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- A criatividade na construção de materiais para o desenvolvimento da ação pedagógicaPublication . Santos, Eunice Fernandes dos; Gil, Francisco BaptistaO presente relatório, elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar, decorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) na cidade de Olhão. Os intervenientes foram um grupo de vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos, uma educadora de infância e duas técnicas auxiliares de ação educativa. Com base na necessidade de compreender e melhorar o conhecimento da prática pedagógica, enquanto futura educadora, realizámos um estudo com o intuito de observar a influência das atividades de expressão plástica no desenvolvimento das capacidades de expressão e comunicação, nomeadamente capacidades gráfico-plásticas, de crianças em Educação Pré-Escolar. Promovemos estratégias pedagógicas, valorizando a criatividade e expressão da criança. Nesse sentido, o estudo realizado assumiu-se como sendo de natureza essencialmente qualitativa e descritiva. Observámos que ao longo do período de estágio o grupo de crianças demonstrou uma notória evolução na sua expressividade, e que, através das atividades implementadas, foram capazes de partilhar conhecimentos, demonstrando a relevância que as expressões, e a expressão plástica em particular, podem ter no processo educativo. Devendo contribuir para se tornar um meio enriquecedor no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Os educadores devem ter um papel fundamental no processo educativo. A atitude que adotam perante situações, em que é pretendido estimular a expressão da criança, é o primeiro passo para tal.
- Análise experimental de metacognição: o papel da importância de controlar o pensamento sobre um impulso de agressãoPublication . Martins, Tiago Miguel Dos Santos Pereira; Jiménez-Ros, Antonia MaríaOs modelos cognitivos têm vindo a enfatizar a relevância das intrusões e da interpretação pelas crenças metacognitivas para a origem e desenvolvimento da POC. A presente investigação teve como objetivo desenvolver uma crença metacognitiva através da indução experimental de crenças sobre a importância de controlar o pensamento. Participaram 85 sujeitos não-clínicos, com idades compreendidas entre os 18 e os 51 anos. Os participantes responderam a medidas de obsessões, controlo do pensamento e afeto e, na fase de pré-teste, a medidas de crenças obsessivas e metacognição. Foram aleatoriamente atribuídos a duas condições experimentais: os participantes da condição experimental leram um resumo sobre a importância de controlo do pensamento e os do grupo de controlo leram um resumo neutro. Posteriormente foi pedido aos participantes que nomeassem uma das pessoas para eles mais significativas e que imaginassem que experimentavam um impulso de a agredir fisicamente. Após esta tarefa os participantes responderam a um questionário sobre a experiência e repetiram as medidas de crenças obsessivas e metacognição. Os resultados mostraram que a leitura do resumo acerca da importância de controlar o pensamento reduziu crenças metacognitivas. Após a manipulação experimental, os indivíduos reduziram as suas crenças acerca: (a) possibilidade e desejabilidade para controlar o pensamento, (b) sobrestimação do perigo, (c) perfecionismo e (d) sobrestimação da importância do pensamento. A intrusividade não diferiu nos dois grupos, contudo os participantes que leram o resumo sobre a importância de controlar o pensamento aumentaram a sua perceção sobre o sucesso das estratégias de controlo do pensamento.
- Analysis of similarity among arterial blood pressure waveformsPublication . Kianimajd, Adell; Ruano, M. GraçaTime series are an important class of data objects that arise from various sources and their analysis typically involves huge amounts of information requiring usage of data mining techniques. Measuring similarity in long time series plays an important role in searching for similar patterns, classification, clustering, prediction and knowledge discovery. In clinical context any estimation of future values based on its past values can be useful in disease prognosis. In this thesis different methods of measuring similarity between time series of arterial blood pressure (ABP) signals are described and experimental results are provided. To classify an ABP record within a particular diseases’ class (a cluster), the typical procedure is the prior determination of the similarity of the ABP record with a reference signal characterizing a cardiovascular disease (CVD) and then identifying the strength of that similarity to enable a true positive classification of the illness (or not). Several methods of measuring similarity among time-series are referred in literature, the most commonly employed one were object of this research. Since the goal was the application of the similarity results to perform clustering of the ABP signals, similarity methods were investigated particularly in what concerns their performance when proceeding for the clustering following step. So, this thesis reports the usage of seven different similarity methods, five working in the time domain and two in the transform-based domain, and explores their usage when clustering by Partitioning Around Medoids is implemented. As data records are noisy and signals suffer from variations due to other sources than heart, six types of variations were imposed on the reference signal and 20 degrees of possible variations were tested. The time series considered on this study were 10 seconds length, referring to healthy, electrocardiogram (ECG) long term ST’s, atrial fibrillation and a collection of diagnostic ECGs. Three clusters were considered, each involving healthy and pathological records, in different proportions. Results demonstrate that the Discrete Wavelet Transform using a Haar wavelet decomposition with the Karhunen-Loève transforms, besides reducing the computational processing load enables clustering with an accuracy between 76% and 84% among the three diagnostic classes considered. The organization of this thesis is as follows. A short representation of Time-series is in chapter.1. A brief description of various similarity methods and clustering methods are given in chapters 2 and 3. Experiments performed and results obtained are described in chapter 4. Finally, the conclusion of this work is presented in chapter 5 where the list of publications resultant from this thesis is included.