Browsing by Issue Date, starting with "2017-01-11"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A atenção dividida na fase inicial da doença de AlzheimerPublication . Vieira, Jéssica Soraia Basílio; Silva, DinaA observação de pacientes com Doença de Alzheimer demonstrou que estes apresentam grandes dificuldades em realizar atividades de vida diária, desde o início da doença, tais como, acompanhar conversas que envolvem mais de uma pessoa ou que decorrem em lugares com muito barulho. Os cuidadores frequentemente referem que os pacientes se distraem facilmente, são incapazes de se concentrar ou que se confundem facilmente em tarefas que realizavam sem dificuldade. Estas observações e relatos levaram à especulação sobre o possível contributo dos défices de atenção para as dificuldades manifestadas e se estes défices poderiam ser uma característica precoce da Doença de Alzheimer. O presente trabalho teve então como objetivo avaliar a atenção dividida, bem como a seletiva e a sustentada, em pacientes na fase inicial da Doença de Alzheimer. Os resultados deste estudo evidenciaram que os pacientes com Doença de Alzheimer na fase inicial têm um desempenho significativamente pior em tarefas de atenção dividida e seletiva em comparação com idosos saudáveis. Porém, nas tarefas de atenção sustentada não se verificaram diferenças, sugerindo que esta encontra-se normal, pelo menos em fases iniciais da Doença de Alzheimer.
- Presença de enviesamento em prova de memória episódica baseadas em histórias: poderá o conhecimento semântico influenciar a evocaçãoPublication . Rodrigues, Laura Margarida Garcia; Faísca, LuísAnalisar as diferenças atribuíveis ao género e à idade no desempenho em provas de memória episódica é um tema pouco abordado. No entanto, alguns estudos indicam que o desempenho das mulheres é superior ao dos homens, podendo esta vantagem dever-se ao tipo de tarefa utilizada e ao conteúdo semântico específico a memorizar. A presente dissertação teve como objetivo verificar se as diferenças de género e idade no desempenho em provas de memória episódica (teste de recordação de histórias) se poderão dever ao conteúdo semântico específico das histórias a memorizar, na medida em que certos conteúdos podem proporcionar uma vantagem aos participantes de um determinado grupo por remeterem para experiências de vida específicas desse grupo. Para concretizar o objetivo, utilizou-se o subteste de Memória Lógica I e II da WMS-III, bem como quatro pequenas histórias construídas para o efeito e o conteúdo remetia para episódios específicos de um determinado género ou faixa etária. Um total de 48 participantes (12 jovens adultos do género feminino, 12 jovens adultos do género masculino, 12 adultos do género feminino e 12 adultos do género masculino) participou neste estudo quasi-experimental. Os resultados indicam, na generalidade, uma vantagem das mulheres em relação aos homens em provas de memória episódica, principalmente nas mulheres adultas, não sendo a idade um factor significativo na explicação das diferenças de desempenho. No entanto, não se observa vantagem específica de um determinado género ou faixa etária na evocação das histórias desenhadas para refletir episódios específicos desses grupos. Estes resultados nulos podem ter surgido, ou por o conteúdo das histórias não afetar realmente a evocação ou por as histórias não terem sido construídas de forma suficientemente dirigida à experiência de vida dos grupos-alvo.
- Comorbilidade na toxicodependência e motivação para o tratamentoPublication . Santos, João José Correia; Lemos, IdaO presente estudo teve como objetivo analisar a eventual existência de comorbilidade em consumidores de substâncias psicoativas licitas e ilícitas, em regime de internamento, avaliar a motivação para o tratamento e comparar os dois grupos de participantes nas varáveis em análise. Relativamente à amostra que suporta a presente investigação, é importante mencionar que a recolha dos dados foi realizada em utentes, abstinentes de consumos, internados em dois centros de tratamento diferenciados e em fases distintas do processo terapêutico. Neste sentido a amostra 1 é constituída por 33 utentes da Unidade de Desabituação do Algarve (UDA), para desintoxicação física de substâncias como a heroína, cocaína ou o álcool, com um tempo máximo de internamento de 14 dias e a amostra 2, por 30 utentes da Comunidade Terapêutica do Azinheiro (CTA) com tempos de internamento que oscilam entre os 30 dias e os 18 meses. Para a recolha de dados foram utlizados, o questionário sociodemográfico, o BSI – Brief Symptom Inventory e a Escala de Sócrates 8 D (versão portuguesa) – Stages of Change Readiness and Treatment Eargness Scale. Relativamente aos resultados encontrados ao nível da psicopatologia para a amostra total, as dimensões Depressão, Ideação Paranóide e Obsessões e Compulsões são as que apresentam os valores mais elevados. Em termos comparativos no que se refere aos sintomas psicopatológicos, destaca-se que as pontuações obtidas, no Índice Geral de Sintomas dos indivíduos inseridos na UDA são significativamente superiores à dos que se encontram na CT. Em relação à motivação para o tratamento, verifica-se que em ambos os grupos, UDA e CT, as três variáveis relativas à motivação (SOCRATES 8D) não estão significativamente relacionadas com qualquer das dimensões e índices psicopatológicos do BSI. Não foram encontradas diferenças significativas entre os dois grupos na variável motivação para o tratamento. Estes resultados são discutidos à luz do modelo transteórico de Proschaka e Diclement (1983).
