Browsing by Issue Date, starting with "2016-02-05"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Sistemas de vigilância das resistências aos antibióticosPublication . Sousa, Patrícia Sofia Tomé de; Ramalhinho, Isabel Maria Pires Sebastião; Faleiro, LeonorA resistência aos antimicrobianos é um problema de saúde pública grave a nível mundial, afetando países desenvolvidos e em desenvolvimento e conduz a falhas terapêuticas, sofrimento prolongado do indivíduo e aumento dos custos dos cuidados de saúde, constituindo assim um encargo para a sociedade. Os sistemas de vigilância das resistências aos antimicrobianos são fundamentais para uma resposta eficaz a esta ameaça e os seus resultados constituem uma fonte essencial de informações da magnitude e das tendências de resistência, sendo diversos os sistemas de vigilância nacionais e internacionais que estão a decorrer e outros que se encontram em fase de desenvolvimento. O European Antimicrobial Resistance Surveillance System (EARSS), financiado pelo European Center for Diseases Prevention and Control (ECDC), é a rede internacional de sistemas de vigilância nacionais, que reúne dados de resistência relativos a estirpes bacterianas isoladas de infeções invasivas, permitindo uma informação atualizada da resistência aos antibióticos em microrganismos patogénicos com consequências importantes em saúde pública. O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) representa Portugal no EARSS, sendo o principal responsável pelo controlo na área da resistência aos antibióticos a nível nacional. Portugal apresenta elevadas taxas de uso e de resistência aos antimicrobianos. Existe evidência de que a taxa de doentes internados sob terapêutica antibiótica é superior à média europeia, observando-se igualmente uma elevada taxa de resistências aos antimicrobianos, nomeadamente de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina, enterobactérias resistentes a cefalosporinas de terceira geração, Pseudomonas spp. e Acinetobacter spp. resistentes a carbapenemos e evidências do aumento do número de enterobactérias resistentes a carbapenemos. Esta monografia teve como objetivos efetuar uma revisão bibliográfica sobre os sistemas de vigilância da resistência aos antibióticos e a elaboração de uma proposta de um eventual sistema de apoio à prescrição de antimicrobianos no Algarve a nível de ambulatório para as infeções do trato urinário.
- "A Agência de Viagens Lemming", de José Carlos FernandesPublication . Nogueira, AdrianaEm janeiro de 2011, escrevi nesta secção do Cultura.Sul, a propósito de um outro autor (Rogério Silva) e a questão do regional na literatura: «Tudo aconteceu há uns anos, quando procurava o último livro de José Carlos Fernandes (insigne autor de banda desenhada que, por acaso, é de Loulé, e de quem hei-de falar neste espaço). A situação foi a seguinte: tinha-me dirigido a uma livraria em Faro, daquelas que pertencem a uma cadeia de livrarias, e perguntei se tinham o referido livro (devia ser um dos volume de A Pior Banda do Mundo). Como a funcionária não estivesse a localizar o autor, eu acrescentei ‘ele até é daqui, de Loulé’. Foi então que ouvi a resposta mais espantosa: ‘Ah, então não temos. Nós não temos escritores regionais’». Cumpro, então, o prometido, e hoje escrevo sobre o grande José Carlos Fernandes (um autor internacional), que viu publicado, finalmente, o seu livro A Agência de Viagens Lemming. Digo «finalmente», porque a edição já existia em espanhol, mas não em português. Os que tiveram a sorte de acompanhar as tiras que foram saindo, em 2005, no Diário de Notícias podem agora lê-las reunidas num único volume, dividido em duas partes: «Dez mil horas de ‘jet lag’» e «A síndrome da classe turística».
