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- Development and standardization of a protocol for sperm cryopreservation of two important commercial oyster speciesPublication . Melo, Francisca Félix de Azeredo Pinto e; Cabrita, Elsa; Riesco, Marta F.Aquaculture activities have a huge contribution for the world food production and their development is extremely necessary to answer to the lack of resources, especially to the demand for seafood. Bivalve production, especially Crassostrea angulata (Portuguese oyster) has been practiced from long ago, and although its production suffered several constraints, in recent years it has been increasing the interests in recovering production and in preserving nature populations. In this sense, new research needs to guarantee an efficient and economically viable production, contributing to a relatively new environmental concern: wild population restoration. Nowadays, pure wild populations of Crassostrea angulata are rare to find due to multiple factors that affected this oyster industry. Cryopreservation technology could promote alternative techniques to contribute for the resource management efficiency of the Portuguese oyster and associated economic activity. In this sense, standardization of procedures is important for Crassostrea genus. At the present there are no cryopreservation reports on Crassostrea angulata sperm, and therefore, one of the objectives of this work is to design a cryopreservation protocol for this species, testing the more adequate cryoprotectant solution, its ideal concentration, different freezing rates and types of containers. In parallel, this stablished protocol was applied in Crassostrea gigas and compared to other previously published for this species. Analysis of motility, viability, agglutination and fertilizations were used as guides for the establishment of the protocol in C. angulata. Moreover, ATP content, DNA fragmentation and lipid peroxidation were done in order to standardize the same protocol for both species. Movement analysis were assessed by CASA system, viability through common staining techniques and flow cytometer, agglutination was quantified according to the scale developed by Dong et al., (2007), ATP content determined by bioluminescence, Comet assay was performed to quantify the DNA fragmentation and lipid peroxidation determined spectrophotometrically by measuring the absorbance of the malondialdehyde (MDA). Significant differences were observed (p<0.05) for lipid peroxidation and fertilization trials whereas ATP content and fragmentation of DNA of the cryopreserved samples did not differ significantly from the control. In C. gigas, the same analysis were performed and did not reveal post-thaw quality differences in the samples cryopreserved with 10% DMSO. The established protocol revealed to be effective and with a low degree of cellular damage on C. angulata sperm and, at the same time, viable to apply in other species, such as Crassostrea gigas.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada do mestrado em Ensino de Informática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioPublication . Gonçalves, Margarida Isabel Neves; Guerreiro, Pedro João Valente DiasO presente Relatório enquadra-se no âmbito da conclusão da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve. Consta deste documento a narração de todo o trabalho desenvolvido ao longo do processo da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu no período compreendido entre seis de janeiro a catorze de março, de 2014 enquadrado no segundo ano do Mestrado em Ensino da Informática. A Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu com uma turma de 11.º ano de ensino secundário profissional e uma turma de 12.º ano da área cientifico-humanísticos, na escola Secundária de Albufeira. Na turma de 11.º ano do curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, os alunos estavam a iniciar com Módulo 2: Redes de Computadores na disciplina de Redes de Comunicação, no início da Prática de Ensino Supervisionada. Com este módulo pretende-se desenvolver conhecimentos práticos ao nível das redes locais de computadores. Abordam-se os modelos de comunicação standard, assim como o equipamento relacionado com as camadas desses modelos que são vocacionadas para as redes locais. Serão ainda desenvolvidas competências ao nível da instalação, configuração, normalização e teste da uma rede de computadores local. Estes conteúdos irão ser abordados durante o período da Prática de Ensino Supervisionada. No que se refere à turma de 12.º ano do curso Cientifico-Humanísticas, na disciplina de Aplicações Informáticas, a turma no inicio da PES encontram-se no Módulo 2 Gestão de Base de Dados, em que a escola pretende proporcionar aos alunos uma aproximação a utilização de sistema de Gestão de Bases de Dados, compreenderem o Modelo Relacional, criação, edição e manutenção de tabelas, consultas, formulários e Relatórios, através do programa da disciplina elaborado no inicio do ano letivo. Este Relatório relata as vivências, as dificuldades sentidas e a reflexão feita sobre o processo desenvolvido.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada do mestrado em Ensino de Informática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioPublication . Pereira, Jorge Tiago Ferreira Lopes; Guerreiro, Pedro João Valente DiasO presente relatório enquadra-se no âmbito da conclusão da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve. Consta deste documento a descrição de todo o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu no período compreendido entre seis de Janeiro a catorze de Março de dois mil e catorze, integra no segundo ano do Mestrado em Ensino da Informática. A Prática de Ensino Supervisionada decorreu com uma turma de 11.° Ano de ensino secundário profissional e uma turma de 12.° Ano da área científico-humanísticos, na escola Secundária de Albufeira. Na turma de 11.° Ano do curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, com a disciplina de Redes de Comunicação, no início da Prática de Ensino Supervisionada, os alunos estavam a iniciar o Módulo 2: Redes de Computadores. Neste módulo pretende-se desenvolver conhecimentos práticos ao nível das redes locais de computadores. Abordam-se os modelos de comunicação standard (nas suas camadas que não implicam interligação de redes ou sub-redes), assim como o equipamento relacionado com as camadas desses modelos que são vocacionadas para as redes locais. Foram ainda desenvolvidas competências ao nível da instalação, configuração, normalização e teste de uma rede de computadores local. Estes são alguns dos pontos a desenvolver durante o período da Prática de Ensino Supervisionada. No que se refere à turma de 12.° Ano do curso Científico-humanísticas, na disciplina de Aplicações Informáticas, no Módulo 2: Gestão de Base de Dados, que pretende-se proporcionar aos alunos uma aproximação a utilização de sistema de Gestão de Bases de Dados, compreenderem o Modelo Relacional, a criação, edição e manutenção de tabelas, consultas, formulários e relatórios.