Browsing by Issue Date, starting with "2015-11-11"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Os adornos em concha do paleolítico superior da região de Murcia (Espanha)Publication . Martínez Martínez, Susana Victoria; Bicho, Nuno Gonçalo Viana Pereira FerreiraCompilam-se os dados disponíveis relativos aos adornos em concha do Paleolítico Superior da Região de Murcia, distribuídos por diferentes coleções de museu e procedentes de escavações em curso, e projetam-se no quadro geográfico e cronológicocultural da fachada mediterrânica da Península Ibérica Os dados foram reunidos em fichas individuais com fotografia à escala e informação de cada exemplar, e estruturados em três níveis de informação: o referido à localização dos exemplares, com pesquisa na bibliografia específica e na Carta Arqueológica da Região de Murcia; o descritivo, dedicado à identificação/revisão taxonómica das conchas, à sua medição, e à descrição do estado de conservação; e o interpretativo, que inclui uma análise preliminar da tecnologia da coleção. Esta compilação vai servir para a elaboração de uma base de dados que irá incluindo e somando os dados dos exemplares obtidos em presentes e futuras intervenções arqueológicas levadas a cabo na região.
- Indústrias líticas do plistocénico superior no Vale do Rôto (Bombarral): Lapa do SuãoPublication . Manso, Cláudia Maria Ferreirinha de Sousa; Bicho, Nuno Gonçalo Viana Pereira FerreiraSistematizam-se as indústrias líticas da ‘Lapa do Suão’, material maioritariamente desprovido de contextualização estratigráfica, mas sujeito a uma triagem por classes tecnológicas e incidência nas matérias-primas, complementada pelo exercício teórico-prático de relocalização dos conjuntos no interior da cavidade. Para tal procedeu-se ao mapeamento individualizado dos trabalhos anualmente efetuados no sítio arqueológico, esforço alicerçado numa leitura exaustiva dos relatórios de campanha. Mais se apresentam os resultados da análise tecnológica dos materiais líticos claramente identificados na série estratigráfica plistocénica, confirmando as ocupações do Magdalenense denunciadas pelas datas absolutas disponíveis (Haws, 2003; Bicho e Haws, 2011, 2012), avocando-se a presença de conjuntos do Tardiglaciar no enchimento de topo, com depósitos da transição plistocénica-holocénica (Nível Superior/Camada 1; Camada 2), e integrando-se cronoestratigraficamente o nível basal (Camada 10) no Gravettense português. Foi debatida a problemática da ocupação solutrense da gruta (Zilhão, 1997), sugerindo-se duas vias interpretativas para a ocorrência de uma lasca de adelgaçamento bifacial no solo paleolítico identificado, o nível 8 (Roche, 1974).
- O Estado social ativo: um novo paradigma legitimador das políticas públicas em PortugalPublication . Martins, João EduardoElabora‑se neste artigo uma reflexão crítica sobre as políticas de ativação estatal a partir da análise dos resultados empíricos de uma investigação sociológica sobre a implementação das políticas públicas de educação de adultos no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades. O novo paradigma de políticas públicas centrado na ideia de Estado social ativo é aqui questionado a partir das representações dos técnicos responsáveis pela implementação desta medida, uma vez que é possível constatar que nem todos os beneficiários são perspetivados como dispondo das características necessárias para ir ao encontro da ideologia estatal da ativação. A partir de um estudo qualitativo que recorre a entrevistas aprofundadas com formadores de adultos, foi possível construir uma tipologia de beneficiários que remete para uma diversidade de modos de relação com as propostas de ativação estatal.
