Browsing by Issue Date, starting with "2015-11-13"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Síntese de trioxolanos e avaliação da sua atividade antiparasitária em Leishmania donovani e Toxoplasma gondiiPublication . Barros, Isa Cristina Barrocas de; Cristiano, Maria Lurdes SantosAs doenças negligenciadas são patologias encontradas principalmente entre as populações mais pobres, representando um enorme obstáculo na redução da pobreza e na promoção do desenvolvimento socioeconómico global. Entre as 17 patologias consideradas como doenças tropicais negligenciadas encontram-se a leishmaniose e a toxoplasmose, ambas provocadas por parasitas protozoários. A leishmaniose é causada por protozoários do género Leishmania e a infeção no Homem é transmitida pela picada de flebótomos. Existem 30 espécies de Leishmania que infetam mamíferos, incluindo o complexo de L. donovani. Por seu lado, a toxoplasmose é provocada pelo protozoário Toxoplasma gondii, que infeta a maioria das espécies de animais de sangue quente, incluindo humanos. A prevenção e o controlo destas patologias não estão assegurados, uma vez que os fármacos atualmente usados são antigos, caros, apresentam elevada toxicidade e, por vezes, a sua eficácia está comprometida devido a seleção de estirpes resistentes. A artemisinina e os seus derivados semissintéticos, são usados como fármacos de primeira linha no tratamento da malária, uma doença que resulta de infeção por protozoários do género Plasmodium. Estes compostos possuem uma ligação peróxido na estrutura, tida como essencial para a sua atividade farmacológica. O seu modo de ação é ainda objeto de debate. Porém, existem evidências da formação de espécies radicalares alquilantes, atuando através de interferência com proteínas de transporte e outros alvos específicos do parasita, com consequente perturbação da sua função mitocondrial e modulação da função imune do hospedeiro. A sua utilização no combate a doenças causadas por outros protozoários, para além de Plasmodium, tem sido equacionada nos últimos anos. Os 1,2,4-trioxolanos são ozonídeos facilmente preparados por ozonólise, obtendo-se bibliotecas destes compostos com variabilidade estrutural para estudos de relação estrutura-atividade e otimização de compostos líder. Alguns trioxolanos possuem atividade antimalárica, leishmanicida e anti-toxoplasma semelhante à exibida pelas artemisininas, podendo constituir uma boa alternativa a estes fármacos.
- Bela Vista Country Hotel & SpaPublication . Peregrino, Eduardo Manuel Grilo; Renda, Ana; Machado, AntónioA realização deste projeto surge no âmbito da frequência do segundo ano do curso de Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, lecionado na Escola Superior de Hotelaria e Gestão da Universidade do Algarve. O presente trabalho consiste na elaboração de um projeto que resulta de uma ideia de negócio e que tem como objetivo principal, a abertura de uma unidade de Turismo em Espaço Rural (TER) na aldeia de São Bartolomeu do Outeiro, no Alentejo central. O Bela Vista Country Hotel & Spa enquadra-se na tipologia de hotel rural, sendo a sua estrutura composta por 25 unidades de alojamento, restaurante, bar e Spa. Esta unidade hoteleira possui como um dos seus principais fatores de diferenciação o serviço e a localização, uma vez que se insere numa aldeia típica, com uma vista privilegiada sobre a planície e albufeira de Alvito, a poucos minutos da cidade de Évora e da barragem do Alqueva. O empreendimento dirige-se a um segmento médio/ médio-alto, principalmente residentes de grandes centros urbanos que procuram tranquilidade, contacto com a natureza, gastronomia e serviço de excelência. Salienta-se, neste domínio, o mercado nacional e identificam-se como principais mercados estrangeiros o alemão, o espanhol e o inglês. O projeto que se apresenta e a análise subjacente à sua preparação, leva-nos à constatação de que o Turismo possui um forte potencial de crescimento e tem tido um contributo muito importante para a economia nacional e, embora ao nível do TER, o Alentejo exiba números ainda pouco expressivos, a análise efetuada das tendências da procura mostra que a região tem um elevado grau de crescimento. Neste contexto, o trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto permite confirmar que o ambiente é favorável a um investimento desta natureza e que os resultados obtidos são muito encorajadores para avançar com o investimento. O projeto reúne, assim, condições para que, no futuro, se efetue uma candidatura à Linha de Apoio à Qualificação da Oferta do Turismo de Portugal.
