Projeto quebra-gelo: intervenção com idosos em centro de dia

Até muito recentemente a velhice era encarada como uma eventualidade. Casualmente chegaríamos a ser velhos… Hoje a realidade é outra e a eventualidade transformou-se em convicção para quase todos. O envelhecimento traz consigo uma série de mudanças biológicas, psicológicas e sociais que colocam em causa o bem-estar dos idosos, porque implicam a necessidade de realizar determinados ajustes e, depende da avaliação subjetiva que o idoso faz das mesmas e da situação em particular. Uma consequência social visível desse aumento do número de idosos é a necessidade de maior convívio entre eles. Dificuldades em conversar, expressar sentimentos e opiniões foram deficits visíveis no grupo de idosos alvo deste projeto. Neste caso, a mediação e a intervenção tornam-se necessárias, para serem as facilitadoras da comunicação, pois nos relacionamentos existem conflitos que precisam de ser compreendidos mais profundamente, para que então, produzam-se conhecimentos que possam ser, efetivamente aplicados no sentido de ajudar a melhorar estas relações entre idosos e, consequentemente propiciar um ambiente e um grupo mais ajustado, compreensivo e coeso. Face ao referido o presente trabalho centra-se no desenvolvimento de um projeto interventivo junto de idosos integrados no Centro de Dia do Rossio, da Associação Humanitária Solidariedade Albufeira. Desenvolveu-se assim um projeto de investigação-ação, titulado “Quebra-Gelo: Intervenção com idosos em Centro de Dia”, no qual se utilizou como estratégia a aplicação de um conjunto de dinâmicas interativas e relacionais, com o objetivo geral do fortalecimento de relações entre os idosos integrados na referida resposta social. Os resultados avaliativos do projeto direcionam para um desfecho positivo, com uma melhoria significativa na dinâmica e na coesão existente entre o grupo de idosos; consequentemente, a integração em Centro de Dia também foi favorecida, melhorando o grau de recetividade perante o “outro”.

Dissertação de mestrado, Gerontologia Social, Escola Superior de Educação e Comunicação, Escola Superior de Saúde, Universidade do Algarve, 2017

Envelhecimento Centro de dia Mediação Conflitos