Narração oral: uma arte performativa

Narração Oral.pdf2.76 MBAdobe PDF Download
Buenaventura 1.mp4433.93 MBUnknown Download
Buenaventura 2.mp4204.08 MBUnknown Download
Buenaventura 3.m4a62.84 MBUnknown Download
Buenaventura 4.m4a13.44 MBUnknown Download

Hoje é visível, na programação cultural de bibliotecas, associações, teatros e centros culturais, nas atividades curriculares e extracurriculares de escolas e jardins-de-infância, e no contexto de um variado leque de iniciativas, um interesse crescente pelos contos, ou seja, por espetáculos de contadores de histórias. Essa atividade, que em Portugal tem recebido o nome de “narração oral”, desenvolveu-se de forma mais visível nas últimas décadas do século XX, dinamizada por movimentos artísticos que, no contexto urbano e mediatizado das sociedades contemporâneas, procura promover tradições orais e modelos comunitários de proximidade. A presente tese pretende contribuir para uma teoria da prática dos artistas dedicados a essa atividade. Para isso, centra-se na análise das suas performances e dos recursos poéticos utilizados por esses “novos” contadores de histórias, tendo em conta os contextos desses movimentos artísticos: os seus fatores socioculturais, os seus discursos e os aspetos práticos da atividade profissional de contar histórias. A análise dessas performances procura identificar os modos como os artistas gerem a relação com a assistência e a narração das histórias, oscilando entre “contar” e “mostrar”, através das materialidades da narração oral: o discurso verbal, a quinésia, a proxémia, bem como outros elementos performativos, entre eles, o vestuário, a cenografia e a música.

Tese de doutoramento, Comunicação, Cultura e Artes, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2016

Contador de histórias Narração oral Narrativa Performance