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- O contributo da autodeterminação no sucesso académico: o papel preditor da autonomia e das necessidades psicológicas básicasPublication . Domingues, Daniela; Martins, CátiaAo longo das últimas décadas, diversos são os estudos que têm vindo a salientar o contributo da autodeterminação na compreensão dos processos motivacionais em contexto escolar (Black & Deci, 2000; Deci & Ryan, 1985a, 2000; Diseth, Danielsen, & Samdal, 2012; Jang, Kim, & Reeve, 2012; Reeve, 2002; Ryan & Deci, 2000a; Wang, Ng, Liu, & Ryan, 2016). Neste sentido, o presente estudo procurou analisar os níveis de perceção da autonomia, estilos regulatórios e a satisfação das necessidades psicológicas básicas entre os alunos e professores do 8º e 9º ano, em dois momentos distintos do ano letivo, procurando perceber de que forma estas variáveis poderiam predizer o desempenho escolar. Posto isto, foram encontradas diferenças entre os dois anos, na necessidade de relacionamento, sendo também a necessidade que apresenta valores de satisfação mais elevados em ambos os momentos. No que concerne aos estilos regulatórios, em ambos os momentos a regulação identificada assume os valores mais elevados, enquanto que a intrínseca evidencia os valores mais baixos. Relativamente à perceção de autonomia, os alunos do 9º ano percecionam maiores níveis de autonomia do que os alunos do 8º ano, contrariamente aos professores. Ainda na perceção de autonomia, os professores percecionam dar maior suporte em ambos os momentos, quando comparados com os alunos. Por fim, destacam-se o género feminino, a satisfação da necessidade de autonomia, a perceção de autonomia e a regulação intrínseca como preditores positivos do desempenho académico, enquanto que a idade e a regulação externa se afirmam como preditores negativos. .Em suma, destaca-se a importância de promover o desenvolvimento de abordagens e estilos de ensino favoráveis a formas mais autónomas de regulação nos alunos.
- O suporte parental e autoeficácia nos processos de exploração e de tomada de decisão de carreira, em alunos do ensino secundárioPublication . Estreia, Micaela Isabel Vaz; Gamboa, Vitor Manuel PachecoO processo vocacional inicia-se muito cedo, remetendo-nos para a infância, no qual a família representa uma especial importância (Kracke, 2002; Santos, 2005; Carvalho & Taveira, 2009; Palos & Drobot, 2010; Carvalho & Taveira, 2012; Porfeli & Lee, 2012; Turan, Çelik, & Turan, 2014; Soares, 2016). Estudos empíricos evidenciam, ao longo do tempo, um aumento das atividades de exploração vocacional e uma diminuição da indecisão, consoante o suporte percebido do pai e da mãe (e.g., Dietrich et al., 2009; Germejis & Verschueren, 2009; Palos & Drobot, 2010; Dietrich et al., 2011; Zhang et al., 2015). Neste âmbito, o objetivo geral desta investigação pretende analisar o efeito do suporte parental percebido (pai e mãe) no processo de exploração e de indecisão de carreira, bem como na autoeficácia para a tomada de decisão de carreira. Os resultados das análises de regressão sustentam a relevância das duas medidas de suporte parental, uma vez que os efeitos do suporte da mãe são mais expressivos na exploração de si próprio, enquanto o suporte do pai tem um efeito significativo sobretudo na exploração do meio e na exploração sistemática. No que se refere à Autoeficácia, esta variável que surge associado ao suporte parental, revelou-se um preditor significativo da exploração e da indecisão. Por fim, são discutidas implicações para futura investigação e para a prática vocacional
- Carta de atribuições orgânicas funcionais e manual de acolhimento da Taviraverde - empresa municipal de ambiente, E. M.Publication . Mendonça, Ana Mónica Assunção Soares; Monteiro, Ileana Pardal; Neto, ManuelaA Gestão de Recursos Humanos tem vindo a ganhar mais e mais importância no meio empresarial. As empresas cada vez mais reconhecem e investem no valor e nas competências dos seus colaboradores, tendo como maior desafio o encontrar o melhor indivíduo para a função certa. Uma boa Gestão de Recursos Humanos ajudará a recrutar o tão desejado trabalhador certo para o lugar certo e assegurar a sua permanência na empresa. Das diversas áreas de Gestão de Recursos Humanos, foram selecionadas três delas para serem aplicadas durante o Estágio, com o intuito de aperfeiçoar a política de Recursos Humanos existente na Taviraverde – Empresa Municipal de Ambiente, E.M.. A Análise de Funções, o Recrutamento e Seleção e o Acolhimento e Integração são as três áreas principais abordadas neste relatório e que foram alvo de estudo nos projetos realizados para a empresa. Durante o estágio foram elaborados dois projetos principais: um na área de Análise de Funções, o projeto piloto da elaboração das Cartas de Atribuições Orgânicas Funcionais da Direção Administrativa e Financeira (DAF), com vista à reformulação das antigas fichas de função existentes na empresa; e um na área de Acolhimento e Integração, o projeto que originou a conceção do Manual de Acolhimento da Taviraverde, E. M., inexistente até então. Para além desses dois projetos, foram atualizados o Organigrama Funcional da Empresa e o procedimento de Recrutamento e Seleção e foi criado o procedimento de Acolhimento e Integração. Estes projetos foram realizados através do uso de diversas técnicas de investigação como a observação direta, análise documental e entrevistas semiestruturadas aos colaboradores da organização. O Manual de Acolhimento, o Organigrama Funcional da Empresa e os procedimentos de Recrutamento e Seleção e Acolhimento e Integração assim que ficaram concluídos começaram imediatamente a ser utilizados pela empresa. As Cartas de Atribuições Orgânicas Funcionais serão aplicadas na empresa mais tarde quando todas as funções estiverem comtempladas.
