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- A importância da autoestima para um desenvolvimento harmonioso: “Sinto-me amada e capaz, vou alcançar as estrelas!”Publication . Cremers-Laurent, Alice Jacqueline; Martins, Maria HelenaO presente relatório enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar. Desenvolveu-se no período de 17 de novembro de 2014 a 13 de maio de 2015. Surgiu da necessidade sentida em tentar alcançar uma melhor compreensão da influência e importância da autoestima no desenvolvimento da criança e de conhecer estratégias adequadas para promover o desenvolvimento da autoestima no jardim de infância. Foi adotada uma metodologia qualitativa em que se procurou realizar um estudo de caso a uma criança. Para promover a autoestima da criança foram postas em prática diversas estratégias de intervenção e atividades. Os dados foram recolhidos através da observação direta e participativa e através de um questionário à educadora e à mãe da criança e ainda uma entrevista à mãe da criança. Os resultados obtidos sugerem que a promoção da autoestima é de grande relevância para o desenvolvimento das crianças. Se estas se sentirem estimadas e valorizadas desenvolverão mais confiança em si, uma maior iniciativa e autonomia para se lançarem em novas aprendizagens e, por consequência um maior desenvolvimento global.
- Insolvências e recuperação de empresasPublication . Teixeira, Maria Teresa Baltazar Vestia; Salsa, LeonorAs insolvências em tempos de crise são um fenómeno com grande visibilidade. Para reverter esta realidade, o governo viu-se na obrigação e por imposição das instâncias internacionais que nos apoiaram, de adotar medidas e mecanismos que possibilitassem revitalizar o tecido empresarial nacional e protege-los dos impactos negativos e dos efeitos da crise económica. A recuperação das empresas evitando as insolvências era o propósito das medidas adotadas e das alterações introduzidas na lei. O presente trabalho pretende contribuir para uma melhor compreensão e aplicação dos diversos mecanismos disponíveis na reorientação das empresas em dificuldade, evidenciando as melhores práticas. Recolheram-se elementos, nomeadamente casos concretos, um Processo Especial de Revitalização (PER), um processo do Sistema de Revitalização de Empresas por Via Extrajudicial (SIREVE) e uma insolvência com liquidação. Dilucidou-se numa abordagem prática e demonstrativa dos procedimentos a ter em casos congéneres, apesar de que, cada caso é único, pelas suas características e pela evolvente. Foram ainda colhidos elementos estatísticos, cujas fontes são os sites oficiais do Ministério da Justiça, do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas Industriais (IAPMEI). Os resultados da análise dos elementos e dos processos passa-nos a ideia que os mecanismos estão a funcionar, nem sempre com os melhores resultados sendo a contextualização de cada caso, um fator deveras importante. Parece haver ainda um longo caminho a percorrer e foi nesse sentido a abordagem deste trabalho. Acredita-se que se possa melhorar a dinâmica do SIREVE com um estudo aprofundado, de forma a mitigar particularmente as lacunas, tornando-o mais atrativo, o que seria gratificante para o mecanismo em si mesmo e para as empresas.
- Animação comunitária em meio rural: o caso do centro de convívio de ParisesPublication . Martins, Cláudia de Jesus; Almeida, António Fragoso deAs regiões rurais e serranas do nosso país, têm vindo a apresentar diferentes problemas dignos de reflexão e de intervenção. A maioria dessas problemáticas estão associadas ao envelhecimento da população e ao abandono do território, sendo por isso necessário criar respostas e estratégias adequadas para inverter ou travar esta situação. Parises é um dos sítios da serra do concelho de São Brás de Alportel, que em 2012 sofreu um grande incêndio que queimou metade do seu território e quase toda a zona serrana. A partir dessa altura foi criado um plano de intervenção para auxiliar esta população, no sentido de minimizar o impacto dessa calamidade. Terminado esse plano e devido aos seus bons resultados, a autarquia deu continuidade ao trabalho de animação comunitária, seguindo os mesmos moldes da intervenção anterior. Perante esta realidade, procurou-se com o presente trabalho-projeto apoiado na intervenção realizada, refletir criticamente sobre as atividades realizadas num período de 6 meses e perceber se estas se enquandram, ou não, no âmbito da animação comunitária como estratégia da educação de adultos, averiguando se existe efetivamente desenvolvimento comunitário na população em estudo. Esta investigação seguiu uma metodologia qualitativa de investigação-ação, com recurso às técnicas de observação participante, conversas e entrevistas informais, com uma população de 30 participantes regulares e 8 dinamizadores das atividades. Os dados obtidos foram objeto de uma análise crítica articulada com o enquadramento teórico. Os resultados mostram por um lado, respostas bastante favoráveis quanto à socialização, convivialidade e valorização de uma aprendizagem permanente associadas à ocupação dos seus tempos livres com as atividades realizadas no centro de convívio de Parises. Por outro lado, uma análise mais profunda resultante da observação e da triangulação de dados de outras fontes, mostra que embora se tenha conseguido uma dinâmica interessante nesta comunidade, não existem sinais de uma dinâmica típica de desenvolvimento comunitário e que será necessário reformular alguns pontos da ação comunitária neste território. Ou, alternativamente, apostar num modelo de ação-participação bastante diferente do atual. Deixam-se por isso, várias pistas para um novo ciclo de ação.
