Browsing by Issue Date, starting with "2017-01-13"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Evolution of the angiopoietin-like gene family in teleosts and their role in skin regenerationPublication . Costa, Rita A.; Cardoso, João CR; Power, DeborahBackground The skin in vertebrates is a protective barrier and damage is rapidly repaired to re-establish barrier function and maintain internal homeostasis. The angiopoietin-like (ANGPTL) proteins are a family of eight secreted glycoproteins with an important role in skin repair and angiogenesis in humans. In other vertebrates their existence and role in skin remains largely unstudied. The present study characterizes for the first time the homologues of human ANGPTLs in fish and identifies the candidates that share a conserved role in skin repair using a regenerating teleost skin model over a 4-day healing period. Results Homologues of human ANGPTL1-7 were identified in fish, although ANGPTL8 was absent and a totally new family member designated angptl9 was identified in fish and other non-mammalian vertebrates. In the teleost fishes a gene family expansion occurred but all the deduced Angptl proteins retained conserved sequence and structure motifs with the human homologues. In sea bream skin angptl1b, angptl2b, angptl4a, angptl4b and angptl7 transcripts were successfully amplified and they were differentially expressed during skin regeneration. In the first 2 days of skin regeneration, re-establishment of the physical barrier and an increase in the number of blood vessels was observed. During the initial stages of skin regeneration angptl1b and angptl2b transcripts were significantly more abundant (p < 0.05) than in intact skin and angptl7 transcripts were down-regulated (p < 0.05) throughout the 4-days of skin regeneration that was studied. No difference in angptl4a and angptl4b transcript abundance was detected during regeneration or between regenerating and intact skin. Conclusions The angptl gene family has expanded in teleost genomes. In sea bream, changes in the expression of angptl1b, angptl2b and angptl7 were correlated with the main phases of skin regeneration, indicating the involvement of ANGPTL family members in skin regeneration has been conserved in the vertebrates. Exploration of the fish angptl family in skin sheds new light on the understanding of the molecular basis of skin regeneration an issue of importance for disease control in aquaculture.
- Projeto quebra-gelo: intervenção com idosos em centro de diaPublication . Nunes, Ana Lúcia da Conceição; Luísa, CláudiaAté muito recentemente a velhice era encarada como uma eventualidade. Casualmente chegaríamos a ser velhos… Hoje a realidade é outra e a eventualidade transformou-se em convicção para quase todos. O envelhecimento traz consigo uma série de mudanças biológicas, psicológicas e sociais que colocam em causa o bem-estar dos idosos, porque implicam a necessidade de realizar determinados ajustes e, depende da avaliação subjetiva que o idoso faz das mesmas e da situação em particular. Uma consequência social visível desse aumento do número de idosos é a necessidade de maior convívio entre eles. Dificuldades em conversar, expressar sentimentos e opiniões foram deficits visíveis no grupo de idosos alvo deste projeto. Neste caso, a mediação e a intervenção tornam-se necessárias, para serem as facilitadoras da comunicação, pois nos relacionamentos existem conflitos que precisam de ser compreendidos mais profundamente, para que então, produzam-se conhecimentos que possam ser, efetivamente aplicados no sentido de ajudar a melhorar estas relações entre idosos e, consequentemente propiciar um ambiente e um grupo mais ajustado, compreensivo e coeso. Face ao referido o presente trabalho centra-se no desenvolvimento de um projeto interventivo junto de idosos integrados no Centro de Dia do Rossio, da Associação Humanitária Solidariedade Albufeira. Desenvolveu-se assim um projeto de investigação-ação, titulado “Quebra-Gelo: Intervenção com idosos em Centro de Dia”, no qual se utilizou como estratégia a aplicação de um conjunto de dinâmicas interativas e relacionais, com o objetivo geral do fortalecimento de relações entre os idosos integrados na referida resposta social. Os resultados avaliativos do projeto direcionam para um desfecho positivo, com uma melhoria significativa na dinâmica e na coesão existente entre o grupo de idosos; consequentemente, a integração em Centro de Dia também foi favorecida, melhorando o grau de recetividade perante o “outro”.
- Estudo sobre a viabilidade de utilização de Kits comerciais de didática das ciências em sala de aulaPublication . Mendes, Tânia Sofia Bento; Coelho, Ana Cristina Hurtado de MatosEste relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) intitula-se Estudo sobre a viabilidade de utilização de Kits comerciais de didática das ciências em sala de aula, e foi realizado no âmbito da unidade curricular de PES, no ano letivo 2014/2015. A investigação decorreu numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e teve como principais objetivos: (i) analisar a composição e procedimentos de experiências integradas em Kits comerciais, desenvolvidos no âmbito da educação em ciências; (ii) estudar a adequabilidade dessas experiências ao processo de ensino e aprendizagem das ciências, no 1.º CEB. O projeto integrou uma componente investigativa e uma componente de intervenção educativa, não se tendo pretendido dissociar uma da outra. Os alunos abrangidos pelo estudo pertenciam ao 2.º e 4º anos do 1.º CEB. Do processo investigativo fizeram parte as seguintes etapas: (a) estudo das experiências dos Kits didáticos; (b) construção de instrumentos de recolha de dados, designadamente, questionários, usados para avaliação das experiências dos Kits, por parte dos alunos; (c) implementação das experiências dos Kits em contexto de sala de aula. Neste projeto estudaram-se algumas experiências propostas nos Kits “Corrente elétrica” e “Ciência da água” da empresa Science4you. Com base nas respostas dadas pelos alunos às questões do questionário, constatou-se, entre outros aspetos, que o vocabulário usado nos manuais dos Kits não é todo do conhecimento dos alunos, e que as imagens que acompanham os procedimentos das experiências nem sempre são suficientemente ilustrativas do que se pretende. Verificou-se, também, que existem muitas limitações quanto à utilização autodidata destes Kits pelos alunos. Para que as experiências possam ser exploradas num contexto de ensino aprendizagem, com vista à construção de conhecimento significativo, necessitam da participação ativa do professor como condutor e desencadear de aprendizagens.