- O conflito trabalho-família e família-trabalho e a sua relação com o sentimento de culpa, satisfação com a vida e a satisfação e paixão pelo trabalhoPublication . Silva, Tânia Raquel Martins da; Gonçalves, GabrielaO modo como homens e mulheres conseguem encontrar equilíbrio entre os papéis profissionais e familiares tem sido considerado um desafio da sociedade contemporânea. A pertinência da interface trabalho – família conduziu, durante décadas, ao florescimento da literatura, em várias disciplinas científicas. A literatura refere o conflito trabalho-família (CTF) / família-trabalho (CFT) como um constructo associado às dificuldades na gestão da interação trabalho-família. Os compromissos familiares e profissionais são muitas vezes incompatíveis, afetando o bem-estar dos indivíduos, associado ao sentimento de culpa pela dificuldade em cumprir os dois compromissos. Em consequência, CTF e CFT afetam negativamente diversas variáveis relativas aos empregados, entre as quais a satisfação profissional, a paixão pelo trabalho e a satisfação com a vida. Apesar da profícua literatura nos últimos anos sobre os preditores e efeitos das variáveis relativas ao CTF e CFT, em Portugal os estudos ainda são muito escassos. Assim, neste estudo, assumimos que as variáveis conflito trabalho-família e família-trabalho, sentimento de culpa, satisfação profissional e paixão pelo trabalho estão relacionadas, mas objetivamos observar a expressão dessa correlação. Para o efeito desenvolvemos um estudo correlacional com 434 participantes trabalhadores de ambos os géneros selecionados por conveniência que responderam a um instrumento constituído por seis escalas de operacionalização das variáveis referidas e itens relativos às características socio biográficas. Os nossos resultados indicam que o conflito trabalho-família (CTF) e conflito família-trabalho (CFT) estão positivamente relacionados; o conflito entre trabalho e família está relacionado positivamente com a satisfação com o trabalho e satisfação com a vida, sendo esta última relação menos acentuada.
- Preditores do workaholism e seus efeitos em profissionais da saúde do Hospital Distrital de FaroPublication . Brito, Francisco Colaço Alegre; Gonçalves, GabrielaA presente investigação tem como principal objetivo o estudo focado no conceito de Workaholism, que consiste de uma forma geral na adição ao trabalho, de acordo com a literatura existente. Os principais preditores analisados foram a Paixão pelo Trabalho, Engagement pela Vida e Satisfação Profissional. No que diz respeito aos efeitos de Workaholism foram estudados o Bem-Estar Psicológico e o Burnout. Deste modo, o objetivo central desta investigação passa por estudar a relação do Workaholism com os seus principais preditores, bem como os seus efeitos. A amostra foi obtida foi recolhida no Hospital Distrital de Faro em funcionários no ativo, com recurso a um questionário construído por 6 escalas e variáveis demográficas. As escalas utilizadas são: a escala de paixão pelo trabalho de Vallerand e colegas (2003); Engagement pela Vida foi avaliado pela escala LET de Scheir et al. (2006); a escala Satisfação Profissional de Warr, Cook & Wall, (1979); Workaholism foi avaliado através da escala WorkBat de Spence e Robbins, (1992); bem-estar psicológico foi avaliado através da escala GHQ12, desenvolvida por Goldberg e Williams (1988); o burnout foi avaliado com recurso à escala de 14 itens adaptada de Shirom-Melamed Burnout Measure (SMBM) de Shirom e Melamed (2006). Os resultados alcançados mais significativos incidem sobretudo na relação entre as variáveis preditoras; a presença e contribuição de Workaholism e Burnout nas suas dimensões e no bem-estar psicológico e físico de indivíduos.