- Investigation of Listeria monocytogenes and Streptococcus pneumoniae mutants in in vivo models of infectionPublication . Porfírio, Ana Raquel Chaves Mendes de Alves; Andrew, Peter W.; Faleiro, LeonorListeria monocytogenes é o agente etiológico da listeriose, uma doença que afeta predominantemente indivíduos imunocomprometidos, fetos, recém-nascidos e idosos. Pode igualmente afetar animais como ovelhas e cabras. A infeção está associada ao consumo de alimentos contaminados, alimentos pré-cozinhados, vegetais, carnes e produtos lácteos. A contaminação destes produtos pode ocorrer no ambiente de processamento. Esta bactéria consegue crescer a temperaturas muito baixas como 4ºC (psicrotrófica) e é capaz de tolerar temperaturas mais elevadas como 45ºC. Em relação ao valor de pH pode crescer entre os valores de 4.5 a 9.6. O largo espectro de temperaturas e valores de pH dificultam o controlo bacteriano nas indústrias visto que, é dentro destes valores que muitas das operações são efetuadas. A listeriose pode ocorrer em dois níveis distintos de doença, ao nível não invasivo que pode afetas adultos saudáveis onde os sintomas incluem vómitos e diarreia, enquanto o nível invasivo da doença, a sua forma mais agressiva pode manifestar-se sob a forma de meningite, septicemia e provocar o aborto em mulheres grávidas. L. monocytogenes é uma bactéria intracelular que possui vários fatores de virulência, entre eles duas internalinas – InlA e InlB -, que são utilizadas pela bactéria para que esta consiga atravessar a barreira intestinal, a barreira hematoencefálica e a barreira placentária. Com a ajuda destas internalinas a bactéria consegue entrar dentro da célula hospedeira onde posteriormente irá causar a morta da mesma. Para conhecer melhor os fatores que afetam este mecanismo e para entender melhor o papel e importância de certos genes associados à resistência desta bactéria a inúmeros fatores como, por exemplo, a sua resistência a metais, um modelo animal para estudos in vivo é necessário. Para a construção de um modelo animal eficaz foram, efetuadas mutações no fator de virulência InlA para que a bactéria se conseguisse ligar ao recetor das células epiteliais do ratinho, uma vez que existe uma forte especificidade em relação à espécies hospedeira, o que faz com que o tipo selvagem apenas se consiga ligar ao recetor das células epiteliais humana. Dado que a via natural de infeção ocorre através da ingestão de alimentos contaminados, a técnica de infeção preferencial para modelos in vivo que melhor se assemelha à infeção natural é a oral gavage. O presente estudo teve como objetivo a elaboração de um modelo de base de infeção de ratinhos por oral gavage, onde se desejava alcançar 100% de mortalidade com a menor dose bacteriana possível. Os resultados mostraram que uma suspensão bacteriana com 5x109CFU/500μl é suficiente para provocar 100% de mortalidade num período médio de 60 horas. No presente estudo foi ainda possível a construção de mutantes da bactéria Streptococcus pneumoniae. A bactéria S. pneumoniae causa doenças invasivas, como a pneumonia, meningite e septicemia, e doenças não invasivas, como é o caso de otite média. Apesar de causar estes tipos de doenças, esta bactéria é um agente bacteriano comensal da nasofaringe não causando qualquer doença. Contudo de acordo com o estudo efetuado pela World Health Organization (WHO) em 2000, cerca de 826 000 crianças com menos de 5 anos de idade morreram de doença pneumocócica, sendo que 61% destas mortes ocorreram predominantemente em países Africanos e Asiáticos. As infeções pneumocócicas são transmitidas de pessoa para pessoa através de aerossóis. A primeira fase da infeção é a colonização da nasofaringe onde não há nenhum sintoma