Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O suporte parental e autoeficácia nos processos de exploração e de tomada de decisão de carreira, em alunos do ensino secundário

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Micaela Isabel Vaz Estreia .pdf995.82 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O processo vocacional inicia-se muito cedo, remetendo-nos para a infância, no qual a família representa uma especial importância (Kracke, 2002; Santos, 2005; Carvalho & Taveira, 2009; Palos & Drobot, 2010; Carvalho & Taveira, 2012; Porfeli & Lee, 2012; Turan, Çelik, & Turan, 2014; Soares, 2016). Estudos empíricos evidenciam, ao longo do tempo, um aumento das atividades de exploração vocacional e uma diminuição da indecisão, consoante o suporte percebido do pai e da mãe (e.g., Dietrich et al., 2009; Germejis & Verschueren, 2009; Palos & Drobot, 2010; Dietrich et al., 2011; Zhang et al., 2015). Neste âmbito, o objetivo geral desta investigação pretende analisar o efeito do suporte parental percebido (pai e mãe) no processo de exploração e de indecisão de carreira, bem como na autoeficácia para a tomada de decisão de carreira. Os resultados das análises de regressão sustentam a relevância das duas medidas de suporte parental, uma vez que os efeitos do suporte da mãe são mais expressivos na exploração de si próprio, enquanto o suporte do pai tem um efeito significativo sobretudo na exploração do meio e na exploração sistemática. No que se refere à Autoeficácia, esta variável que surge associado ao suporte parental, revelou-se um preditor significativo da exploração e da indecisão. Por fim, são discutidas implicações para futura investigação e para a prática vocacional

Description

Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017

Keywords

Desenvolvimento vocacional Exploração vocacional Indecisão vocacional Suporte parental Suporte percebido da mãe Suporte percebido do pai Autoeficácia

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License