Browsing by Issue Date, starting with "2015-12-03"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Papel das proteínas de choque térmico na apoptose mediada por espécies reativas de oxigénio em culturas celularesPublication . Terrinca, Jorge Miguel Almeida; Madureira, Patrícia Alexandra Saraiva; Moratinos, Ana Beatriz RodríguezAs consequências negativas do stress fazem-se sentir em todos os componentes celulares desde o ADN às membranas lipídicas, passando pelas proteínas, podendo mesmo ter como última consequência a morte celular programada (apoptose). Por forma a minimizar os danos causados por stress as células possuem uma complexa maquinaria de resposta a qualquer alteração ambiental que coloque em causa a sua homeostasia. Entre os sistemas mais eficazes encontram-se as proteínas conhecidas de choque térmico (Heat Shock Proteins, HSP) que atuam tanto ao nível mitocondrial controlando a libertação de proteínas pró-apoptóticas, como ao nível pós-mitocondrial impedindo a ativação de caspases. Apesar do papel citoprotetor estar bem estudado em diversos tipos celulares, pouco se sabe acerca do efeito das HSP quando sobre-expressas em linhas linfoides humanas como a U937. Assim sendo, seria interessante caraterizar o papel destas proteínas (HSPs) num modelo de apoptose induzida, quer por espécies reativas de oxigénio (Reactive Oxygen Species, ROS) através de peróxido de hidrogénio (H2O2), quer por sobrecarga de cálcio intracelular induzida por tapsigargina (TG) na linha celular cancerígena U937. De seguida verificou-se o efeito da sobre-expressão de HSPs num modelo de viabilidade/morte celular induzida por H2O2 ou TG. O último passo foi averiguar se a morte celular estava relacionada com a via das caspases, para tal procedeu-se à medição da atividade da caspase-3 sob as mesmas condições. Os resultados mostraram uma diminuição da expressão de HSP70 e HSP90 após 24 h de tratamento com H2O2 (60 μM) e TG (2,5 μM) comparativamente com células U937 não tratadas. O H2O2 (60 μM) e a TG (2,5 μM) também se mostraram eficazes em diminuir a viabilidade celular para 70 % e 40 %, respetivamente. Viabilidade esta que é completamente restaurada na presença de 1 ng/mL de HSP47, HSP60, HSP70 e HSP90 em células tratadas com H2O2 (60 μM), mas não em células tratadas com TG (2,5 μM). Resultados similares são observáveis nos testes para avaliação da atividade de caspase-3, ou seja, a TG (2,5 μM) é mais eficaz na sua ativação do que o H2O2 (60 μM), e apenas o efeito do H2O2 pode ser revertido por HSPs.
- Avaliação de projectos: energias renováveis e eficiência energética em Cabo VerdePublication . Pereira, José Augusto Varela Mendes; Mortal, António BaltazarO consumo excessivo de combustíveis fosseis, agravando as emissões de gases de efeito estufa, bem como o défice no fornecimento e na distribuição da electricidade, colmatado a apresentação de um Produto Interno Bruto (PIB) quase nulo face ao consumo interno, onde sobressai a abundância dos recursos renováveis, representam os principais motivos na qual justificam uma forte aposta dos responsáveis políticos no sector das energias renováveis e eficiência energética, de forma de amenizar esta situação. Neste contexto, o trabalho tem como objectivo principal o estudo e a avaliação de projectos no âmbito de aproveitamento das energias renováveis, o que vai ao encontro da essência do mestrado, Energias Renováveis e Gestão Energética (MERGE), tendo a Direcção Geral de Energia Cabo Verde (DGE) como a instituição de acolhimento. A DGE tem como finalidade tornar Cabo Verde o país cada vez mais verde, isto é, apostar forte no desenvolvimento de energias renováveis, onde o potencial estimado é de 2.600 MW de energias renováveis, tendo sido identificados mais de 650MW de projectos concretos com custos inferiores aos dos combustíveis fósseis. A predominância da energia solar e a alta disponibilidade da energia eólica representam há excelência de recursos no país. Para além de energias renováveis, a DGE tem como outros objectivos também de extrema importância, a eficiência energética. Cabo Verde assume a ambição até 2020 de estar no “Top 10” dos países com maior taxa de penetração de energias renováveis. Com o conhecimento das duas vertentes, Energias Renováveis e Eficiência Energética, foram apresentadas propostas no sentido de integrar as actividades de análise de projectos incluindo novas ideias. Este grande desafio não só permitirá ganhos económicos ao país, através da diminuição da dependência de combustíveis fosseis, bem como na redução significativa de emissões de gases efeito estufa.
- Crescimento da atividade turística em Faro através de experiências criativasPublication . Bexiga, Nuno José Rodrigues Duarte; Guerreiro, Manuela; Mendes, JúlioO principal objetivo da presente dissertação foi o de dar um contributo para o desenvolvimento do turismo na cidade de Faro, na perspetiva de criação de novas atividades turísticas empresariais, tendo em atenção os constrangimentos atuais a nível de investimentos públicos. Para alcançar este objetivo o autor propõe-se estudar os recursos com potencial interesse turístico da cidade de Faro com o intuito de formular ideias para novas atividades turísticas. A análise estatística indica que o turismo é um setor em crescimento a nível global, a nível nacional, regional e até local, dando excelentes indicações sobre a atratividade deste setor. O concelho de Faro tem uma situação central na região turística consolidada que é o Algarve, mas é dos concelhos da região menos desenvolvidos em termos turísticos. A revisão da literatura aponta para soluções enquadradas nas novas tendências de experiências culturais e criativas, para um novo turista que pesquisa e adquire viagens na internet, é mais formado e interessado, procurando nos seus momentos de lazer algumas oportunidades de aprendizagem e enriquecimento cultural. A metodologia de investigação assenta num estudo exploratório com base no conceito de Estudo de Caso, realizado através de Análise Documental, Observação Participante, Análise de Inquéritos a turistas e Entrevistas a painel de peritos, de modo a obter uma visão abrangente do fenómeno e uma boa base de captação de informação, com o envolvimento de entidades com responsabilidades no turismo local, peritos, profissionais de turismo e turistas. Da investigação realizada conclui-se que Faro tem um forte potencial para desenvolvimento turístico, devendo apostar no curto prazo, na captação dos turistas que estão alojados noutras regiões do Algarve para uma visita a Faro, tendo como principais recursos o património histórico e cultural no Centro Histórico da cidade e o Parque Natural da Ria Formosa. Faro assume-se assim como um produto complementar para uma visita de um dia, proporcionando experiências criativas a nível cultural, científico e outras. Na conclusão do estudo são apresentadas algumas ideias para o desenvolvimento futuro de novos produtos turísticos.
