Browsing by Issue Date, starting with "2016-10-27"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Estudo económico-financeiro aplicado a um projeto para um cartão de fidelização de uma cidadePublication . Nicolau, Miguel Ângelo Pereira; Coelho, LuísEste trabalho consiste num estudo económico-financeiro aplicado a um projeto para a criação de um cartão de fidelização de uma cidade. Em particular, apresentam-se os investimentos necessários à sua implementação bem como a estrutura de gastos e rendimentos previsional do projeto. O estudo considera ainda duas alternativas de financiamento, a primeira baseada apenas na utilização de capital próprio; a segunda simula o recurso a apoios ao investimento disponibilizados no âmbito do programa Portugal 2020. Cumulativamente, apresenta-se um breve enquadramento teórico que incide sobre os métodos de avaliação de projetos, o tema do custo de capital e estrutura de capital. Os resultados obtidos mostram a mais-valia dos apoios ao investimento, mesmo quando um projeto já é viável utilizando, somente, o recurso a capitais próprios.
- As perceções dos educadores sociais do Algarve sobre a pobrezaPublication . Inácio, Clara Isabel Café; Almeida, António Fragoso deA pobreza é um fenómeno multidimensional, que afeta grande parte da população mundial, e é um flagelo que implica uma desigualdade de acesso a bens, serviços, estatuto e poder. Os implicados são desfavorecidos a vários níveis, tais como o económico, social e psicológico. A pobreza tem várias consequências, entre elas a desvalorização ou exclusão social e a cidadania é posta em causa. Em Portugal existem dois tipos de pobreza: A pobreza persistente e consistente, que é transmitida de forma intergeracional, e a pobreza que deriva de uma instabilidade económica e financeira, e que tem oscilações. Estes dois tipos de pobreza têm especificidades próprias e afetam diferentes tipos de pessoas. A educação social e os educadores sociais surgem com um papel importante na diminuição da pobreza, pelas características da profissão, e pelas suas referências éticas. A presente investigação tem um carácter qualitativo, e foi realizada através do método de estudo de caso. Pretendeu-se conhecer as perceções dos educadores sociais relativamente à pobreza. Através deste estudo foi possível concluir que os profissionais são na sua maioria mulheres, e há uma grande parte que nunca desempenhou funções como educador social. As maiores entidades empregadoras são as IPSS e poucas se dedicam exclusivamente à pobreza. Não há uma grande atualização científica por parte dos educadores sociais relativamente à pobreza. As ações mais importantes realizadas pelos educadores sociais relativamente a casos de pobreza são a promoção da autonomia e a mudança de consciências e atitudes. No entanto, o trabalho que mais realizam tem um carácter assistencialista.
- Diabetes mellitus: terapêutica convencional versus FitoterapiaPublication . Silva, Marcos José Inácio; Miguel, Maria GraçaA designação Diabetes mellitus (DM) refere-se a um conjunto de distúrbios metabólicos, que partilham uma manifestação fisiológica em comum, hiperglicemia. Dependendo da etiologia da doença, os fatores que contribuem para hiperglicemia incluem: um défice total ou parcial na produção de insulina, resistência face à ação da insulina, ou de ambos os fenómenos. Esta condição patológica é caracterizada tendo em conta a génese do processo que conduz a hiperglicemia, em oposição a outros critérios como a idade ou o tipo de terapêutica a que o doente é sujeito. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a DM classifica-se, essencialmente, em três tipos diferentes: tipos 1, 2 e gestacional (Powers, 2015a). Durante as últimas décadas, tem-se registado um grande aumento na prevalência e taxa de incidência da DM, como resultado de uma mudança significativa no estilo de vida da população. Além do mais, trata-se de uma patologia com um elevado grau de morbilidade que, como tal, apresenta um enorme impacto económico associado e constitui um grave problema de saúde pública (Sandu et al., 2016). Considerando o facto de, atualmente, a terapêutica convencional não responder a todos os obstáculos impostos pela patologia, torna-se imperativa a procura de terapêuticas alternativas e complementares. A fitoterapia, que se baseia na utilização de plantas medicinais com o objetivo de alcançar a cura ou atenuar determinadas condições patológicas, nomeadamente doenças crónicas, como é o caso da DM, pode constituir outra abordagem terapêutica. A pesquisa e estudo de plantas com atividade antidiabética tem sido relativamente importante nos últimos anos, com o intuito de complementar a terapêutica atual, a partir do conhecimento tradicional empírico (Awasthi et al., 2016). A presente dissertação tem como objetivo analisar a farmacologia e farmacoterapia inerentes à DM e confrontar este panorama com a fitoterapia, apresentando exemplos de plantas com atividade antidiabética, de acordo com os respetivos mecanismos de ação.