelaram também o potencial do uso de células estaminais na reparação e regeneração de diversos tecidos, incluindo o pulmonar. Estas descobertas sugerem novas abordagens tanto de prognóstico como terapêuticas na sépsis e SDRA/LAP. Nesse sentido, serão abordadas as atuais opções terapêuticas na lesão aguda pulmonar induzida por sépsis, bem como as possíveis terapêuticas alternativas para o futuro, tendo por base os mecanismos fisiológicos subjacentes. Ao longo dos anos têm-se verificado grandes progressos no tratamento de lesão aguda pulmonar. No entanto, novas estratégias são necessárias para reduzir a morbilidade/mortalidade associada a este síndrome, e nesse sentido, esta monografia focar-se-á no estudo dos mecanismos fisiopatológicos da doença e nas diferentes abordagens a utilizar na sua terapêutica.
- Head Space-Trap GC-MS method development and validation for the analysis of volatile organic compounds in water samplesPublication . Ramzan, Muhammad; Mateus, Maria da Conceição D. A.Neste trabalho foram implementados dois métodos para a análise de compostos orgânicos voláteis (VOCs) em água por cromatografia gasosa associada à espectrometria de massa. Designadamente, por microextração em fase sólida em espaço de cabeça (HS-SPME)-GC-MS e armadilha de espaço de cabeça (HS-Trap)-GC-MS. O método HS-SPME-GC-MS foi desenvolvido utilizando fibras SPME de silica fundida com revestimento de Car/PDMS 75 μm e um sistema Agilent 6890/5973 GC-MS e foi otimizado o método para a análise de 7 compostos orgânicos voláteis. O método por HS-Trap GC-MS foi desenvolvido utilizando um sistema Perkin Elmer Clarus 500/560 GC-MS com amostrador automático Turbomatrix HS-40 Trap para a análise de 8 VOCs: benzeno, 1,2-dicloroetano, triclroeteno, tetracloroeteno, cloroformio, bromoformio, diclorobromometano e dibromoclorometano. As características de desempenho do método por HS-Trap-GC-MS foram estabelecidas através do estudo de validação do método. Os limites de deteção obtidos situaramse entre 0,1 e 0,5 μg/L. O coeficiente de determinação (R2) foi superior a 0,995 para todos os compostos. A sensibilidade do método, determinada a partir do declive da reta de regressão linear, apresentou uma amplitude de 0.069 a 1.22. A % RSDs expressa em termos de repetibilidade, variou de 2,8 a 18 % e expressa em termos de precisão intermédia variou de 3,7 a 29,5 %. As percentagens de recuperação foram determinadas para todos os compostos em água tratada para consumo humano, apresentando valores entre 101 e 125 %. O coeficiente de variação do método variou de 1,8 to 4,8 sendo a exatidão do método, determinada a partir do cálculo do "z-score", inferior a 2 para todos os compostos. A validação do método necessita contudo de um estudo experimental mais alargado para confirmar as características de desempenho do método de análise por HS-SPME-GC-MS.