associado, podendo depois ocorrer dois cenários: a bactéria permanece sem causar qualquer doença ou alastra-se para outros órgãos, como os ouvidos ou os pulmões. Se a bactéria atingir os pulmões poderá causar pneumonia e, caso consiga atravessar a barreira mucosa, poderá ultrapassar a barreira hematoencefálica provocando a meningite. S. pneumoniae tem inúmeros fatores de virulência, entre os quais enzimas, proteínas de superfície, a cápsula polissacárida e a toxina pneumolisina (Ply). Um dos fatores mais importantes para a virulência da bactéria é a toxina pneumolisina que, apesar de ser dos fatores mais estudados o seu papel ainda não está totalmente classificado. O segundo objetivo deste estudo foi a criação de mutações em duas bactérias fluorescentes, S. pneumoniae D39 GFP+ e S. pneumoniae D39 RFP+ (do inglês “Green flourescent protein” e “Red flourescent protein”), onde o gene da pneumolisina (ply) foi substituído pelo gene de resistência à espectinomicina. A inserção destas mutações não afetou a fluorescência da bactéria, e como tal, o trabalho futuro será a visualização in vivo do comportamento de S. pneumoniae na presença e na ausência da toxina pneumolisina o que irá permitir compreender melhor a influência quer da toxina pneumolisina quer dos outros fatores de virulência no potencial de virulência de S. pneumoniae D39.
- Construção da autonomia: a motricidade fina e as aprendizagens escolaresPublication . Caixinha, Vera Alexandra da Silva; Martins, Maria HelenaO presente relatório enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, desenvolvida num jardim de infância localizado na cidade de Olhão e que decorreu durante o período de 17 de novembro de 2014 a 13 de maio de 2015. Para dar resposta à questão de partida definimos uma metodologia que se baseia na abordagem de investigação de natureza qualitativa. Primeiramente, foi necessário conhecermos o grupo e ter uma visão das suas necessidades educativas. Uma vez que estávamos a desenvolver o nosso estudo com um grupo de finalistas e o mesmo revelava necessidades a nível da motricidade fina, sendo esta particularmente importante para a nova fase que se segue, e por isso desenvolvemos estratégias nesse sentido. Partindo das necessidades sentidas, as estratégias definidas tiveram como objetivo a promoção do desenvolvimento da autonomia, criando situações de responsabilidade por outrem, e promovendo, ainda, o desenvolvimento das habilidades motoras finas, tendo em vista a sua importância para as aprendizagens escolares futuras. Uma das atividades implementadas, e que se apresenta no presente relatório, decorreu em torno da introdução da boneca Maria, no grupo de crianças. A análise aos resultados do presente estudo permite concluir que as estratégias implementadas contribuíram para o desenvolvimento das crianças, destacando-se uma evolução bastante positiva nas atividades relacionadas com a motricidade fina. Os resultados mais significativos dizem respeito a “consegue vestir e despir a boneca”, em que apenas uma crianças ainda revela dificuldade, a “consegue calçar a boneca”, em que existe uma evolução de 15 crianças e a habilidade “ata os atacadores”, em que o dobro das crianças é capaz de realizar essa habilidade motora. Assinala-se ainda a importância do desenvolvimento da autonomia, possibilitando que a criança se torne um ser independente, capaz de realizar as suas tarefas do dia-a-dia, sendo que, para as aprendizagens escolares futuras é necessário o desenvolvimento das capacidades motoras, neste caso, a motricidade fina. O desenvolvimento destas capacidades será, assim, uma mais-valia ao longo de toda a sua formação, tendo em atenção as aprendizagens escolares em que a motricidade fina é imprescindível.