Browsing by Issue Date, starting with "2016-09-12"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Aulas de Investigação Aplicada I: curso de licenciatura em Ciências Biomédicas LaboratoriaisPublication . Gago-Rodrigues, InêsElaboração de uma Publicação Científica Planeamento: Tempo necessário até à publicação: aprox. 6 meses a 2 anos depois da conclusão de todo o trabalho observacional/experimental, estatístico e escrito. 1. Submissão 2. Aceitação preliminar (ou rejeição) 3. Processo de revisão (normalmente 3 revisores) 4. Pedido de reestruturação ou inclusão de mais resultados para fundamentar a hipótese (ou rejeição) 5. Processo de revisão dos novos conteúdos do artigo 6. Publicação (ou rejeição)
- Aulas de Genética: cursos de Ciências Biomédicas Laboratoriais, Farmácia, Ortoprotesia e Dietética e NutriçãoPublication . Gago-Rodrigues, InêsResumos das aulas
- Narração oral: uma arte performativaPublication . Carmelo, Luís Correia; Soares, Ana Isabel; Antunes, DavidHoje é visível, na programação cultural de bibliotecas, associações, teatros e centros culturais, nas atividades curriculares e extracurriculares de escolas e jardins-de-infância, e no contexto de um variado leque de iniciativas, um interesse crescente pelos contos, ou seja, por espetáculos de contadores de histórias. Essa atividade, que em Portugal tem recebido o nome de “narração oral”, desenvolveu-se de forma mais visível nas últimas décadas do século XX, dinamizada por movimentos artísticos que, no contexto urbano e mediatizado das sociedades contemporâneas, procura promover tradições orais e modelos comunitários de proximidade. A presente tese pretende contribuir para uma teoria da prática dos artistas dedicados a essa atividade. Para isso, centra-se na análise das suas performances e dos recursos poéticos utilizados por esses “novos” contadores de histórias, tendo em conta os contextos desses movimentos artísticos: os seus fatores socioculturais, os seus discursos e os aspetos práticos da atividade profissional de contar histórias. A análise dessas performances procura identificar os modos como os artistas gerem a relação com a assistência e a narração das histórias, oscilando entre “contar” e “mostrar”, através das materialidades da narração oral: o discurso verbal, a quinésia, a proxémia, bem como outros elementos performativos, entre eles, o vestuário, a cenografia e a música.