Browsing by Issue Date, starting with "2015-12-17"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Novas abordagens no desenvolvimento de fármacos modificadores da doença de AlzheimerPublication . Simões, Diana Sofia dos Santos; Rocha, JoãoA doença de Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais comum, afeta 25 milhões de pessoas em todo o mundo, o que corresponde a cerca de 60-70% de todos os casos de demência. As principais características neuropatológicas são depósitos extracelulares de péptidos β-amilóide que formam placas amiloides, emaranhados neurofibrilares intracelulares de tau hiperfosforilada no cérebro e perda de neurónios. As primeiras manifestações clínicas são perda progressiva da memória e deterioração das funções cognitivas. Atualmente ainda não existe um mecanismo exato que explique a fisiopatologia da doença de Alzheimer, no entanto a cascata metabólica amiloide e a modificação pós-tradução da proteína tau são consideradas as hipóteses mais importantes. Outros mecanismos têm sido considerados como disfunção de neurotransmissores, a disfunção mitocondrial, o stress oxidativo, os fatores genéticos e ambientais. Os tratamentos atuais disponíveis para a doença de Alzheimer não alteram a progressão da doença, estão limitados ao alívio dos sintomas cognitivos, comportamentais e psicológicos. Existem duas classes de fármacos aprovadas que são os inibidores da acetilcolinesterase e os antagonistas dos recetores de glutamato de N-metil-D-aspartato. De momento ainda não existem fármacos modificadores da doença de Alzheimer disponíveis, mas no entanto muitos encontram-se em desenvolvimento em ensaios clínicos de fase III e destinam-se a modificar as etapas patológicas que conduzem à doença. As terapias modificadoras da doença em estudo têm como alvos principais a Aβ e a proteína tau e também a inflamação e os danos oxidativos. Os resultados obtidos nos ensaios clínicos realizados foram muito variáveis pelo que houve ensaios que não apresentaram resultados positivos, outros foram interrompidos devidos a reações adversas graves e outros apresentaram resultados inconsistentes. Por outro lado, alguns dos ensaios clínicos realizados obtiveram resultados positivos e promissores e ainda se encontram em estudo. Os resultados demonstram que ainda há um longo caminho a percorrer no desenvolvimento de fármacos modificadores da doença de Alzheimer mas no entanto os esforços a nível da investigação devem ser continuados de forma a melhor compreender a fisiopatologia da doença e a encontrar um tratamento efetivo para a mesma.
- Avaliação da contaminação microbiológica e da resposta ao stress ambiental em moluscos bivalves da Ria FormosaPublication . Cabral, Marina Lameirinhas; Soares, Florbela; Esteves, EduardoA Ria Formosa é a região mais importante para a produção de moluscos bivalves na costa sul de Portugal. Este estudo avalia a contaminação microbiológica e características bioquímicas indicadoras de stress de moluscos bivalves (Ruditapes decussatus) provenientes de áreas de produção de duas Zonas da Ria Formosa (uma área mais povoada, Faro-Marchil (A), e uma área menos povoada, Cacela-Vila Real de Santo António (Cacela-VRSA) (B), que foram analisadas mensalmente, entre agosto de 2012 e julho de 2013. Os níveis de Escherichia coli, Vibrio spp. e bactérias marinhas totais foram analisados e relacionados com perfis de temperatura e precipitação. Os níveis mais elevados de E. coli foram encontrados em bivalves provenientes de Faro-Marchil, durante períodos de temperaturas mais elevadas (verão), devido, principalmente, ao aumento da população durante o verão nessa área. Embora os valores obtidos se encontrem dentro dos valores correspondentes ao estatuto sanitário desta zona (Classe B). Os níveis mais elevados de E. coli em Cacela-VRSA foram observados especialmente durante o inverno, provavelmente devido a fontes difusas de descargas fecais. Para ambas as áreas, os níveis mais altos de Vibrio spp. foram encontradas em fevereiro e março de 2013; estes meses correspondem a um nível mais elevado de bacterioplâncton na Ria Formosa. Níveis mais baixos de Vibrio spp. foram encontrados em outubro de 2013 em ambas as áreas de produção de bivalves. O índice de peroxidação lipídica em amostras de amêijoa-boa em Faro-Marchil e em Cacela-VRSA foram ligeiramente mais elevados nos meses de verão e de Outono. A análise destes resultados pode ser particularmente útil para o desenvolvimento de pesquisas sanitárias e avaliar os riscos à saúde humana associados ao consumo de bivalves, com a consequente melhoria da qualidade dos bivalves comercializados, resultar em agregação de valor ao produto final.
- Memórias não atendidas e supressão: uma adaptação do Paradigma Think/No-Think para a população portuguesaPublication . Vicente, Vanessa Maria Rocheta Pires Bota; Reis, AlexandraVários estudos têm demonstrado que a supressão de memórias não atendidas/indesejadas prejudica a sua posterior recuperação, mesmo quando é feito um esforço para as recordar. Esta supressão de memórias tem sido explicada através da ação de mecanismos executivos/inibitórios que exercem controlo sobre estas mesmas memórias, suprimindo-as. Neste contexto, pretendemos dar continuidade às investigações efetuadas e, desta forma, comprovar esta premissa através da validação do paradigma Think/No-Think (TNT) para a população portuguesa. Foram avaliados 72 participantes (48 mulheres e 24 homens) com uma idade média de 22.13 anos (± 2.43) e uma escolaridade média de 15.42 anos (± 1.60). Foram selecionados 50 pares de palavras (12 think, 12 no-think, 12 baseline e 14 fillers) para a tarefa experimental constituída por seis fases (Aprendizagem; Ciclos de Teste-Feedback; Teste Critério; Treino para a Fase TNT; TNT e Memória com a Simple Probe (SP) e com a Independent Probe (IP). Os resultados obtidos foram concordantes com a maioria dos trabalhos prévios. Verificámos que os participantes suprimiram mais os pares no-think comparativamente aos baseline, o que comprova que quanto mais esforço fazemos para suprimir memórias indesejadas mais facilmente permanecem no inconsciente. Este resultado verificou-se tanto quando foram dadas pistas inicialmente treinadas (SP) como com pistas não estudadas (IP). Desta forma corroboramos a hipótese da supressão, uma vez que as memórias são inibidas independentemente das pistas utilizadas. O facto dos participantes evocarem mais pares think comparativamente aos baseline (em ambas as provas), fortalece a ideia de que o treino dos think reforça a sua permanência na mente, contrariamente aos pares baseline não treinados. A adaptação da tarefa TNT para o Português Europeu não só apoiou o descrito na literatura relativamente à supressão de memórias não desejadas como mostrou ser adequada para o estudo da supressão de memórias que poderá ser estendido a diferentes populações clínicas.
- Acessibilidade e mobilidade no espaço público dos centros históricos: proposta de um percurso histórico-cultural acessível no núcleo histórico Vila Adentro de FaroPublication . Costa, Sónia Silva; Batista, Desidério; Cunha, FilipeO centro histórico é um elemento da malha urbana fundamental para a história da cidade. Encontra-se, muitas vezes, delimitado por muralhas, e apresenta uma estrutura densa e compacta. A sua localização, assim como a topografia, processo de evolução, adaptação ao contexto local, permitem que apresente as suas próprias características e uma ambiência exclusiva, que necessitam de ser preservadas. O espaço público destes centros apresenta várias limitações no que toca a condições de acessibilidade e mobilidade, quer pela tipologia dos espaços, traçado irregular, estreitamento das ruas e pavimentos utilizados, quer pela elevada circulação/estacionamento automóvel e o elevado número de devolutos, associado à baixa capacidade socioeconómica e ao envelhecimento da população residente. A resolução para estes problemas está nas soluções técnicas, formais e estéticas que respeitem o espírito do lugar, integrando-as nos Planos de Acessibilidade e Mobilidade Pedonal da cidade ou região. Um centro histórico integrado numa cidade com uma mobilidade equilibrada, conectado por uma rede pedonal, permite contrariar os atuais padrões de crescimento urbano. As soluções mais comuns são a libertação/disciplina do trânsito e estacionamento automóvel, a sua coexistência com o peão, medidas de acalmia de tráfego, ruas exclusivamente pedonais, eliminação de barreiras arquitetónicas e urbanísticas, melhoria na oferta de transportes públicos e promoção da multifuncionalidade dos espaços. A falta acessibilidade e mobilidade em núcleos urbanos tem vindo a assumir uma relevância crescente, no entanto ainda se revela insuficiente. A proposta de um Percurso Histórico-Cultural Acessível no Núcleo Histórico Vila Adentro, constitui uma oportunidade para o planeamento sustentável de Faro, contribuindo para a afirmação da sua centralidade e uma oportunidade de reabilitação do espaço público, melhorando as suas acessibilidades e mobilidades, tornando-o mais apelativo e convidativo, atraindo e gerando o mais variado tipo de vivências e contrariando os processos de abandono e degradação que tem sofrido nas últimas décadas.
- Genetic and functional analysis of the PDB6 locus in Paget's disease of bonePublication . Silva, Iris Alexandra Lopes da; Cancela, LeonorPaget’s disease of bone (PDB) is the most frequent metabolic bone disease after osteoporosis, and despite having a strong genetic component, Sequestosome 1 is the only gene directly linked, so far, to this disease. Genome wide linkage and association studies have suggested an association of PDB6 locus with PDB, however no functional studies were performed to try to explain that association. The main goal of this work was to assess the relative contribution of each significant variant identified in the PDB6 locus to the functionality of the candidate genes and their involvement in PDB pathophysiology. In this regard we analyzed the entire PDB6 locus to search for the best candidate genes likely to be involved in bone metabolism. OPTN, CCDC3, UCMA/GRP, CAMK1D, PHYH and SEPHS1 were selected and screened for genetic variants. Together with the variants found in a previous work from our group (Michou et al 2012) we studied 82 genetic variants, from which we selected rs2234968 and rs3829923 for an association study. The results showed that only rs2234968 was significantly associated with PDB (p-value = 6 x 10-3). In addition, we assessed the effect of a rare variant (RV) found in one PDB patient, RV -9906, and rs1561570, a SNP in OPTN strongly associated with PDB. Our functional studies showed that (i) rs3829923 was responsible for an increase of OPTN promoter activity due to the appearance of new binding sites for activator nuclear factors E47 and E2F1, while (ii) RV -9906 was responsible for an increase of OPTN promoter activity but due to the loss of SP1 binding and consequent loss of its inhibitory effect in gene transcription. Rs2234968 was found to be in linkage disequilibrium with two SNPs that changed OPTN splicing, thus creating a premature stop codon, and probably resulting in a nonfunctional protein. In this work we showed that rs1561570, the SNP most associated to PDB, was responsible for the loss of a methylation site that subsequent increase in OPTN expression, which in turn increases NF-κB translocation into the nucleus and activation of NF-κB target genes. This will explain the increase in number and activity of the osteoclasts of PDB patients carrying of the rs1561570. In this work we provide new insights about OPTN regulation and its role in bone metabolism, with emphasis in osteoclastogenesis, and more importantly the contribution of OPTN variants to PDB pathophysiology.
- Anticoagulantes orais: velho versus novoPublication . Peres, Daniela Sofia Lúcio; Rocha, João Pedro Fidalgo; Simões, Delminda Maria da CostaA anticoagulação oral é uma terapêutica eficaz para o tratamento e prevenção de distúrbios tromboembólicos. Em Portugal, a varfarina e o acenocumarol têm sido classicamente o pilar da terapêutica anticoagulante oral utilizada no combate deste “flagelo” social. A eficácia destes fármacos já foi devidamente comprovada em ensaios clínicos e neste momento são ainda os fármacos indicados para o tratamento e prevenção da maioria das patologias associadas a distúrbios trombóticos da coagulação. Atualmente, assiste-se a uma mudança no universo da terapêutica anticoagulante oral. Nos últimos anos, com o intuito de revolucionar os procedimentos clínicos e beneficiar os doentes, foram introduzidos no mercado novos fármacos com melhorias em relação aos “velhos” anticoagulantes. O Dabigatrano, apixabano e rivaroxabano constituem as novas moléculas comercializadas em Portugal. Relativamente à varfarina e ao acenocumarol, estes “novos anticoagulantes” apresentam como principal vantagem a ausência de uma monitorização regular e como principal desvantagem a ausência de antídotos para reversão de emergência. Apesar destes novos anticoagulantes orais serem muito atrativos por não necessitarem de monitorização, a sua utilização ainda é limitada devido ao seu preço mais elevado e às limitações clínicas de utilização em patologias específicas e grupos especiais (tais como idosos e insuficientes hepáticos e renais). Assim, ainda é bastante comum a utilização na prática clínica dos derivados cumarínicos (varfarina e acenocumarol), que, devido a uma estreita janela terapêutica e inúmeras interações farmacológicas e alimentares, necessitam de um controlo de INR apertado. Por outro lado, visando contrariar o desconforto causado aos doentes pelas deslocações mensais a unidades de saúde ou laboratórios, o corpo científico de várias empresas do ramo farmacêutico tem reunido esforços para o desenvolvimento de novas técnicas de monitorização para os doentes hipocoagulados. A utilização dos novos anticoagulantes orais revela ser um domínio científico ainda por descobrir. Apesar de já existirem dados farmacocinéticos relevantes, as novas moléculas ainda carecem de antídotos capazes de reverter eficazmente o seu efeito.
