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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Hoje é visível, na programação cultural de bibliotecas, associações, teatros e centros culturais, nas atividades curriculares e extracurriculares de escolas e jardins-de-infância,
e no contexto de um variado leque de iniciativas, um interesse crescente pelos contos, ou
seja, por espetáculos de contadores de histórias. Essa atividade, que em Portugal tem
recebido o nome de “narração oral”, desenvolveu-se de forma mais visível nas últimas
décadas do século XX, dinamizada por movimentos artísticos que, no contexto urbano e
mediatizado das sociedades contemporâneas, procura promover tradições orais e modelos
comunitários de proximidade.
A presente tese pretende contribuir para uma teoria da prática dos artistas dedicados a
essa atividade. Para isso, centra-se na análise das suas performances e dos recursos
poéticos utilizados por esses “novos” contadores de histórias, tendo em conta os
contextos desses movimentos artísticos: os seus fatores socioculturais, os seus discursos
e os aspetos práticos da atividade profissional de contar histórias.
A análise dessas performances procura identificar os modos como os artistas gerem a
relação com a assistência e a narração das histórias, oscilando entre “contar” e “mostrar”,
através das materialidades da narração oral: o discurso verbal, a quinésia, a proxémia,
bem como outros elementos performativos, entre eles, o vestuário, a cenografia e a
música.
Description
Tese de doutoramento, Comunicação, Cultura e Artes, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2016
Keywords
Contador de histórias Narração oral Narrativa Performance