- "Em Português, Se Faz Favor", de Helder GuéguésPublication . Nogueira, Adriana«A filha de um gramático deu à luz, após amorosa união, / uma criança do género masculino, feminino e neutro.» Depois de ler Em Português, Se Faz Favor (da editora Guerra e Paz, 2015), lembrei-me deste epigrama de Páladas (poeta de Alexandria, dos finais do séc. IV d.C.). Também Helder Guégués (não é engano, tem mesmo dois acentos), revisor de texto, encara a língua com humor e ironia, mas sempre com muita seriedade. São assim os seus comentários nos blogues (de que sou leitora assídua) que manteve (Assim Mesmo) e mantém (Linguagista) e nos quais se inspirou para muitas das entradas deste Guia Fundamental para Escrever bem, de subtítulo. Aí, onde o objetivo não é serem um tira-teimas da língua portuguesa, Helder Guégués é muito divertido, pela mordacidade com que critica os erros que vai lendo nos jornais e nos livros ou ouvindo na rádio e na televisão, muitas vezes nem explicando que erro é esse. Porém, nesta obra que não é para especialistas, mas que se dirige «antes a todos os falantes comuns que querem e precisam, exprimir-se melhor em português» (p.21), o autor contém um pouco o sarcasmo, tem o cuidado de explicar o que está errado e indica a forma correta. O livro tem exemplos de vários tipos (géneros, numerais, regências verbais, etc.), como se pode ver pelo índice, dos quais aqui vou apresentar apenas alguns, para ficarmos com uma ideia do que podemos aprender.
- Quimioterapia da dengue: fármacos disponíveis e perspectivas de novas terapêuticasPublication . Fraqueza, Pedro Gil Matias; Cristiano, Maria Lurdes SantosA dengue é uma infeção viral aguda transmitida ao homem através da picada de mosquitos do género Aedes, principalmente as espécies Aedes aegypti e Aedes albopictus. A dengue tornou-se uma das principais preocupações de saúde pública internacional, sendo considerada actualmente a mais importante arbovirose. Mais de 50% da população afetada por dengue vive em áreas de risco e cerca de 50% vive em países onde a doença é endémica. O número de focos de dengue aumentou na última década, o que contribuiu para o aumento anual da população em risco. A OMS estima que mais de 3,5 biliões de pessoas estão em risco de infeção pelo vírus da dengue (DENV), surgindo cerca de 390 milhões de novas infeções em cada ano, das quais 96 milhões são sintomáticas. Ainda não foi encontrada uma terapêutica específica para o tratamento da dengue, sendo usados fármacos aprovados para o tratamento de outras patologias. Os fármacos mais utilizados são agentes antivirais, de entre os quais se destacam os inibidores da protéase viral. São também utilizadas tetraciclinas e anti-inflamatórios não esteroides bem como os antimaláricos Cloroquina e Amodiaquina, que são utilizados sobretudo em infeções causadas pelo vírus da dengue tipo II. São ainda usados inibidores da helicase, como o Ivermectin, e compostos da classe das tiazolidinonas, que atuam como inibidores da metiltransferase. A dissertação apresentará uma revisão da literatura relativamente a vários aspetos da patologia, nomeadamente, da epidemiologia, etiologia, caraterização do vírus e do seu ciclo de vida, diagnóstico e terapêutica da doença, profilaxia, estratégias de controlo do vírus e perspetivas futuras (vacinas, novos fármacos). A última parte da dissertação descreve o trabalho laboratorial realizado na síntese de alguns derivados quinolínicos. O potencial desta classe para terapia da dengue foi avaliado in silico com modelos de proteínas específicas. Os compostos preparados poderão ser submetidos a testes de atividade.
- Relé diferencial numérico para proteção de transformadoresPublication . Rafael, Filipe Monteiro; Oliveira, L. M. R.Devido ao seu elevado custo e à importância que os transformadores têm nos sistemas de energia elétrica é essencial garantir o correto funcionamento dos seus dispositivos de proteção, por forma a isolar os defeitos ainda numa fase inicial, e assim evitar avarias catastróficas, minimizando os danos no transformador e reduzindo o período e custos de indisponibilidade. O aperfeiçoamento dos sistemas de proteção dos transformadores revela-se assim de extrema relevância, por forma a aumentar a fiabilidade global dos sistemas de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica. O desenvolvimento e aperfeiçoamento de novos dispositivos de proteção requer um sistema de teste e aquisição de dados que permita ensaiar de forma rápida e flexível as diferentes especificidades dos algoritmos de proteção. O trabalho apresentado nesta dissertação tem por objetivo o desenvolvimento de um relé diferencial numérico. O hardware do relé assenta na placa de aquisição de dados PCI‐6070E da National Instruments, cujas entradas analógicas vão ser utilizadas para efetuar a aquisição digital dos sinais de corrente e de tensão. As saídas analógicas permitem emitir um sinal relativo ao disparo da proteção e enviar um sinal para introduzir uma avaria no sistema. Através de uma aplicação desenvolvida em ambiente Simulink, o relé diferencial numérico permite ensaiar de forma rápida e flexível as diferentes especificidades dos algoritmos de proteção. Permite ainda, em tempo real, detetar a ocorrência de defeitos internos no transformador, identificar e distinguir outras perturbações no sistema de energia elétrica, registar automaticamente as anomalias que ocorram no sistema de energia elétrica e emitir o sinal para abertura do circuito. O correto funcionamento do relé diferencial numérico proposto é demonstrado através da realização de diversos ensaios, que permitem testar as várias características do sistema desenvolvido.