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Authors
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Abstract(s)
Elabora‑se neste artigo uma reflexão crítica sobre as políticas de ativação estatal a partir da análise dos resultados empíricos de uma investigação sociológica sobre a implementação das políticas públicas de educação de adultos no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades. O novo paradigma de políticas públicas centrado na ideia de Estado social ativo é aqui questionado a partir das representações dos técnicos responsáveis pela implementação desta medida, uma vez que é possível constatar que nem todos os beneficiários são perspetivados como dispondo das características necessárias para ir ao encontro da ideologia estatal da ativação. A partir de um estudo qualitativo que recorre a entrevistas aprofundadas com formadores de adultos, foi possível construir uma tipologia de beneficiários que remete para uma diversidade de modos de relação com as propostas de ativação estatal.
Description
Keywords
Desigualdades sociais Estado Social Educação de adultos Iniciativa Novas Oportunidades Políticas públicas
Pedagogical Context
Citation
João Eduardo Martins, « O Estado social ativo: Um novo paradigma legitimador das políticas públicas em Portugal », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 108 | 2015, colocado online no dia 16 Dezembro 2015, criado a 17 Dezembro 2015. URL : http://rccs.revues.org/6150 ; DOI : 10.4000/rccs.6150
Publisher
Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais
