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- A relação entre as famílias e os adultos institucionalizados: um projeto no centro de dia “O Pontão”Publication . Macedo, Nilza Tatiana Videira; Almeida, António Fragoso deA presente investigação desenvolveu-se no concelho de Tavira na Associação de Solidariedade Social da Conceição de Tavira - “O Pontão”, mais concretamente no Centro de Dia. Tendo em conta que um dos malefícios da institucionalização das pessoas mais velhas é a quebra das redes sociais e, por conseguinte, a desresponsabilização familiar, pretendeu-se levar a cabo um projeto de intervenção que pudesse incidir sobre a problemática da desresponsabilização familiar. Neste sentido, esta investigação teve como objetivo principal promover uma melhor relação entre os idosos, as suas famílias e a instituição. Para tal, foi necessário compreender as dinâmicas familiares e, por conseguinte, os fatores que estão envolvidos na forma como a família apoia, ou não, os seus idosos em contexto familiar e institucional. Assim sendo, considerou-se a Investigação-Ação como a opção metodológica mais viável, uma vez que permitiu investigar e agir sobre o contexto em estudo. Esta investigação resulta num 1º ciclo de investigação-ação, no qual através do recurso a várias técnicas de recolha de informação foi possível: conhecer o contexto em análise; compreender a forma como os idosos e as suas famílias de relacionam; testar e aplicar práticas e políticas institucionais, com a finalidade de melhorar a ação da instituição junto dos idosos de forma a potenciar um relacionamento saudável e harmonioso entre Idosos- Família - Instituição.
- Sabem as crianças posicionar-se na terra e no sistema solar? Talvez!Publication . Caninas, Ana Marta Esteves; Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos; Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha DionísioO relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) denomina-se Sabem as crianças posicionar-se na Terra e no Sistema Solar? Talvez!, e foi realizado no âmbito da unidade curricular de PES, no ano letivo 2014/2015. A investigação decorreu num jardim-de-infância de Faro e teve como principal objetivo o estudo das conceções das crianças, em contexto pré-escolar, acerca da temática “Eu/a criança no planeta Terra”. O processo foi desenhado para integrar um conjunto de ações, a ocorrer de forma sequencial e com aumento do grau de complexidade, promotor de construção de conhecimento novo na área da astronomia. O grupo de crianças que participou no estudo tinha maioritariamente, quatro anos de idade. Os conceitos explorados foram: a representação das crianças quanto ao seu posicionamento na Terra, ou seja, localizados na superfície da crusta terreste ou no interior do planeta, e a demonstração, com recurso a atividades lúdicas e a modelos, da relação do fenómeno do Dia e da Noite, relacionados com a posição da Terra no Sistema Solar. Após o desenvolvimento do projeto investigativo, podemos concluir que a maioria das crianças, participantes neste estudo, sabem: posicionar-se na Terra, desde que estejam na presença de um modelo 3D do planeta; associar o Sol ao fenómeno do Dia e a ausência de Sol ao fenómeno da noite; reconhecer um objeto que emita luz e o recetor da luz, como objeto iluminado; reproduzir o movimento de rotação da Terra na presença de uma fonte de luz para desencadear uma representação dos fenómenos do Dia e da Noite. Considera-se que os procedimentos e as metodologias adotados promoveram evolução de conhecimento nas crianças, em domínios da astronomia.