- Contribuição para o estudo de produção de azeitona de mesa da cultivar Cobrançosa: caraterização microbiológicaPublication . Mateus, Tânia Isabel da Palma; Quintas, Célia; Cabral, Paula PiresA produção de azeitona de mesa inteira retalhada da cultivar Cobrançosa e de azeitona de mesa inteira britada da cultivar Maçanilha Algarvia resulta em produtos com caraterísticas organoléticas distintas mas com um teor de sal elevado. O objetivo do presente trabalho foi estudar o processamento da azeitona retalhada verde e mista e o efeito de diferentes combinações de sais na fermentação e qualidade microbiológica das azeitonas retalhadas (NaCl e KCl) e britadas (NaCl, KCl e CaCl2). As fermentações foram monitorizadas através da avaliação de parâmetros microbiológicos (microrganismos mesófilos, fungos, bactérias ácido lácticas e enterobactérias) e, no final do processo fermentativo, avaliaram-se os parâmetros de segurança alimentar na azeitona. As amostras foram analisadas de acordo com as metodologias "standard" e utilizando o meio Chromocult para coliformes e Escherichia coli. As leveduras foram identificadas por análise de restrição da região ITS 5,8S rDNA e por sequenciação da região D1-D2 do gene do rRNA 26S. No final dos processos fermentativos não foram detetadas enterobactérias, como E. coli e Salmonella sp., nem Staphylococcus aureus e Listeria monocytogenes. As leveduras predominantes na azeitona Cobrançosa foram: Zygotorulaspora mrakii, Candida molendinolei, Candida diddensiae e Citeromyces matritensis. No caso da azeitona Maçanilha as principais leveduras identificadas no final da fermentação foram Candida boidinii, Saccharomyces cerevisiae, Pichia membranifaciens, Priceomyces carsonii e Z. mrakii. A presença de outros sais na salmoura, para além do sódio, conduziu à produção de azeitonas de mesa de excelente qualidade microbiológica. De acordo com os regulamentos da Comissão Europeia (2073/2005, 1441/2007) as azeitonas produzidas satisfazem os critérios de higiene e segurança alimentar.
- Recombinant proteins in differentiation of stem cellsPublication . Nascimento, Ana Rita Fragoso; Bragança, José; Ferreira, GuilhermeA utilização de cardiomiócitos derivados de células estaminais embrionárias (ESC) permite-nos acesso a um grande número de células para investigação biomédica e uso de fármacos ou ensaios toxicológicos. Apesar de ser possível aumentar a eficiência de diferenciação através de manipulação genética sobre expressando fatores cardíacos específicos, os protocolos atuais são bastante morosos, têm baixo rendimento e são dificilmente reprodutíveis. A transdução proteica é um método alternativo para aumentar a eficácia de diferenciação de células estaminais embrionárias em cardiomiócitos. O objetivo consistiu na construção de uma proteína quimérica com a capacidade intrínseca de transdução celular. Produzimos e purificámos esta proteína recombinante, com a capacidade de atravessar a membrana celular, sendo composta por dois domínios: a proteína humana CITED2, ligada através do domínio terminal-N a um Domínio de Transdução Proteica (PTD), rico em argininas, que confere a capacidade de transduzir proteínas biologicamente ativas e entregá-las no interior da célula. Com este trabalho, conseguimos demonstrar que esta proteína recombinante CITED2, quando adicionada ao meio de cultura celular, atravessa a membrana celular, alcança o núcleo, e é funcional. Em células embrionárias de ratinho (mESC), o knockout do gene Cited2 leva à diferenciação destas células em cardiomiócitos. A suplementação com a proteína recombinante CITED2, no segundo dia de diferenciação, no meio de cultura em que as células tinham sofrido a depleção de Cited2, tem a capacidade de compensar os defeitos na diferenciação cardíaca. Por outro lado, se o meio de cultura for suplementado na fase inicial de diferenciação (dia 0), enquanto as células ainda se encontram num estado de pluripotência, sugere um atraso no processo de diferenciação geral. Apesar de serem necessários estudos mais aprofundados, a aplicação direta da proteína desenvolvida parece ter a capacidade de substituição dos efeitos causados pela proteína endógena, sugerindo assim que a proteína CITED2 desempenha um papel importante tanto em cardiogénese como em pluripotência.
- Uma educação pela arte, promotora da imaginação e criatividade da criançaPublication . Correia, Patrícia Joana Galvão; Amaro, Fernando SampaioO presente relatório de investigação tem por objetivo dar a conhecer algumas atividades desenvolvidas numa sala de jardim de infância de uma instituição privada em Faro, com o intuito de perceber de que forma a educação pela arte pode promover o desenvolvimento da imaginação e criatividade da criança. O relatório de investigação apresenta as atividades desenvolvidas essencialmente nos domínios da expressão plástica, assim como da linguagem oral e na abordagem à escrita. Fazem parte deste relatório temas como a educação pela arte, a arte na vida da criança e a arte no jardim de infância, temas esses sempre centrados na criança e nos benefícios no desenvolvimento integral da mesma. Para a realização deste trabalho, foi utilizada a metodologia de investigação na ação, numa estratégia continuada de observação, onde a recolha de dados e o seu tratamento tiveram por base a observação direta e participativa. Apresenta-se e interpreta-se os resultados obtidos através da análise das produções e comentários feitos pelas crianças – protagonistas do estudo. A conclusão geral a que se chegou foi que quantas mais experiências proporcionarmos à criança, quanto mais ela viu, ouviu, experimentou, maior será a sua capacidade imaginativa e mais apoios terá para a sua criatividade futura.