- A vinda dos portugueses das ex-colónias para Portugal contributos da educação social para compreender a cidadania usando narrativas biográficasPublication . Ribeiro, Daniela Maria Maciel; Barros, RosannaFoi há quarenta anos que os portugueses residentes em Angola viram-se obrigados a deixar tudo para trás e virem para Portugal, uma pátria que não lhes era conhecida. Alguns tinham nascido em Portugal e emigrado muito novos para Angola, e outros já tinham nascido em Angola, nunca conhecendo Portugal. A vinda dos portugueses das ex-colónias fez com que acontecessem várias mudanças na sociedade portuguesa e provocou um súbito aumento da população no país, o que levou a que fossem criadas novas medidas de ajuda social para colmatar as necessidades sentidas. A presente dissertação procura demonstrar como é que foi a vinda dos portugueses das ex-colónias para Portugal e qual foi a sua relação com a cidadania social. Foram realizadas seis entrevistas biográficas, e através do cruzamento da teoria estudada e da análise e discussão dos dados obtidos pode-se ter um maior aprofundamento do que aconteceu na trajetória de vida dos portugueses que vieram das ex-colónias e o impacto nas suas vidas da vinda para Portugal.
- Avaliação de sistemas solares térmicos combinados para aquecimento, arrefecimento e produção de AQSPublication . Viegas, Duarte Nuno MartinsA grande maioria das habitações existentes em Portugal ainda utiliza combustíveis de natureza fóssil ou energia eléctrica para a produção de água quente sanitária. Este panorama tem sofrido algumas alterações nos últimos anos com a introdução de legislação relacionada não só com a eficiência energética, mas sobretudo orientada para a política das energias de fontes renováveis e vocacionada para independência energética, obrigando a que as novas edificações incorporassem esta nova filosofia no seu processo de construção. O objetivo principal deste trabalho consiste na realização de uma simulação anual do desempenho de um sistema composto por colectores solares combinados de forma a produzirem água quente sanitária, e proporcionarem também o aquecimento e arrefecimento para climatização ambiental de uma habitação unifamiliar. O trabalho desenvolve-se ao longo de dez capítulos, onde são abordados vários temas como o aproveitamento da energia solar e a área de coletores instalados; o tipo de tecnologias existentes para o aproveitamento da energia solar no sentido do fornecimento de calor e frio; a climatização e o conforto térmico no interior da habitação; a descrição e caraterização da moradia escolhida para a realização do estudo; a seleção e aplicação de sistemas de climatização na habitação; simulação energética da moradia recorrendo à aplicação do software EneryPlus; custos associados e conclusões.
- Um projeto de animação em Centro de DiaPublication . Delgado, Carla Andreia Paulo Mendes; Barros, RosannaA população idosa tem crescido exponencialmente por todo o mundo, sendo Portugal um dos países mais afetados pelo fenómeno do envelhecimento humano. A adaptação da sociedade a esta questão tem sido morosa em alguns países, como o nosso, em virtude da rapidez com que a pirâmide etária tem vindo a mudar. Todavia têm-se proliferado Instituições Particulares de Solidariedade Social que têm vindo a apoiar esta população e os seus familiares e emergido o desafio de permitir que as pessoas, que vivem agora mais anos, os vivam com qualidade de vida. Surge aqui o conceito de envelhecimento bem-sucedido que vai procurar melhorar a qualidade de vida dos idosos, através da preconização de um equilíbrio entre as capacidades do indivíduo e as exigências do meio. É com base nas premissas do envelhecimento bem-sucedido que nasce este projeto, visando através da animação sociocultural proporcionar melhor qualidade de vida aos utentes do centro de dia da ARPI (Associação dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Faro). Para o efeito foi realizado um diagnóstico social, onde foram detetadas as necessidades e preferências manifestas pelos idosos, sendo estruturado um programa de atividades de animação sociocultural com base nesses dados e alicerçado pelos princípios da animação sociocultural. Para o diagnóstico foi ainda utilizada a observação direta, como técnica de recolha de dados. As atividades foram desenvolvidas em oito sessões de 90 minutos cada, tendo-se verificado uma elevada frequência por parte dos utentes e um grande envolvimento dos mesmos em todo o processo, o que se refletiu nos bons resultados obtidos pelo projeto de animação sociocultural, que foram constatados através da avaliação realizada quer durante o processo quer no final do mesmo.