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- Acne Vulgaris: avaliação do impacto de uma ação educativa no conhecimento de jovens adolescentesPublication . Sousa, Sara Cristina Costa DiasIntrodução: A Acne Vulgaris (AV) é uma doença crónica que se manifesta através de lesões cutâneas. Esta surge normalmente durante a puberdade, contudo, pode afetar qualquer indivíduo em algum momento da sua vida. Tem sido também verificado um elevado desconhecimento, ou fornecimento de informação errada, das causas e fatores agravantes da AV entre a comunidade em geral. Todos estes fatores contribuem para os numerosos transtornos psíquicos e emocionais associados a esta patologia, como depressão, ansiedade, diminuição da autoestima e da autoconfiança. Objetivos: Este estudo teve como principal objetivo a avaliação do conhecimento de jovens adolescentes sobre a Acne Vulgaris e a avaliação do impacto de uma ação educativa junto dos mesmos. Foram também objetivos a caracterização demográfica dos jovens integrados no estudo e a sua perceção sobre a prevalência de acne. Métodos: Foram aplicados a jovens do 3ºciclo do Agrupamento de Escolas de Almodôvar, um total de 212 questionários construídos especificamente para avaliar o conhecimento dos mesmos em duas fases distintas, antes e depois da ação educativa. Posteriormente procedeu-se ao tratamento dos dados obtidos, através do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), de forma a avaliar o impacto da ação educativa nos jovens adolescentes. Resultados e Discussão: A amostra apresentava uma média de idades de cerca de 14 anos, maioritariamente (57,5%) indivíduos do sexo masculino. A perceção sobre a existência de acne nos jovens foi relativamente semelhante antes e depois da sessão educativa, não apresentando diferenças estatisticamente significativas. Contudo, verificaram-se diferenças estatisticamente significativas (p<0.05) antes e depois da ação educativa ao nível da perceção do conhecimento global dos jovens e da classificação desse conhecimento; bem como nos conhecimentos relativos à definição de acne, aos tipos de acne, etiopatogenia e fatores agravantes da patologia, produtos específicos para acne e ainda alguns mitos como, a acne ser uma patologia contagiosa, o envolvimento da dieta no aparecimento de acne, a limpeza agressiva da pele acneica, a manipulação das lesões ou ainda a utilização de maquilhagem em peles com acne. Conclusão: Parece existir um défice de conhecimentos sobre a acne vulgaris nos jovens adolescentes. Contudo, os resultados levam a crer que a educação sobre esta patologia, em grupo, pode ser uma estratégia de aumento do conhecimento dos jovens adolescentes.
- Empowerment e satisfação no trabalho: um estudo exploratório realizado com enfermeiros da região do AlgarvePublication . Baptista, Paula Cristina Fernandes; Almeida, H.; Ramos, Alejandro OrgambidezAtualmente vivemos numa sociedade competitiva em que as exigências laborais são cada vez mais elevadas. Esta realidade reflete-se na área de enfermagem, em que se pedem cada vez melhores resultados, mas com menos recursos. Ainda assim, nem todos os enfermeiros nas suas instituições têm acesso às mesmas condições laborais, apesar de exercerem funções idênticas. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do empowerment estrutural percebido, na perceção de satisfação no trabalho em enfermeiros que prestam cuidados de saúde em duas unidades de saúde (com e sem incentivos) e, saber se existem diferenças estatisticamente significativas. Pretendeu-se ainda verificar se o empowerment global tinha um papel mediador na relação entre o empowerment estrutural e a satisfação no trabalho. O estudo foi realizado nos Cuidados de Saúde Primários, mais propriamente em Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados e Unidades de Saúde Familiar da região do Algarve, onde participaram 151 enfermeiros. A recolha de dados foi efetuada através de um questionário ministrado aos profissionais de enfermagem de ambas as unidades. Os resultados apurados demonstram que existe uma relação significativa entre o empowerment estrutural, o empowerment global e a satisfação no trabalho dos enfermeiros (com/sem incentivos), que a satisfação no trabalho se relaciona de forma positiva e significativa com o empowerment estrutural e com o empowerment global. Foi ainda encontrado o efeito preditivo do empowerment estrutural e do empowerment global na satisfação no trabalho. Neste estudo o empowerment global exerceu o efeito mediador na relação entre as dimensões do empowerment estrutural, oportunidade, recursos e suporte e a satisfação no trabalho. Assim sendo, conclui-se que os enfermeiros que recebem incentivos têm níveis mais elevados de empowerment estrutural, de empowerment global e de satisfação no trabalho do que os enfermeiros que não recebem qualquer tipo de incentivo.