Browsing by Issue Date, starting with "2016-02-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Cellular behaviour of neuronal and glia cells in electronic devicesPublication . Mestre, Ana Luísa Garcias; Gomes, Henrique L.; Araújo, InêsO objetivo desta tese foi estudar o comportamento celular em células neurais em dispositivos electrónicos criando uma ponte entre a electrónica e a biologia. Para este trabalho, células neurais (Neuro-2a) e células da glia (C6) foram cultivadas numa diversidade de componentes electrónicos. Um grande número de dispositivos protótipos foram fabricados e optimizados para interagir com diferentes tipos de células. O tempo de vida, a sensibilidade do componente e o desempenho global foram também avaliados. Foram utilizadas técnicas elétricas de forma a monitorizar as células in vitro, como medições da impedância eléctrica de forma a adquirir informação acerca da adesão celular e viabilidade. As experiências realizadas forneceram conhecimentos fundamentais: como medir sinais celulares eléctricos utilizado bioelectrónica e também como desenvolver novos transdutores com aplicação nas ciências vivas. Também surgiram aplicações interessantes aplicadas ao mesmo ramo, como é o caso de criar uma plataforma de rastreio de drogas. Por fim, foi também possível observar sinais quase periódicos que nós supomos tratarem-se de ondas de cálcio intracelulares. Com esta tese, foi possível optimizar materiais e dispositivos para fabricar dispositivos electrónicos capazes de adquirir biosinais extracelulares muito fracos. Este trabalho está integrado no Projecto Europeu iONE-FP7[1] cujo objetivo é criar um componente para reparar lesões na medula espinhal. O componente dá-se pelo nome de “Active Multifunctional Implantable Device” - AMID. O AMID é fabricado numa estrutura biocompatível e biodegradável. O objetivo do grupo de investigação da Universidade do Algarve é desenvolver e optimizar componentes individuais antes de serem incorporados no AMID. Lesão na medula espinhal é uma doença neurodegenerativa que afecta aproximadamente 4 milhões de pessoas em todo o mundo. Esta doença é caracterizada pela desconexão dos axónios, perda de neurónios e de células da glia e desmielinização associada a um processo degenerativo de inflamação secundária relacionado com extensão variável da área lesionada e, como tal, encontra-se relacionada também com diferentes défices funcionais.
- Relatório de estágio - Hotel Quinta do LagoPublication . Salgado, Kelly; Afonso, Carlos Miguel Guimarães Pinto Coelho; Pinto, Francisco José Simões; Adro, Teresa Caldeano e Engenheiro Daniel doO relatório apresentado tem como objetivo descrever e analisar reflexivamente o estágio que se realizou no Hotel Quinta do Lago (HQdL) entre Setembro de 2014 e Setembro de 2015. A elaboração deste trabalho enquadra-se no âmbito do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, ramo optativo I, “hotelaria e função comercial”, nos termos do regulamento do ciclo de estudos conducente à obtenção do grau de mestre pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. No relatório é apresentada uma revisão de literatura, sobre os departamentos onde decorreu o estágio e, em destaque, sobre o Customer Relationship Management (CRM). É apresentada também a caraterização do HQdL e descritas as funções desempenhadas e projetos desenvolvidos. De forma a experienciar as necessidades operacionais e de gestão de uma unidade hoteleira, o estágio decorreu em diversos departamentos tais como: na receção, no housekeeping, na contabilidade, no restaurante e, principalmente, no comercial e na direção. Do estágio resultou o desenvolvimento de novas competências profissionais a nível operacional e a nível da gestão. Da realização do estágio resultou também o desenvolvimento de uma ferramenta de CRM com vertente de Sales Force Automation (SFA) para apoio ao departamento comercial. Em resumo, o estágio contribuiu para a ampliação de conhecimentos tanto a nível operacional como a nível de gestão de uma unidade hoteleira e irá possibilitar futuros projetos, tais como: a criação de valor para os clientes com as técnicas de Recency, Frequency, Monetary (RFM) e de Customer Lifetime Value (CLV).
- A relação entre craving e sintomatologia em função da regulação emocional e da comorbilidadePublication . Dias, Maria Teresa Cassinello Lopes; Janeiro, LuísAs pessoas com Perturbação de Uso de Substâncias (PUS) apresentam perda de controlo com respeito ao uso de uma substância, sendo o craving o sintoma dessa perda de controlo. Outras características das pessoas com PUS que têm sido identificadas são as dificuldades de regulação emocional e a presença de sintomatologia e/ou comorbilidade. Com base na revisão da literatura foram colocadas duas hipóteses: (1) a relação entre craving e a sintomatologia é mediada pelas estratégias de regulação emocional; (2) a comorbilidade modera a relação entre o craving e a regulação emocional. No primeiro estudo, 72 indivíduos com PUS que se encontravam em tratamento responderam a escalas de auto-relato para avaliar o craving (PENN-ACE), as estratégias de regulação emocional (DERS, QRE, WBSI) e a sintomatologia (BSI). Os dados fornecidos foram submetidos a uma análise de mediação. No segundo estudo, foram selecionados 12 indivíduos da amostra do primeiro estudo em função da presença, ou não, de comorbilidade e sintomatologia. Os indivíduos foram entrevistados com a ERI (Emotion Regulation Interview) a fim de identificar as estratégias de regulação emocional utilizadas face ao craving. Os dados foram analisados recorrendo a metodologias qualitativas. Os resultados indicaram que: a desregulação emocional contribuiu para que a disforia suscitada pelo craving seja exacerbada e aumente a sintomatologia (Estudo I); a presença, ou não, de comorbilidade e sintomatologia se associavam ao tipo de estratégias de regulação emocional utilizadas face ao craving (Estudo II).