- Relatório de atividade profissionalPublication . Magalhães, Sara Mesquita Abranches de; Castro, MargaridaSendo licenciada em Biologia Marinha e Pescas desde 2000, com plano curricular “Pré-bolonha”, remeto o presente relatório para demonstrar, de acordo com o Despacho Reitoral Nº 033/2011, que possuo “experiência profissional relevante na área científica dominante deste curso, superior a 5 anos”, de forma a “requerer a substituição das unidades curriculares Projeto de Tese e Dissertação pela apresentação de um Relatório de Atividade Profissional”. O meu percurso profissional dividiu-se em duas fases: (1998-2004) investigadora do Grupo de Cetáceos do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (DOP/UAç) e (2005-presente) co-fundação da iniciativa privada “Mar Ilimitado Lda” em Sagres. No percurso profissional no DOP/UAç destaco o envolvimento em projectos científicos sobre (i) o desenvolvimento do 'whale-watching' na região, (ii) áreas marinhas protegidas e (iii) ecologia e estrutura populacional de cachalotes e roazes, que resultaram em publicações de autoria/co-autoria em revistas científicas, participação/comunicações em encontros científicos e grupos de trabalho, bem como em contribuições para a elaboração da primeira Legislação Regional (pioneira a nível nacional) que regulamenta a Observação Turística de Cetáceos, e subsequentes Portarias. Além da experiência de coordenação e embarque científico, planeamento e execução de projetos científicos e formação a técnicos e voluntários, possuo experiência em técnicas no estudo de cetáceos (à data pioneiras a nível nacional): biópsias; censos acústicos; monitorização remota de cetáceos; telemetria de cetáceos; entre outras (não pioneiras) como a foto-identificação. Durante a segunda fase do meu percurso profissional (co-fundação da empresa) em 2005, realço o empreendedorismo (que resultou na criação do meu próprio emprego e de postos de trabalho a vários biólogos marinhos) e inovação (aliando o turismo à investigação). Além da administração da empresa, e enquanto investigadora principal, oriento teses e estágios profissionais, realizo seminários, palestras e workshops regularmente a diferentes públicos-alvo (estudantes universitários, escolas, turistas,) e participo como autora/co-autora em comunicações científicas.
- The impact of the Arrábida Marine Park (Portugal) on the decapod crustacean Eualus cranchii: a case studyPublication . Reis, Joana Rita Rebelo dos; Castro, Margarida; Bartilotti, CátiaMarine protected areas (MPAs) have been widely suggested as a tool for fisheries management, conservation goals and mitigation of other negative impacts of humans on the oceans. Within MPAs, sub-areas can be considered including Fully Protected Areas (FPA) and Partially Protected Areas (PPA), each one with different restrictions regarding anthropogenic activities. They can contribute to the increase of abundance and biodiversity of marine species and habitat improvement. This study aims to observe the abundance of the decapod crustacean Eualus cranchii at two different depths (surface and bottom) within fully- and partially- protected areas of the Arrábida Marine Park on the west coast of Portugal, in order to understand the effect of a protected area on the abundance of this species. Samples were collected every two weeks, from April to September 2013 at a fixed location in the FPA and PPA using Standard Monitoring Units for Recruitment of Fish (SMURFs), a tool that measures recruitment and settlement patterns in a repeatable way, helping to determine fish larval sources and sinks. A Three-Way ANOVA was performed to observe the existence of differences in abundance of E. cranchii as a function of protection type (FPA and PPA), depth (surface and bottom) and time (April, July and September). All level interactions were considered. The results showed that all three main factors were significant. Higher abundances are associated with FPA with about 77 % of the total number of individuals of E. cranchii present. With respect to depth 88 % of the individuals were found on the bottom. The highest larval abundance was recorded in July, representing 77 % of the total individuals analyzed in this study. Additionally, there was a significant interaction of time with protection level indicating that there were different trends along time in each area. Overall, MPAs can be viewed as a valuable tool to protect species abundance and diversity, yet they should not be considered as a final solution as other large-scale effects and subsequent community changes in coastal areas may also influence the abundance and distribution of marine species.